Os cachorros parecem ter sempre comportamentos imprevisíveis, que podem deixar os donos confusos. Um deles é dormir de barriga para cima.
Você já viu o seu cãozinho dormindo assim? Está preocupado se isso está correto? Então, fique por aqui e saiba tudo sobre Cachorro Dorme de Barriga Para Cima: é Normal?
Sim. Provavelmente você já viu seu cãozinho dormindo com a barriguinha virada para cima e as patinhas sobradas. Porém, você sabe o motivo para que isso ocorra?
Cachorro Dormindo de Barriga Para Cima. É Norma?
Atualmente, não existem apontamentos que comprovem um motivo para o fato de que cachorros gostam de dormir com a barriga virada para cima. Porém, existem algumas pesquisas informais sobre o assunto que sugerem uma porcentagem entre 5 e 10% dos cães que dorme dessa forma, frequentemente.
A baixa porcentagem pode estar relacionada à um comportamento que os cães herdaram dos seus familiares selvagens, os quais não podem ficar à mostra e consequentemente expostos à ameaças, que é a constante preocupação em manter sua própria segurança. Nesse sentido, mostrar a barriga é justamente uma das posições mais vulneráveis para o cão. Então, caso o cachorro mostre a você a barriguinha, significa que ele confia em você!
Além de ser um indicativo de que eles se sentem bem onde se encontram, os cães que têm o hábito de dormir com a barriga para cima tendem a ser bastante seguros e bem socializados. Isso significa que eles sentem que estão em um ambiente protetor e familiar.
Um cão que sente-se desconfortável ou ameaçado, como no frio por exemplo, raramente vai dormir nesta posição. Por isso, devido a necessidade de refresco e da não retenção do calor, dormir com a barriga virada para cima para os cães é mais comum no verão.
Se um cão deitar com a barriga virada para cima perto de você, na hora de dormir, pode significar que ele confia em você para ficar nessa posição vulnerável ao seu lado e nem mesmo sentir-se ameaçado, além de ser um claro sinal de que ele deseja um bom carinho na região. Para este cachorro, Você é uma espécie de protetor com quem ele sente-se seguro.
Cachorro Dorme de Barriga Para Cima: Conforto
Também é possível que o cão esteja buscando uma posição para dormir confortável, tendo em vista que estes animais dormem em média 14 horas por dia. Claro, sempre analisando a questão da sua própria segurança. Ao sentir frio ou medo, a tendência é que o cão deite enroladinho.
Por outro lado, nos dias mais quentes e em momentos de tranquilidade, ele vai deitar com a barriga virada para cima. Ainda, uma informação importante vem de uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia, que aponta que cerca de 50% dos cachorros que vivem com pessoas dormem dentro de casa. Nesses animais, o comportamento pode ser facilmente verificado, justamente por compartilharem de um ambiente menos exposto ao frio e mais seguro.
Outros Comportamentos Curiosos Dos Cachorros
Além de dormir de barriga para cima, a seguir você confere outros comportamentos super curiosos sobre os cães. Veja a seguir:
Olhar “pidão”
Não é raro esse comportamento nos cachorros. Sabe aquele olhar “pidão”, que, às vezes, parece até triste? Pois esse é um comportamento estratégico dos cães. Os cachorros podem fazer esse olhar mesmo satisfeitos. O comportamento pretende convencer o dono a lhe dar algo. Em geral, os cachorros fazem o olhar “pidão” quando querem provar de algo que não pode ser consumido por eles.
Compreender palavras
Os cães também conseguem memorizar palavras chaves e decifrá-las, embora não compreendam frases. Por exemplo, o nome deles, o nome do dono, a palavra “passeio”, entre outras.
Bocejar depois do dono
Bocejar depois de alguém não é um comportamento comum somente entre os seres humanos. Se você prestar atenção em seu cão, perceberá que ele pode bocejar também depois de você. E a explicação cientifica é a mesma. Os bocejos são “contagiosos”.
Distinguir a idade das pessoas
Não é incomum também que os cachorros consigam perceber a diferença entre pessoas adultas e crianças. Alguns cães conseguem até mesmo diferenciar os idosos. Além dos comandos do dono, eles fazem a distinção pelo tamanho da pessoa, o timbre de voz e, em especial, pelo comportamento – já que as crianças costumam ser bem mais agitadas.
Apaixonar-se
Sim! Os cachorros também podem se apaixonar, pois o cérebro deles produz oxitocina – assim como o dos humanos. E, assim, “apaixonados”, o comportamento pode mudar. Eles podem ficar mais sensíveis ou não, no caso de desenvolver sentimento de pose. Os cães costumam se apaixonar pelos donos, por outros animais e, em especial, por brinquedinhos.
Incomodados com chuva
A chuva incomoda a maioria dos cachorros e isso se reflete no comportamento. Eles podem tentar se esconder, ficarem temerosos ou agitados. O que incomoda, na verdade, é o barulho das gotas da chuva. Portanto, ofereça acolhimento ao seu pet quando chover, ok?
Depressão
Cães também podem sofrer de depressão e isso é notado no seu comportamento. Eles costumam ficar “para baixo” quando depressivos, não responder a estímulos e brincadeiras e perder o apetite. Assim, é fundamental levar o pet a um médico veterinário, que irá tratar a doença adequadamente.
Uivar
Esse comportamento indica que o cão pode estar irritado com algum barulho. Nesse caso, se você puder livrá-lo de escutar o som, faça isso. Lembre-se que os cachorros escutam muito mais do que os seres humanos e, dependendo do barulho que o incomoda, pode até lesar os seus tímpanos.
Rosnar baixinho
Se um cachorro rosna baixo, isso não quer dizer que está bravo ou irá atacar. Nesse caso, em geral, o comportamento traduz medo.
Inclinar a cabeça
Um comportamento bem comum entre os cachorros também. Quando um cão inclina a cabeça, isso quer dizer que ele está tentando decifrar melhor um som.
Cheirar a cauda do outro
Também é um comportamento comum. Já viu um ao cheiras a cauda de outro? Isso significa que ambos estão se reconhecendo e tentando se socializar.