A borboleta malaquita, de nome científico Siproeta stelenes, é uma espécie de borboleta tropical da América do Sul. Sendo uma das mais conhecidas em sua faixa de distribuição, tem coloração incomum e tamanho grande.
Certamente que você está curioso para conhecer mais desse animal incrível, não? Então, leia o artigo até o final. As curiosidades são bem interessantes!
As lagartas dessa espécie são, principalmente, de cor preta, com manchas vermelhas em duas linhas retas na parte de trás. Elas têm antenas na cabeça e projeções espinhosas por todo o corpo que saem de cada uma das marcas vermelhas.
Como a maioria das outras lagartas, elas sobrevivem alimentando-se das folhas das plantas hospedeiras.
Pupa
Também chamada de crisálida, a pupa da borboleta malaquita é de cor verde vibrante com pequenos pontos salientes. Ela pode camuflar facilmente dentro das folhas de diversos tipos de flores e plantas.
Como é a Borboleta Adulta
Algumas características da borboleta adulta são bastante peculiares e se destacam umas das outras. Entre elas estão:
- Dimorfismo sexual – Ocorre nessa espécie, entretanto, com incidência mínima;
- Cor e aparência – As asas são grandes e, quando abertas, exibem uma combinação de preto com verde brilhante. Mas também pode ser verde amarelado no lado superior (dorsal). Quando as asas estão fechadas, elas mostram um tom marrom claro e verde oliva no lado inferior (ventral). Os machos e as fêmeas parecem quase semelhantes, exceto que a cor e os padrões nas asas deste último são um pouco mais claros;
- Tamanho médio da asa – Como sendo um inseto dos que possuem maior tamanho, suas asas estão em torno de 8,5 e 10 cm;
- Padrão de voo – Seu voo está, em termos de padronização, entre lento e flutuante.
Hábitos da Espécie
A espécie é passível de ser encontrada nas florestas primárias, ao longo das margens dos rios e em clareiras. Entretanto, também é vista voando:
- Nas florestas secundárias;
- Nas beiradas dos pomares, trilhas, jardins, estradas e praças, nas altitudes medianas de cerca de 1.400 metros.
A borboleta malaquita se mostra bem ativa nos períodos quentes durante o dia. Assim, se perturbadas, em geral, voam para as ramificações inferiores das árvores. É aí que ficam bem camufladas.
A Ordem Lepidoptera
Essa é a ordem que compreende os insetos que são popularmente conhecidos por mariposas (que também são chamadas de traças) e borboletas. Esses são insetos com metamorfose completa. Isso significa que passam pelos quatro distintos estágios durante sua vida:
- Ovos;
- Larvas;
- Pupas;
- Inseto adulto.
As borboletas adultas possuem as quatro asas escamosas. As superiores são, geralmente, um tanto maiores do que as inferiores. Seu aparelho bucal é da forma sugadora, alimentando-se do néctar.
Por serem insetos visitantes florais, tornam-se importantes polinizadores. Algumas espécies das famílias acabam não se alimentando quando se tornam adultas.
A larva possui um aparelho bucal que é tido como mastigador, fazendo com que seja possível se alimentar de folhas em geral. Muitos exemplares possuem um potencial grande para se de se tornarem pragas dentro da agricultura. Raramente acabam fazendo de outras larvas sua fonte de alimento.
As Borboletas
Família Nymphalidae – Essa família Nymphalidae é facilmente identificada. Isso porque os exemplares têm o primeiro parzinho de patas atrofiado, o que dá a impressão de serem dois pares.
Esta é considerada a maior família das borboletas, compondo aproximadamente 6.000 espécies descritas, incluindo a borboleta malaquita. Esse inseto é do tipo que apresenta uma grande diversidade de desenhos e tonalidades nas asas.
Uma peculiaridade é que a subfamília Satyrinae tem o costume de predominar nas cores pastel e marrom, com pequeninos olhinhos desenhados em suas asas.
Já na subfamília Heliconiinae, encontra-se as espécies Heliconiini, que apresentam exemplares com asas muito mais alongadas que largas. Existem também as borboletas do tipo Ithomiini, onde muitas possuem asas que são predominantemente transparentes.
Curiosidades Sobre a Borboleta Malaquita
- Sua distribuição maior está na América do Sul central e norte, mas pode ser vista também nos EUA;
- Seu nome vem da pedra malachita (ou malaquita) semipreciosa. Sua cor é verde, sendo bastante usada por exotéricos pelos seus supostos maravilhosos poderes mágicos;
- Seu habitat é reconhecido nos pomares de manga, frutas cítricas, abacate e outras plantas perenes subtropicais;
- Suas plantas hospedeiras, entre muitas, são da família das plantas Acanthaceae , incluindo cafetina (Blechum brownei) e ruellia (Ruellia coccinea);
- A dieta da borboleta malaquita compõem-se de néctar das flores, frutas podres, a carcaça de animais e esterco de morcego;
- As malaquitas são frequentemente confundidas com a espécie Philaethria dido. No entanto, sua diferença está no formato de suas asas;
- Provavelmente, devido ao seu tamanho grande, essa borboleta é uma comedora voraz e pode se alimentar durante todo o dia;
- Os registros dizem que esse artrópode pode voar até as flores a uma altura de até 11 metros;
- Sua ordem é a Lepidoptera, bem como sua família e subfamília é a Nymphalidae.
Outras Espécies de Borboletas Brasileiras
Além da variedade, cor e beleza que esses insetos dispõem, as borboletas brasileiras se destacam por conta de sua delicadeza. Esses animaizinhos representam perfeição, graciosidade e simetria.
Sem contar que é tido como simbolismo de beleza, felicidade, inconstância e renovação. Que tal conhecer as 6 espécies de borboletas brasileiras que mais possuem exuberância?
- Borboleta da couve – De nome científico Ascia monuste, possui tal nome por gostar de ficar entre os pés de couve quando ainda é lagarta;
- Borboleta oitenta e oito – Essa borboleta é assim chamada por conter algo parecido com o desenho 88 em suas asas na parte inferior;
- Borboleta capitão do mato – Assim como a borboleta malaquita, a capitão do mato chama bastante a atenção por conter grandes faixas de cor azul brilhante em suas asas;
- Arawacus – Possuindo traços pretos e amarelos, se mostra endêmica do nosso país;
- Panacea prola – Encontrada no sul do Brasil e na Costa Rica;
- Mesene epaphus epaphus – Pertencente à família Riodinidae, é um tipo de borboleta neotropical.
Gostou de conhecer mais sobre esses fatos interessantes da borboleta malaquita? Pois essa e outras borboletas são de extrema importância para a nossa fauna, além de abrilhantar e colorir os jardins.