Home / Animais / Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Com origem provável na França ou Grã-Betanha, o cão Basset Hound é um cão baixinho, porém comprido. Possui um excelente faro e uma grande personalidade.

A própria palavra “basset” deriva da palavra francesa “bas”, que significa “baixo”.

No geral, é considerado como um cão de médio porte, sua altura está compreendida entre 33 a 38 centímetros; enquanto a média de peso está compreendida entre 30 a 40 quilos (oscilação que depende de fatores como a genética ou porte físico).

Possuem uma expectativa de vida estimada entre 10 a 13 anos.

Todos os cães da raça são geralmente bastante amigáveis e excelente para famílias com crianças. No entanto, a brincadeira com crianças deve ser monitorada, uma vez que o elevado peso pode acarretar acidentes. A raça também possui facilidade em conviver com outros animais de estimação (exceto pássaros), fator que é extremamente favorável, uma vez que estes cães não gostam de ficar sozinhos.

Mesmo sendo bastante popular em outros países, a raça ainda não é tão popular no Brasil.

Neste artigo, você conhecerá outras curiosidades e fatos interessantes sobre a raça Basset Hound.

Então venha conosco e boa leitura.

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Orelhas Longas

As longas orelhas são uma das marcas registradas da raça. O fato de serem longas possui uma finalidade adicional: trazer odores do chão até próximo às narinas. Este mecanismo também é otimizado pela reduzida altura.

Curiosamente, o excesso de pele sobre os olhos também auxilia a otimizar o olfato, pois, quando o cão se abaixa para farejar, a pele tampa nos olhos, deixando-o temporariamente cego. Dessa forma, o cão pode se concentrar apenas na percepção olfativa. Esse excesso de pele pode conferir um olhar cabisbaixo, dando a impressão que o animal está sempre triste.

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Coloração

São admitidos dois padrões de coloração para a raça, sendo eles o tricolor e o bicolor. No padrão tricolor, as cores são o preto, marrom e branco; ao passo que, o padrão bicolor pode admitir duas combinações de cores (no caso, branco e marrom ou preto e branco). O pelo do corpo é curto e liso.

A cauda, em particular, possui a ponta branca. Esta estrutura é afinada na ponta, assim como curvilínea para cima. É possível avistá-la quando o cão caminha em meio à vegetação mais rasteira.

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Origem

Grande parte das literaturas e fontes de pesquisa apontam a França como local de origem da raça, a qual teria sido desenvolvida por monges durante a Idade Média para facilitar a caça a pé.

Todavia, há pesquisadores que defendem a hipótese de que a França só é mencionada como país de origem por uma menção à raça em um livro ilustrado sobre caça do ano de 1585. Logo, a raça teria surgido na Grã-Betanha e acredita-se que Sir John Everett Millais tenha participado neste processo de criação.

Millais teria introduzido a raça na França, país no qual forma realizados vários experimentos com a finalidade de obter cães da raça que pudessem ser ‘puros’. Os cães obtidos nestes experimentos foram ainda maiores do que os exemplares da Grã-Betanha.

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Suscetibilidade a Doenças

Cães da raça são suscetíveis ao aparecimento de glaucoma (condição que, se não tratada devidamente, pode ocasionar até mesmo cegueira); trombofilia (tendência ao aparecimento de trombose, ou seja, coágulos no sangue); e infecções de pele e de pelagem, as quais acometem principalmente as patas (por ficarem em contato com o solo) e as dobras na pele.

Basset Hound - Cuidados
Basset Hound – Cuidados

Dessa forma, o acompanhamento com o veterinário é de fundamental importância de modo a prevenir patologias, bem como minimizar/ erradicar os sintomas (principalmente quando iniciais).

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Cuidados com a Higiene

O Basset Hound possui um odor peculiar que pode desagradar muitos banhos. Felizmente, esse odor diminui após o banho O ideal é que os banhos sejam feitos, no mínimo, a cada 15 dias.

Em relação à escovação dos pelos, a recomendação é que a mesma seja realizada 1 vez por semana, de modo a evitar a queda dos pelos e estimular a circulação sanguínea próximo aos folículos. Recomenda-se utilizar escovas específicas para o tipo de pelo deste cachorro (o qual é curto e macio).

Basset Hound Tomando Banho
Basset Hound Tomando Banho

As longas orelhas também demandam cuidados especiais. No caso, deve-se higienizar a área 1 vez por semana, com bastante cuidado. Caso haja dúvidas sobre a melhor forma de limpeza desta região, a recomendação é procurar orientação de um veterinário.

Outras regiões que demandam atenção para a higiene são a face (dando atenção especial às rugas) e ao redor da boca, uma vez que este cão costuma babar e, com isso, atrair bactérias para estes locais.

As unhas devem ser cortadas com frequência (mesmo antes de estarem grandes), de modo a evitar que o cão se machuque. A escovação dos dentes é muito importante para evitar a formação de tártaro, podendo ser realizada juntamente com o banho.

Basset Hound: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça- Cães Sabujos

O Basset Hound é uma raça que faz parte do grupamento de cães Hound farejadores ou cães sabujos. Nesta classificação, também estão inclusos o Bloodhound, beagle, foxhound americano, harrier, otterhound, sabujo-espanhol, coonhound e outras.

No caso do foxhound americano, a raça é dotada da incrível capacidade de sentir o cheiro de um animal que tenha passado pelo local a 4 dias atrás. Esta raça, em particular, é originária dos Estados Unidos, apesar de possuir ancestrais importados da Europa. Seu nome o categoriza como um caçador de raposas, embora tenha sido mais empregado na caça a javalis.

*

Depois de conhecer algumas dessas curiosidades sobre a raça Basset Hound, nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Lake Park. Padrão Oficial. Disponível em: < http://www.lakepark.com.br/index.php/pt-br/o-basset-hound-br/padrao-oficial>;

Petz. Guia de Raças Basset Hound. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/basset-hound/>;

Wikipédia. Basset Hound. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Basset_Hound>.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *