Hoje vamos falar um pouco a respeito do besouro cervo voador, também conhecido cientificamente como Lucanus Hermani pertencentes a família Lucanidae e nada mais é que um escaravelho. Essa espécie é proveniente da China e são famosos por serem grandes, um besouro cervo voador macho pode chegar a medir 9cm no total de comprimento, eles possuem mandíbulas avantajadas o que é muito comum nessa espécie. Eles costumam lutar pela fêmea, a luta acontece utilizando seus chifres contra os rivais. Os chifres das fêmeas tendem a ser menores e serem menos aparentes.
Estamos falando de uma espécie muito parecida com a Lucanus Cervus, que alcança as mesmas medidas e também é conhecida como vacaloura, a diferença se dá na cabeça um pouco menor, a aparência da mandíbula costuma ser mais reta e um pouco maior e voltadas para baixo e com as pontas de aparência serrilhada. Outra característica marcante é a frente de seu rosto bifurcada que é própria desse tipo de besouro lucanus.
Já a espécie de cervos voadores de Herman da qual estamos falando tem hábitos diferenciados, o hábitat natural é preferidos delas são florestas e bosques, acontece que agora alguns podem ser encontradas nos centros urbanos no caso da China pois acabam por ser atraídos pela enorme oferta de luzes que os confundem.
Essa espécie costuma se alimentar de seiva de árvores e bem fácil de vê-los andando sobre troncos em decomposição. O besouro cervo voador é ítem de colecionador, mas mesmo assim não é uma espécie ameaçada de extinção.
Classificação Científica do Besouro Cervo Voador
Faz parte do reino animalia, filo Arthropoda, da classe Insecta, da ordem Coleoptera, pertencente a família Lucanidae, do Gênero Lucanus e da espécie L. hermani.
Características do Besouro Cervo Voador
Começando pelos lábios do besouro cervo voador que são um pouco curvados para baixo. As suas pernas estão separadas do dorso, o seu corpo todo é separado em três partes, são elas: peito, abdômen e cabeça. Ele tem uma cabeça grande que carrega o restante do corpo, as antenas podem ter tamanhos diferentes de um para outros. Seus dentes ficam evidentes em suas mandíbulas que podem ser de um castanho ou de um marrom avermelhado. Possui seis patas que saem de seu peito e são bem separadas e podemos notar alguns pontos amarelos, também uma cobertura forte de pelos e fibras.
Por Dentro do Escaravelho
Vamos falar um pouco de como funciona o processo interno do besouro cervo voador, seus sistemas e órgão são bem similares a outras espécies de besouros. Assim como nós a digestão dos alimentos deles inicia pela boca, passa pelo esôfago, continua pela faringe, ali existe um espaço chamado bócio onde o alimentos será esmagado e triturado facilitando antes de chegar no estômago. Quando esse alimento chega no estômago do animal ele já está preparado, então o ácido entra em ação para ajudar na absorção de todos os nutrientes que ele precisa. Aquilo que o organismo não precisa é descartado para o intestino e depois serão liberados pelo ânus do inseto que fica logo no fim do corpo dele. Agora com relação a parte respiratória eles usam o oxigênio, eles possuem alguns furos que levam o oxigênio para dentro de sua traquéia, esses furos ficam na parte interna de seu abdômen.
A parte circulatória é bem simplificada, seu coração é parecido com um tubo cheio de divisões. Ele possui células sanguíneas, o que circula dentro do inseto é uma espécie de fluido totalmente transparente e sem cor. Seu coração tem tarefa importante de bombear todos os nutrientes necessários para todo o corpo tecidos e seus órgãos.
Podemos citar algumas das partes que compõem o sistema nervoso do besouro, são eles: gânglios okolofaringeo, possui uma cadeia de terminações nervosas e o cérebro.
O sistema neurossecretor que que dá conta do crescimento e desenvolvimento dos besouros.Eles tem um sistema reprodutivo próprio, as fêmeas dos besouros possuem ovários onde é possuem terem seus ovos, os machos através de seus testículos lançam seu líquido de sêmen na fêmea fertilizando os ovos. Na cabeça do besouro ficam os órgãos dos sentidos que garantem a eles segurança e sobrevivência, os sentidos que eles possuem são tato, olfato e visão. O uso do olfato é muito importante para o besouro e para isso ele utiliza suas antes, assim ele consegue reconhecer cheiros o que facilita na hora de buscar alimentos, e ele consegue ter essa percepção por até três quilômetros de distância. Suas mandíbulas são voltadas para frente, então eles conseguem perceber os objetos que estão próximos. Seus olhos ficam nas duas partes da cabeça, possuem um sistema de visão muito bem elaborado e conseguem perceber coisas pequenas, por isso podemos dizer que ele tem uma boa visão ampla e consegue saber de tudo que acontece dos lados.
Fotos do Besouro Cervo Voador
O Besouro cervo voador ou escaravelho é uma animal de hábitos noturnos, por isso conforme o dia vai iniciando ela vai ficando mais lento e menos ativo, já no período noturno eles partem para caçar. No período vespertino é a hora do lanche, por isso é comum vê-los parados em árvores comendo folhas verdes. Eles não gostam de chuva e nem de vento, quando o tempo sofre alguma mudança brusca eles logo vão se esconder sob arbustos e galhos das árvores.
Curiosidades Sobre o Escaravelho
Saiba que eles não gostam de passar frio, por isso quando a temperatura baixa para menos de 16º eles ficam escondidos e não voam.
- No escuro eles podem não enxergar muito bem e não conseguir se movimentar direito.
- Por terem mandíbulas avantajadas, os machos para compensar esse desequilíbrio em subidas optam por uma posição vertical.
- As fêmeas voam menos que os besouros machos no quesito frequência.
- Alimentação do dia a dia é com base na seiva das árvores, mas o alimento favorito dos besouros cervo voador é o carvalho. Na parte de baixo da cabeça eles têm um “canudo” chamado de probóscide que auxilia na hora de sugar a seiva e o carvalho.
- Seja na hora de lutar pela fêmea mais popular, ou pela comida mais apetitosa os besouros lutam empurrando o adversário.