A borboleta focinho americana, cujo nome científico é Libytheana carinenta, é uma pequena borboleta de cor relativamente opaca que recebeu esse nome devido ao pronunciado alongamento de seus palpos labiais em um focinho proeminente. O epíteto específico em seu nome científico, carinenta, da raiz latina “carin” provavelmente se refere à forma de quilha do focinho.
O focinho americano é encontrado no sul e no centro da Califórnia, nordeste do Colorado e Nebraska e na maior parte do leste dos EUA. É comum no norte e no centro da Flórida, mas é pouco frequente no sul da Flórida. Também ocorre na América Central e na América do Sul até a Argentina. Esta espécie é encontrada em florestas decíduas abertas e secas e em matagal, em altitudes entre o nível do mar e cerca de 500 m.
Ciclo de Vida da Borboleta Focinho
A borboleta e a mariposa desenvolvem-se através de um processo chamado metamorfose . Esta é uma palavra grega que significa transformação ou mudança de forma.
Os insetos têm dois tipos comuns de metamorfose. Gafanhotos, grilos, libélulas e baratas têm metamorfose incompleta . Os jovens (chamados de ninfa) costumam parecer pequenos adultos, mas sem asas.
Borboletas, mariposas, besouros, moscas e abelhas têm metamorfose completa. O jovem (chamado larva em vez de ninfa) é muito diferente dos adultos. Também costuma comer diferentes tipos de alimentos.
Existem quatro estágios na metamorfose de borboletas e mariposas: ovo, larva, pupa e adulto.
Ovo
Os ovos são postos nas plantas pela borboleta fêmea adulta. Essas plantas se tornarão o alimento para as lagartas para incubação.
Os ovos podem ser depositados na primavera, verão ou outono. Isso depende das espécies de borboletas. As fêmeas depositam muitos ovos de uma só vez, para que pelo menos alguns deles sobrevivam. Ovos de borboleta podem ser muito pequenos.
Larva
O próximo estágio é a larva. Isso também é chamado de lagarta se o inseto for uma borboleta ou uma mariposa. O trabalho da lagarta é comer e comer e comer. À medida que a lagarta cresce, ela divide sua pele e a derrama cerca de 4 ou 5 vezes. Os alimentos consumidos neste momento são armazenados e utilizados posteriormente como um adulto.
Lagartas podem crescer 100 vezes seu tamanho durante esta fase. Por exemplo, um ovo de borboleta monarca é do tamanho de uma cabeça de alfinete e a lagarta que sai deste pequeno ovo não é muito maior. Mas ele vai crescer até 2 centímetros de comprimento em várias semanas.
Quando a lagarta cresce e para de comer, ela se torna uma pupa. A pupa de borboletas também é chamada de crisálida. Dependendo da espécie, as pupas podem ser suspensas sob um galho, escondidas nas folhas ou enterradas no subsolo. As pupas de muitas mariposas estão protegidas dentro de um casulo de seda.
Esse estágio pode durar algumas semanas, um mês ou até mais. Algumas espécies têm um estágio pupal que dura dois anos. Pode parecer que nada está acontecendo, mas grandes mudanças estão acontecendo por dentro. Células especiais que estavam presentes na larva agora estão crescendo rapidamente. Eles se tornarão as pernas, asas, olhos e outras partes da borboleta adulta. Muitas das células larvares originais fornecerão energia para essas células adultas em crescimento.
Borboleta Adulta
A fase adulta é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em borboletas. Eles parecem muito diferentes da larva. A lagarta tem alguns olhos minúsculos, pernas grossas e antenas muito curtas. Os adultos têm pernas longas, antenas longas e olhos compostos. Eles também podem voar usando suas asas grandes e coloridas. A única coisa que eles não podem fazer é crescer.
O trabalho da lagarta era comer. O trabalho do adulto é acasalar e pôr ovos. Algumas espécies de borboletas adultas ganham energia alimentando-se de néctar das flores, mas muitas espécies não se alimentam.
Voar é útil. A fêmea adulta pode voar facilmente de um lugar para outro para encontrar a planta certa para seus ovos. Isso é importante porque as lagartas não podem viajar para longe. A maioria das borboletas adultas vive apenas uma ou duas semanas, mas algumas espécies hibernam durante o inverno e podem viver vários meses.
Características da Borboleta Focinho
Adulto – A superfície superior das asas é marrom-escuro, com manchas alaranjadas na metade basal das asas anterior e posterior e manchas brancas na metade distal dos antebraços. O lado de baixo das asas dianteiras é semelhante ao lado superior, exceto que as áreas marginais podem ser mais claras. A parte inferior das asas traseiras pode ser manchada ou cinza-arroxeada suave ou marrom;
Larvas – As larvas tem a cabeça e o corpo verdes. O corpo possui numerosos pequenos pontos amarelos e estreitas listras amarelas nas costas e nas laterais. Os dois primeiros segmentos torácicos são ampliados para que as larvas pareçam ser corcundas. As larvas carecem dos chifres cefálicos proeminentes das larvas de outra espécies;
Ovos – os ovos são amarelo claro com a superfície esculpida com uma série de cristas verticais.
Pupas – as pupas são verdes com pequenos pontos brancos, uma linha branca fraca lateralmente no abdômen e uma linha branca diagonal proeminente e dois pequenos pontos na extremidade anterior. As pupas são presas a uma almofada de seda pelo cremaster e penduradas na vertical.
Comportamento da Borboleta Focinho
Há duas gerações por ano em quase toda a extensão e três ou mais na Flórida. Os adultos passam o inverno na parte sul da região e repovoam mais áreas do norte a cada primavera. Há migrações em massa para o norte no Ocidente em alguns anos, com borboletas migrando aos milhões e diz-se que escurecem o céu.
Os machos patrulham na área das plantas hospedeiras do hackberry para encontrar fêmeas.
Os adultos se alimentam de néctar de uma ampla variedade de flores, com aparente preferência por flores brancas e amarelas e geralmente bebem água e minerais da lama.
Os ovos são depositados isoladamente ou em pequenos aglomerados nas axilas das folhas de brotos jovens ou com menos frequência em folhagens ou galhos jovens. Larvas comem folhagem jovem. Quando não estão se alimentando, as larvas no Brasil são relatadas como repousando em cadeias de capim como defesa contra predadores.
Larvas, pupas e adultos são todos de cores criptografadas, as larvas se assemelham a folhas parcialmente abertas. Os adultos freqüentemente descansam em galhos com as asas simuladas de folhas mortas dobradas e as antenas e palpos alinhados e inclinados em direção ao galho, de modo que se assemelhem ao pecíolo de uma folha morta.