Se você já teve um cachorro, provavelmente já o ouviu gemer uma vez ou outra. A lamentação é uma forma de comunicação que os cães usam, mas como a principal forma de comunicação de um cão, é através da energia e da linguagem corporal, a progressão para o lamento indica um nível mais alto de excitação e necessidade por parte do cão. Os cães se queixam para comunicar seu estado físico, mental ou emocional, e nem todos os lamentos são iguais.
Necessidade Física
Se seu cão começar a se queixar de repente sem motivo aparente, a primeira coisa a se descartar é dor ou qualquer outro tipo de sofrimento físico. Este é particularmente o caso de um cão que lamenta enquanto está deitado em uma postura muito submissa, sem tentar envolvê-lo de outra maneira. Se esse comportamento surgir repentinamente, consulte seu veterinário primeiro para descartar qualquer dor ou desconforto.
Outro requisito físico que os cães podem expressar através da lamentação é a necessidade de se aliviar, principalmente se forem treinados. À medida que aumenta o desejo de urinar ou defecar, entra em conflito com o instinto de não fazer no lugar não autorizado. Esta é uma forma muito específica de frustração e pode ser combinada com o seu cão coçando a porta, arranhando o chão ou cutucando-o com o focinho.
Estado Mental
Lamentar- se frequentemente é um sinal de submissão. Isso geralmente é acompanhado por uma postura submissa: orelhas, cauda e cabeça para baixo, e um cão que mostra submissão ou deferência também pode “agachar-se”, deitando no chão. Se o seu cão der um lamento de apaziguamento, a melhor coisa a fazer é reconhecê-lo silenciosamente e depois se afastar. Para um cachorro, isso significa “desculpas aceitas”.
Seu cão também pode cumprimentá-lo choramingando, caso em que está expressando entusiasmo. Nesse caso, seu cão também pode pular para cima e para baixo ou girar. Este é o momento de praticar “sem toque, sem conversa, sem contato visual”, até que ele se acalme.
Por fim, um cão pode usar o lamento para que você saiba que deseja algo – principalmente se esse comportamento já funcionou antes. Você só precisa garantir que eles entrem em um estado calmo e submisso antes de você decidir dar a eles o que eles querem.
Estado Emocional
Finalmente, os cães podem lamentar-se por nos comunicar seu estado emocional, com sua linguagem corporal e energia sendo a chave para entender qual estado eles estão expressando. Um cão pode lamentar-se porque está excitado, ansioso, frustrado ou com medo. A emoção virá com muitos saltos, circulações, latidos e atividades em geral. A ansiedade é acompanhada de ritmo nervoso e linguagem corporal incerta – orelhas e rabo para baixo, olhando constantemente ao redor.
Um cão frustrado pode mostrar comportamento obsessivo enquanto choraminga, como arranhar a porta ou estender a mão debaixo do sofá. Um cão medroso choramingará enquanto mostra uma linguagem corporal submissa, possivelmente até tremendo. Esse cão tentará escapar evitando pessoas ou se escondendo.
Cachorro Arranhando o Chão e Chorando: O Que Fazer
A lamentação não é o método preferido de comunicação de um cão, mas, como os humanos falam o tempo todo, pode ser natural que um cão perceba isso e comece a se expressar. Certamente, podemos aprender algumas informações úteis quando nosso cão lamentar, mas se não respondermos adequadamente, isso poderá se tornar um comportamento indesejado.
É fácil ver o cachorro choramingar como fofo, mas se não entendermos as razões e, em vez disso, dermos atenção e carinho imediatos a um cachorro chorão, ensinaremos nossos cães a choramingar o tempo todo, o que pode levar a outros indesejados comportamentos, como latidos constantes.
Como em todo o resto, a chave é permanecer calmo e assertivo como líder da matilha e trazer seu cão para um estado calmo e submisso, antes de dar a ele o que eles estavam pedindo – se você o fizer. Tal como acontece com as crianças, apenas porque um cão pede alguma coisa, isso não significa que ela deve receber. Essa decisão é com você, o líder do grupo.
O lamento é uma das poucas maneiras que seu cão tem para informar o que está pensando, mas entender o que ele está tentando dizer pode ser complicado. Aqui estão algumas das razões mais prováveis pelas quais seu cão está choramingando:
Estresse
Você pode pensar que a vida de um cão tem tudo a ver com brincadeiras e sonecas longas, mas os caninos reagem ao estresse da mesma forma que os humanos. Novos ambientes, pessoas ou cães desconhecidos e situações geralmente desconfortáveis podem estressar o seu cão. A lamentação é uma das maneiras mais eficazes pelas quais ele tem para exteriorizar seus sentimentos.
Tédio
Um cão entediado é um cão infeliz e fará tudo o que puder para chamar sua atenção. Um cão entediado vai mastigar seus móveis, arfar e também lamentar. Pode ser tentador ceder a esse som lamentável, e você está realmente com problemas se eles combinam choramingar com olhos de cachorrinho, mas é importante não incentivar esse comportamento de busca de atenção.
Os cães podem ser teimosos e determinados, e esse gemido pode literalmente continuar por horas se ele achar que isso acabará dando frutos. Verifique se o seu cão recebe quantidades adequadas de estímulo físico e mental para mantê-lo ocupado.
Excitação
Do outro lado desse espectro, lamentar-se também pode indicar que seu cão está mais animado com alguma coisa. Geralmente, é fácil perceber a diferença entre um gemido entediado e um animado. Um cão excitado pula, mexe, sacode e pode se comportar de uma maneira que você considera estar fora de controle. Alguns cães, especialmente filhotes, simplesmente não conseguem controlar suas emoções o suficiente para se acalmar. Um lamento geralmente acompanha todas essas outras ações.
Dor
Os humanos gemem e choram quando sentem dor, e os cães não são diferentes. Se você notar que seu cão lamenta toda vez que ele sobe ou se levanta, isso é uma boa indicação de que ele está com dor. A artrite é tão comum em cães mais velhos quanto em humanos mais velhos, e é tão dolorosa quanto. Cães mais jovens também podem estar choramingando de dor devido a algum tipo de lesão. Seu cão não pode dizer verbalmente quando algo está errado, por isso é importante levar esse tipo de lamento a sério ao consultar um veterinário.
Pedindo Algo
Seu cão não pode usar palavras para dizer quando ele precisa ir ao banheiro ou quando a vasilha de água está vazia; portanto, ele geme. Preste atenção às suas necessidades básicas, como comida e água, e se não for isso, faça outras coisas que seu cão precisa com frequência. Às vezes, é tão simples quanto colocar o cobertor favorito de volta no sofá ou recuperar um brinquedo debaixo da poltrona.
Quanto melhor você e seu cão se comunicarem, mais forte será o seu vínculo . Você pode pensar que é frustrante quando seu cão não entende o que está dizendo, mas suas interpretações erradas das ações dele podem ser igualmente frustrante.