O pica-pau está entre as famílias de aves mais comuns em grande parte do mundo. Isso porque a família dos pica-paus, por possuir uma longa lista de integrantes, faz com que esse animal esteja presente em muitos países. Na América do Sul, por exemplo, existem centenas de espécies espalhadas por diversas nações.
Esse é o caso do pica-pau-branco, um tipo bastante especial de pica-pau que pode ser chamado, também de pica-pau-birro. Mas você sabe o porquê de a ave ter esse nome? A verdade é que o pica-pau-branco costuma vocalizar um som parecido com “birro” quando canta, então, com o tempo, mais e mais pessoas passaram a conhecer o animal assim. Contudo, conhecer um animal apenas pela sua vocalização pode ser muito complicado, pois muitos pássaros podem emitir sons semelhantes.
Nesse sentido, o melhor a fazer é conhecer mais a respeito dos detalhes físicos do pica-pau-branco, que possui diversos pontos interessantes por todo o corpo. Esses detalhes ajudam a reconhecer o animal quando livre na natureza, a forma mais comum de encontrar o pica-pau-branco. Esse tipo e pica-pau não tem, por exemplo, uma crista vermelha na cabeça, o que outras espécies possuem. Assim, se você quer aprender mais sobre o pica-pau-branco, veja abaixo todas as informações sobre o animal.
Características do Pica-Pau-Branco
O pica-pau-branco é um animal bastante diferente de outros. Dessa maneira, antes de tudo, o animal não possui detalhes em vermelho na cabeça. Logo, muitos sequer sabem que se trata de um exemplar de pica-pau, já que esse é um grande diferencial para a família. A cabeça e as partes inferiores do animal são brancas, enquanto as asas e a cauda são pretas.
Já o ventre do pica-pau-branco é amarelado, enquanto o amarelo também se faz presente ao redor do olho desse pássaro. Portanto, a verdade é que o pica-pau-branco não é apenas branco, mas um misto de branco, amarelo e preto. A mistura pode ser muito bonita, pois diferencia a ave de outras espécies e faz com que seja muito fácil reconhecer o animal, mesmo quando voando.
Além disso, um pica-pau-branco mede, em média, cerca de 28 centímetros de comprimento. A espécie gosta muito de se alimentar das frutas, então costuma estar relativamente perto das pessoas, onde encontra boa oferta de alimentos com mais facilidade. Além de presente no Brasil, esse animal ainda ocupa outros países da América.
Distribuição Geográfica e Reprodução do Pica-Pau-Branco
O pica-pau-branco é um animal muito popular na América do Sul, estando presente em diversos países do continente. Assim, esse animal ocupa nações como Uruguai, Suriname, Paraguai, Bolívia, Argentina e o próprio Brasil. Logo, estando em partes tão distantes do continente, é possível notar que a capacidade de adaptação do pica-pau-branco é muito elevada.
Isso faz com que a ave seja capaz de sobreviver a mudanças climáticas, permanecendo bem em ambientes mais quentes ou mais frios. Todavia, no inverno o pica-pau-branco tende a fazer uma reserva maior de alimentos, pois a oferta de comida diminui muito com o aumento do frio. Além disso, em relação ao seu período de reprodução, o pica-pau-branco coloca de 3 a 4 ovos por ciclo. Dessa forma, o animal costuma construir o ninho em madeira, geralmente no interior do tronco de árvores.
Porém, por não ser tão forte quanto outras espécies, o pica-pau-branco procura troncos de madeira mole para construir o ninho – ou, então, aproveita espaços ocos que já existem em árvores. Macho e fêmea cuidam da casa, buscando se proteger dos possíveis predadores, que são muitos. O macho, em geral, possui a responsabilidade de buscar comida, mas isso é algo que pode variar bastante de acordo com cada casal de pica-pau-branco.
Habitat e Alimentação do Pica-Pau-Branco
O pica-pau-branco, apesar de estar presente em diversos países da América do Sul, gosta de ambientes mais parecidos dentro desses países. No caso, florestas ou bosques que não sejam tão afastados das pessoas. Não pelo fato de o animal se dar bem com o ser humano, pois há bastante receio por sua parte, mas por conta da grande oferta de alimentos que pode existir nesses ambientes.
Assim, pomares e campos são cenários muito comuns para o pica-pau-branco, que cresce bem quando consegue se alimentar com frequência. Em relação aos hábitos alimentares desse animal, o pica-pau costuma comer frutas frescas. Bananas e abacates são muito procurados pela ave, mas outros tipos de frutas, desde que maduras o suficiente para facilitar a bicada, também podem ser consumidas em larga escala.
Ademais, vale lembrar que o pica-pau-branco come ainda insetos diversos, como vespas ou abelhas. Há casos de ataques desse animal em relação a insetos do tipo, ainda que as frutas sejam mais simples de acessar e até mais apreciadas pelo pica-pau-branco. O animal ainda precisa de certa dose de água, todos os dias, para manter o funcionamento do seu corpo.
Som do Pica-Pau-Branco
O pica-pau-branco possui muitos nomes por todo o Brasil, o que muda de acordo com a região na qual o animal está. Dessa forma, embora a maioria dos brasileiros conheça a ave como pica-pau-branco, há aqueles que chama de pica-pau-birro ou apenas birro. O nome deriva do som emitido pelo pica-pau-branco, que se assemelha um “birro”. O animal pode emitir esse som quando voa ou quando está parado em árvores ou postes, algo bastante comum.
É mais natural que o pica-pau-branco emita o seu som característico ao longo da manhã, quando a ave encontra mais facilidade para se movimentar e buscar por alimentos. É importante lembrar ainda que o som é uma forma de comunicação para as aves, sobretudo considerando que o pica-pau-branco vive em grupos. O animal dorme sempre com o seu grupo, geralmente reduzido, mas capaz de aumentar as chances de sobrevivência de todos.
O grupo pode viver em espaços ocos de árvores ou fazer um ninho próprio, o que depende do local em questão. Na época da reprodução, o mais comum é que o grupo se separe, com macho e fêmea mantendo o ninho sozinhos. Todavia, há casos de grupos pequenos do pica-pau-branco que ficaram juntos mesmo ao longo da fase reprodutiva.