Home / Animais / Cachorro Filhote Pode Cruzar Com a Mãe? É Recomendável?

Cachorro Filhote Pode Cruzar Com a Mãe? É Recomendável?

É bastante natural que as pessoas tratem as mascotes como um membro da família. Por vezes, até mesmo o nome do bichinho é dado para combinar com a família ou com o dono. Já em outros momentos, a mascote dorme junto ao dono na mesma cama e até mesmo sai para passear com uma roupinha que combina.

Isso acontece de maneira ainda mais com os cachorros, que são tidos pelos seres-humanos como animais muito inteligentes e participativos, que ajudam nas tarefas diárias e ainda possuem mais racionalidade para demonstrar afeto do que os gatos, por exemplo. Dessa forma, quase todos os cachorros que possuem donos são praticamente tratados como pessoas.

Porém, como é fácil identificar, cachorros estão muito longe de serem pessoas e tratá-los dessa forma é bastante prejudicial para o desenvolvimento deles como animais. Os cachorros não podem, por exemplo, comer a mesma comida que o dono, pois muitas das substâncias essenciais para a vida humana não são sequer toleradas pelo organismo de um cãozinho.

Assim, os cachorros não possuem a racionalidade das pessoas e agem muito por instinto. Isso faz com que as suas ações sejam menos elaboradas e mais práticas, sem a perda de tempo que nós temos para tomar decisões. Essa diferença é apenas uma dentre as muitas que nos diferenciam dos outros animais e tornam o ser-humano bastante diferente dos cachorros.

Desse jeito, os cães não enxergam problemas, por exemplo, em realizar o cruzamento consanguíneo, ou seja, quando o pai cruza com a filhote, a mãe com o filhote ou mesmo os irmãos entre si.

Cachorro Filhote Pode Cruzar Com a Mãe? É Recomendável?

Por mais que isso pareça completamente distante da realidade das pessoas, para os cãezinhos não há qualquer diferença prática entre cruzar com a sua mãe ou cruzar com uma completa desconhecida. Esse detalhe na tomada de decisão dos cachorros é muito aproveitado pelos criadores profissionais para aperfeiçoar raças ou manter o famoso “sangue puro” na linhagem animal, para isso obrigando mães e filhotes a cruzarem várias e várias vezes.

A prática, apesar de bastante estranha para nós e muito julgada por muitos especialistas no assunto referente aos animais, continua sendo realizada com bastante frequência e pode ser vista praticamente em qualquer ambiente que seja voltado para a produção de cachorros para a venda.

Porém, a prática não é recomendada pela grande maioria dos veterinários e especialistas em cruzamento animal, pelo simples fato de que cruzamentos consanguíneos geram filhotes mais propícios a todo tipo de doença e mais frágeis em sua estrutura.

Ademais, por mais que aconteça menos do que acontece no caso dos seres-humanos, o cruzamento consanguíneo torna mais fácil o nascimento de filhotes imperfeitos fisicamente, com problemas visíveis que podem variar de nascer com uma patinha a menos a nascer com um dos olhos completamente fechados, por exemplo.

Cruza Consanguínea
Cruza Consanguínea

Os problemas citados se dão pelo fato de, ao realizar o cruzamento consanguíneo, o filhote gerado ser bastante limitado em termos genéticos. Isso porque mãe e filho, por exemplo, possuem genes muito parecidos e, ao gerar um descendente, dificilmente conseguirão fazer com que esse descendente seja completamente forte contra doenças ou problemas. De maneira resumida, o filhote de casos assim se torna mais frágil e muitas vezes sequer sobrevive por muito tempo, embora atualmente a tecnologia ajude nesse sentido.

Assim, veja abaixo mais detalhes sobre o cruzamento consanguíneo, além de entender exatamente o porquê de não ser recomendado que filhote e mãe cruzem para gerar um descendente. Veja, também, em quais casos específicos é indicado que a procriação consanguínea aconteça e quais cuidados devem ser tomados nesses casos.

Por Que Não é Recomendado Que Mãe e Filhote Cruzem?

Por mais que os cachorros não vejam problemas aparentes em cruzar com os pais ou com os irmãos, por exemplo, agindo exclusivamente por instinto nesses casos, em geral não é nada recomendado que os criadores estimulem ou sequer permitam que cruzamentos consanguíneos aconteçam.

Isso porque o descendente do cruzamento consanguíneo herda os genes do pai e da mãe, mas como os genes dos pais são muito parecidos, o descendente se torna um ser bastante frágil e exposto a diversos problemas que podem acontecer ao longo da vida. Ademais, há a possibilidade de problemas físicos surgirem assim que o filhote nasce ou de acontecerem ao longo da vida.

Porém, os criados mal preparados não se importam muito com isso e fazem a ação de qualquer maneira, empobrecendo a carga genética do filhote e se preocupando apenas em gerar novos cachorros da mesma linha. Isso se dá pelo fato de esses criadores quererem manter a linhagem pura dos animais para realizar vendas, o que, por outro lado, apenas prejudica os filhotes.

A raça de cachorro Pastor Alemão é, sem dúvidas, a que mais sofre com o problema. Pois a falta de variabilidade genética costuma fazer com que o Pastor Alemão perca inteligência e se torne mais limitado no pensamento.

Quando Mãe e Filhote Podem Cruzar?

Existe a possibilidade de mãe e filhote cruzarem sem que isso seja um problema para eles ou para os descendentes. Isso acontece, em geral, para corrigir eventuais problemas de fenótipo que prejudicam o estilo de vida daquela raça, sendo o cruzamento consanguíneo muito bem acompanhado por profissionais e jamais feito de forma irresponsável.

Porém, como já explicado, o ato pode causar problemas muito graves quando realizado de qualquer maneira e sem o devido acompanhamento profissional. É recomendado que os cuidadores que desejam fazer isso acionem o veterinário pessoal para esclarecer dúvidas e levantar hipóteses juntos, de forma a não prejudicar os animais.

O Cruzamento de Cachorros Irmãos

Dois Cachorros Irmãos
Dois Cachorros Irmãos

Cruzar cachorros irmãos é tão ruim e tão prejudicial quanto cruzar mãe e filhotes. O empobrecimento genético permanece nesses casos, assim como as grandes possibilidades de o descendente nascer com problemas variados e sem fim.

Ademais, em geral o cruzamento de cachorros irmãos faz com que os descendentes tenham problemas de raiva e de alterações frequentes de humor. Tudo isso torna extremamente complicado lidar com filhotes provenientes desse tipo de cruzamento, sem contar o fato de que a vida deles costuma ser curta e, por vezes, dolorosa.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *