Se você chegou até aqui procurando saber tudo sobre o besouro, está no post certo. Ao longo desta leitura você vai ficar por dentro do reino, filo, ordem, superordem e classificação científica deste inseto.
Tudo que você precisa saber sobre estes insetos muitas vezes assustadores, e que fazem aquele barulhinho irritante, está aqui neste texto.
Então acompanhe a leitura até o final.
O que é um Besouro?
Os besouros são várias espécies de insetos que possuem um par de asas duras. Eles pertencem à ordem dos coleópteros.
Existem no mínimo 250 mil espécies de besouros, algumas são mais conhecidas como os gorgulhos, escaravelhos (aqueles mais comuns), vaga-lumes e joaninhas.
Estes insetos são encontrados no mundo todo, exceto na Antártica. Os besouros se adaptam a vários tipos de ambientes, inclusive a água.
Os besouros pertencem às seguintes classes:
Filo: Atropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Superordem: Endopterygota
Principais Características
- Élitros – asas anteriores duras, que não servem para voar, mas para proteger o par de asas posteriores
- Aparelho bucal de tipo mastigador – a boca apresenta mandíbulas bem desenvolvidas
- Reprodução – a maioria das espécies é ovípara
- Alimentação – algumas espécies se alimentam de matéria vegetal e algumas outras são predadoras
- Cabeça arredondada ou alongada – forma um rosto com aparelho bucal no ápice
Reprodução
A reprodução é sexuada, mas existem algumas exceções que realizam partenogênese telítoca, onde os ovos se desenvolvem sem a fecundação, somente por fêmeas.
Os filhotes passam por um processo chamado de metamorfose. Eles passam pelos estágios de larva e de pupa antes de chegar à forma adulta.
Qual o Tamanho do Besouro?
Estes insetos variam muito de tamanho. Podem chegar a medir entre 0,25 e 18 centímetros quando são adultos. A maioria tem coloração marrom ou preta, porém existem alguns insetos misturam as cores vermelho, amarelo, laranja, verde e azul.
Qual o tempo de vida de um besouro?
Os besouros são insetos que vivem por pouco tempo. Algumas espécies vivem de 10 a 14 dias, e outras de 3 a 6 meses.
Curiosidades Sobre os Besouros
Os besouros não são os nossos insetos favoritos, com exceção das joaninhas que a maioria das pessoas acham bonitinhas.
Mas existem algumas curiosidades interessantes sobre este inseto:
- Não têm um habitat natural. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do planeta e em qualquer ecossistema. São resistentes à água salgada.
- Os besouros existem há milhões de anos, e se acredita que seja um dos animais mais primitivos que existe.
- O tamanho de cada besouro pode variar – a maioria das pessoas conhece somente aquele besouro preto de tamanho normal, mas existem insetos de vários tamanhos e cores. Alguns besouros chegam a medir 20 centímetros.
- Eles refletem a sua luz própria – é o mesmo que acontece no caso dos vagalumes.
- Nem todos os besouros voam – alguns besouros voam, e outros não. Os que voam só fazem isto quando sentem que é necessário.
- A joaninha é um tipo de besouro – fato curioso e muito desconhecido pela maioria das pessoas.
- Alguns besouros nadam – eles podem até respiram debaixo da água.
- Alguns são usados em joias – alguns besouros voadores possuem asas incríveis e bastante coloridas, pois isso alguns joalheiros dissecam o material para fazer joias.
- Eles conseguem viver em locais extremamente altos – algumas espécies já sobreviveram em montanhas com mais de 5 mil metros de altura.
Eles são Perigosos?
Apesar de raros, os besouros podem sim picar os humanos. As espécies que são capazes de morder pessoas são: besouros de bolhas, escaravelhos veado, os besouros serradores e os besouros bombardeiros.
Veneno
Os besouros não apresentam nenhum tipo de veneno capaz de intoxicar os seres humanos, a menos que a pessoa seja alérgica. Neste caso, se recomenda uma consulta médica.
Doenças
Podem trazer outras formas de prejuízo pela infestação e transmissão de doenças a plantações de alimentos, o que diretamente pode causar doenças aos seres humanos. As espécies que transmitem são: besouros de pepinos, besouro bicudo vermelho, besouro saltador e o bicudo-do-algodoeiro.
Cerambicídeo- Gigante: o Maior Besouro do Mundo
Um dos maiores insetos do mundo, e definitivamente o maior quando falamos de besouros. Ele pode chegar a medir até 20 centímetros. Apesar do seu tamanho assustador, este inseto é inofensivo.
Este animal vive em algumas florestas na América do Sul, especificamente na Colômbia, no Equador, Peru, Bolívia e em algumas regiões do Norte do Brasil.
O conteúdo deste post foi interessante? Comente e compartilhe com seus amigos.