O burro-de Miranda é uma raça de asno que pode ser encontrada em Portugal, especificamente em Terra de Miranda. Possuem uma capacidade de resistência muito grande e formaram grandes grupos populacionais no passado. Hoje infelizmente se encontram em risco de extinção. Fazemos um convite para que você acompanhe o artigo e conheça um pouco mais sobre essa raça.
Características do Burro-de-Miranda
Por se encontrar em risco de extinção são poucas as informações que existem atualmente sobre o burro-de miranda. O animal possui um pelo bem espesso e grosso geralmente na cor castanho escuro. Com algumas manchinhas mais claras na região dorsal ele sempre é identificado por essa peculiar característica na pelagem. As orelhas são grandes e repletas de pelos com formato mais arredondado nas extremidades.
É um animal forte e pode chegar a medir mais de um metro e meio possuindo patas grandes e responsáveis pela sustentação desse corpo tão pesado. Embora tenha todo esse porte físico mais avantajado, o burro-de-miranda é muito amigável possuindo uma personalidade bem tranquila e dócil. Como a maior parte das raças de burro, os indivíduos costumam se adaptar muito bem em regiões onde a mudança de clima varia de forma muito intensa e são capazes de sobreviver até mesmo com a pouca disponibilidade de comida e água. O nome científico da subespécie é Equus africanus asinus.
Extinção do Burro-de-Miranda
No passado, o burro-de-miranda já representou uma importante forma de comércio em Portugal. Existiam, inclusive, feiras especializadas para a venda do animal (as conhecidas feiras de burros), mas que hoje quase não mais funcionam.
Algumas regiões do país mais afastadas ainda utilizam o bicho no auxílio de tarefas do campo como transporte e tração. O que se percebe é que o burro-de-miranda vem sofrendo ao longo do tempo uma redução drástica na sua população, já que houve também a evolução de tecnologias e de novas formas de realizar os trabalhos que antes eram feitos pelos animais.
Outro problema é a degradação da região em que esses animais viviam e a sucessiva exploração do meio ambiente pelos seres humanos. Existem diversos relatos de maus-tratos ao burro-de-miranda e consequente dizimação da subespécie. Muito triste essa realidade, não é?
Pela sua importância também na preservação da cultura portuguesa, principalmente da região onde esse animal surgiu, algumas instituições realizam mobilizações com a finalidade de preservar os indivíduos que ainda resistem e procurar alternativas para incentivar a reprodução do burro-de-miranda. O trabalho desses órgãos tem a finalidade de incentivar a reinserção do bicho como parte importante da fauna local ou como animal de estimação. Uma exclente iniciativa, não é mesmo?
Recuperação do Burro-de-Miranda
Mesmo após todas essas investidas, o burro-de-miranda ainda encontra-se em ameaça de extinção. Existem no mundo menos de mil fêmeas com a condição reprodutoras. Quando se tratam dos machos o numero é ainda menor, tornando a manutenção da raça ainda mais alarmante.
O trabalho realizado pelas instituições visa buscar pessoas que desejam criar o burro-de-miranda ou pequenos trabalhadores rurais que precisam do animal para realizar as suas atividades cotidianas. Outra alternativa estudada para trazer a recuperação da espécie é o uso do animal nos setores turístico, de terapia ocupacional e até mesmo para fins educacionais.
O burro-de-miranda é um animal de comportamento e hábitos bem tranquilos. As crianças acabam se encantando com essa doçura do animal e muitas famílias realizam passeios para a região em que o bicho vive com o objetivo de usufruir de um passeio com eles. Alguns centros de recuperação do animal oferecem a possibilidade de passeios diversos com o burro.
Na oportunidade, os visitantes interagem com o burro-de-miranda e podem, inclusive, se tornarem padrinhos de um deles, auxiliando com os custos para a manutenção da espécie. Já outras instituições são mais focadas em receber os burros-de-miranda que foram abandonados ou que sofreram com maus tratos. São inúmeros os casos encontrados e a maior parte dos animais passam por um processo de recuperação.
Curiosidades Sobre os Burros
Para finalizar o nosso artigo separamos algumas curiosidades sobre esse animal. Confira:
- Os burros são animais que são sempre associados à teimosia. Mas saiba que essa atitude do animal é apenas uma defesa que a espécie possui quando percebe que alguma coisa lhe ameaça. São comumente usados em áreas rurais para fazer trabalhos muito duros como o transporte de cargas e demais atividades que exigem muito esforço físico.
- A história dos burros com os homens é muito antiga e eles sempre foram utilizados para auxiliar os mais diversos serviços. Em Portugal, por exemplo, o animal sempre era associado à venda de produtos como queijos e frutas. Essa prática ainda era executada até pouco tempo atrás em algumas cidades.
- Já no Brasil, os burros são encontrados com mais frequência no sertão nordestino, onde até hoje são usados em atividades agrícolas. A sua capacidade de resistência a diversos tipos de situações fez com que eles se adaptassem a falta de água e comida que muitas vezes essas regiões brasileiras. Também têm a capacidade de percorrer longas distâncias sem precisar realizar paradas frequentes.
- O burro é fruto do cruzamento da fêmea do cavalo (égua) com o jumento. São animais de porte um pouco menor se comparados com outros animais de espécies parecidas. Entretanto possuem mais pelos que os jumentos e suas orelhas também são mais avantajadas.
- Na língua portuguesa a palavra “burro” é sempre usada para designar alguém que não sabe executar alguma atividade ou que é muito lento e não compreende as coisas com muita facilidade. Uma injustiça com esse bichinho que é tão trabalhador e amável, não é verdade?
- Até mesmo na Bíblia existem registros desse animal executando atividades como transporte de pessoas e de cargas.
Nosso artigo acaba por aqui e agradecemos imensamente a sua visita no Mundo Ecologia. Caso você queria nos deixar um comentário, dúvida ou sugestão é só usar nosso box de mensagens logo abaixo. Aqui você encontra sempre os melhores conteúdos sobre diversos temas ligados a natureza. Não se esqueça de compartilhar nossos textos nas suas redes sociais, ok? Até a próxima!