Home / Animais / Bicho Chinchila: Tempo de Vida e Nome Cientifico

Bicho Chinchila: Tempo de Vida e Nome Cientifico

A palavra chinchila vem de uma tribo indígena andina, os índios Chincha que viviam na área costeira ao redor da atual cidade de Lima, antes dos Incas, chinchilla significa literalmente “pequena chincha” (sendo chincha “animais fedorentos” em espanhol), provavelmente em referência ao forte cheiro que se desprende da espécie quando assustado.

Bicho Chinchila – Tempo De Vida E Nome Cientifico

As chinchilas são mamíferos roedores do gênero chinchilla, família chinchillidae. Este gênero inclui duas espécies silvestres e uma forma domesticada, muito provavelmente resultante do cruzamento entre as duas primeiras. Chinchilas são animais noturnos, aproximadamente do tamanho de um coelho anão. Parente dos viscachas, eles se originam como estes da Cordilheira dos Andes na América do Sul. Espécies silvestres são espécies em risco.

Eles foram perseguidos pela procura de sua pele particularmente no século 19 e foram gradualmente adaptadas ao cativeiro para originar a chinchila doméstica (nome científico das espécies de estimação). Este último também é principalmente criado para peles, mas também é um dos novos animais de estimação.

Embora muito próximo da aparência e das maneiras, existem várias espécies do gênero chinchilla, bem como variedades domésticas. As únicas espécies silvestres atualmente conhecidas são animais sul-americanos que se tornaram muito raros. Ambos são espécies protegidas. São esses:

Chinchila chinchila, a chinchila de cauda curta e chinchilla lanigera, a chinchila de cauda longa. As chinchilas de reprodução ou chinchila doméstica é um híbrido, chinchila laniger × chinchila brevicaudata, este último também resultante da passagem progressiva de duas espécies selvagens dentro de explorações.

A chinchila doméstica é um animal adaptado ao cativeiro e conhecido do público em geral sob o nome vernacular de “chinchila”. O objetivo das primeiras fazendas era a produção de peles. Mas a chinchila doméstica também é usada como animal de laboratório e hoje em dia é muito comum como bichinho de estimação. Muitas cores foram desenvolvidas na criação, embora tenha começado há menos de um século.

Habitat

As chinchilas são cobertas por pêlos grossos por uma razão. Nos Andes, eles podem viver em altitudes de 3.000 a 5.000 metros. Nessas alturas, pode ser muito frio, menos 5 graus Celsius é a temperatura mínima média em alguns lugares. As chinchilas podem tolerar temperaturas congelantes, mas não podem sobreviver em temperaturas superiores a 27° Celsius; altas temperaturas e umidade podem fazer com que esses roedores sofram de insolação.

As chinchilas são crepusculares e noturnas, o que significa que elas são muito ativas ao amanhecer ou ao anoitecer e dormem durante o dia. Eles constroem suas casas escavando em túneis subterrâneos ou aninhando-se em fendas de rocha. Eles são muito sociais e vivem em colônias que consistem em centenas de chinchilas.

Habitat do Chinchila
Habitat do Chinchila

As fêmeas tendem a ser agressivas com outras mulheres. Quando as fêmeas estão prontas para acasalar, elas também podem ser agressivas para os machos, e são as dominantes dos dois gêneros. As fêmeas são na maior parte monogâmicas; eles têm apenas um parceiro durante toda a vida. Os machos, por outro lado, podem ter muitas parceiras femininas. Isto é especialmente verdadeiro para os machos domesticados. Muitas vezes, um macho é criado com muitas fêmeas para criar muitos filhos para vender.

Descendência

Tanto as chinchilas que vivem no hemisfério norte como as chinchilas do hemisfério sul tem um período padrão de acasalamento. Há sempre uma época certa para iniciar a reprodução das espécies. E no momento que a fêmea engravida então, passará mais de cem dias até que seus filhotes nasçam. Fica óbvio, portanto, que fêmeas só conseguem engravidar no máximo duas vezes a cada ano.

Em geral nascem de um a seis kits (bebês individuais) a cada parto. Kits recém-nascidos nascem com cabelos e com os olhos abertos. Eles pesam apenas 35 gramas. Os bebês mamam por seis a oito semanas e, quando têm cerca de oito meses, os bebês estão prontos para ter filhos. Geralmente, as chinchilas vivem de oito a dez anos, embora algumas tenham vivido até 20 anos.

Conservação

Desde a década de 70, a caça de chinchilas selvagens está produzida mas a lei não se aplica, por exemplo, aos casos em que chinchilas sejam criadas e reproduzidas para fins comerciais. E isso já é muito comum hoje em dia até porque a pele da chinchila ainda é muito valorizada para a confecção de agasalhos e outras vestimentas.

Apesar da proibição da caça as duas espécies de chinchila selvagens ainda estão na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e Recursos Naturais.  Acredita-se que as chinchilas de cauda curta estejam extintas na Bolívia e no Peru, mas suspeitam-se que estejam se recuperando em outras áreas. Parece que só existem atualmente algumas dezenas de colônias de chinchilas de cauda longa, e a população diminuiu desde então e continua a declinar.

Apesar de seu status de animal protegido, e da criação de reservas naturais, a população de chinchilas selvagens continua a declinar. Sem dúvida por causa da ação combinada de perturbação do seu habitat, predadores e doenças. A reprodução em cativeiro até agora não produziu resultados positivos. O ensaios de reintrodução de chinchilas reprodutoras no Chile e tentativas de introduzir na Califórnia e Tadjiquistão até agora falharam.

O desaparecimento da população chinchilas selvagens tem um impacto sobre a sobrevivência dos predadores, incluindo o oreailurus jacobita, que tinha na chinchila a principal fonte de alimento e, também por isso, está agora em perigo de extinção.

Curiosidades Sobre O Sexo De Chinchilas

As chinchilas se tornam sexualmente maduras quando têm cerca de oito meses de idade. Eles acasalam sazonalmente com base no ciclo de luz. Quando a fêmea é receptiva ao acasalamento, o macho inicia alisando a fêmea e tentará montá-la. Múltiplos encontros rápidos podem ocorrer durante um período de tempo.

Às vezes a fêmea pode se tornar agressiva e atacar o macho. A lesão é possível, portanto as chinchilas devem ser supervisionadas para sua segurança.As chinchilas têm uma gravidez longa e o período de gestação é de cerca de 110 dias. Nascimento geralmente ocorre de manhã e os filhotes nascem a poucos minutos de distância um do outro. Nascem com os olhos abertos, cobertos de pêlo e pesam cerca de 60 gramas.

Eles são ativos e podem correr e brincar desde o nascimento. O tamanho da ninhada é pequeno, geralmente com apenas dois filhotes, mas pode haver até seis.Os filhotes comem alimentos sólidos após cerca de uma semana, mas ainda dependem da mãe e do leite por até 8 semanas. Depois de serem desmamados, as jovens chinchilas estão prontas para serem levadas para um novo lar.

Para saber qual o sexo de uma chinchila, uma chinchila, segure a barriga para cima e verifique pelo ânus. Os machos têm um pedaço de pele nua entre o ânus e a abertura uretral. As fêmeas têm uma abertura pequena e nenhuma mancha de pele nua.A distância entre a abertura uretral e o ânus está muito mais afastada dos machos em comparação com as fêmeas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *