O calor está à porta: sim, exceto por uma revisão esporádica, o bom tempo parece ter decolado. Com o aumento da temperatura e o céu limpo, muitos pequenos insetos, como formigas, lacraias, aranhas e baratas assustadoras, emergem de fendas e aberturas.
Embora esses bichinhos sejam “inofensivos”, certamente não é um prazer vê-los perambulando pela casa, mas o que pode ser feito para resolver o problema? Não se desespere, a solução está disponível para todos: aqui estão algumas dicas úteis.
Barata De Cozinha: Curiosidades E Habitat
Blattodea representam um tipo comum de praga de inseto que inclui mais de 4000 espécies diferentes, divididas em seis famílias. Devido à sua grande capacidade de adaptar e sobreviver a diferentes tipos de ambientes, eles são encontrados em todos os lugares, mas, sofrendo com o frio, desaparecem quase inteiramente nas regiões polares ou em países com altitudes acima de 2000 metros.
Muitas famílias, no entanto, evoluíram para colonizar cidades, “mudando” e se espalhando pelo transporte marítimo de mercadorias. As baratas geralmente colonizam os ambientes mais variados, mas preferem, por seu crescimento e desenvolvimento, tender a habitats úmidos e mal iluminados, exatamente como no nascimento.
Como muitas espécies de insetos semelhantes, as fêmeas depositam seus ovos para reprodução, em um número variável, dependendo da família a que pertencem, que se abrem em ambientes geralmente úmidos e escuros. No entanto, o ciclo de desenvolvimento, imediatamente após o nascimento, é muito lento e ocorre em intervalos que variam de alguns meses a alguns anos, dependendo das condições ambientais.
Os lugares mais infestados são aqueles em que há comida, da qual as baratas são fortemente atraídas; portanto, não é raro que, onde há uma cozinha, exista a possibilidade de que esses hóspedes indesejados espreitem lá. Isso se aplica às cozinhas de uma casa particular e às de bares e restaurantes ou escolas, institutos e escritórios. Se presentes, instalações industriais e fábricas também estão em risco.
Barata De Cozinha: Como Acabar
Se você planeja expulsar esses insetos de sua porta com o uso de pesticidas muito comuns, pode se decepcionar: certamente o problema pode parecer resolvido no momento, mas na maioria dos casos parece que esse método convencional não funciona. Os pesticidas também são prejudiciais, especialmente se você é uma mãe nova que está lutando com crianças pequenas ou se tem um amigo de quatro patas que anda pela casa.
Outra solução bastante cara é decidir entrar em contato com uma empresa que lida com controle de pragas: vale mesmo a pena? Primeiro de tudo, o tratamento é bastante invasivo, além de caro, e para algumas baratas você pode ser forçado a ficar do lado de fora de sua porta por mais de duas horas. No entanto, é fato que esse continua sendo o melhor método, caso a infestação esteja em estágio avançado.
A primeira coisa razoável a fazer é inspecionar sua casa em toda parte, prestando atenção especial ao banheiro e à cozinha, onde há umidade, calor e comida. Essa inspeção permitirá que você identifique e tampe qualquer rachadura ou fenda, para garantir que as baratas não tenham chance de sair no tapete da sua sala de estar ou espiar enquanto estiver sentado à mesa confortavelmente.
Depois que as aberturas são fechadas com estuque, você pode prosseguir com a implementação de armadilhas de bricolage que podem ser feitas facilmente com o que você tem em casa. Você pode usar uma armadilha à base de açúcar e giz para criar um prato convidativo para nocautear convidados não convidados.
Outra solução é usar ácido bórico ou ácido tânico, sempre misturado com açúcar, água e farinha. Você deve ter cuidado ao criar mini-porções com base nessas substâncias para evitar intoxicação, principalmente se você tiver animais ou crianças pequenas.
Barata De Cozinha: Meios De Se Defender
A prevenção é, sem dúvida, o método mais importante na luta contra a colonização de baratas, uma vez que elimina, a origem do problema. Os pontos críticos, de fato, são quase sempre cozinhas, instalações sanitárias, resíduos e adegas: inspecionar e manter periodicamente esses elementos, de fato, elimina o surgimento de colônias ou sua proliferação no interior da nossa casa.
Mesmo a limpeza, com água e vinagre, de prateleiras, de cantos ocultos, como os que estão atrás dos utensílios de cozinha, de superfícies pavimentadas e lado a lado, se torna um impedimento para o crescimento descontrolado de colônias de baratas, já que o vinagre é uma substância prejudicial para eles. o que causa tanto o atordoamento quanto a migração para fora de nossa casa.
O segundo método inclui o tratamento com iscas, ou o fornecimento de “armadilhas” com o objetivo de atrair alimentos, de vários tipos, e que são colocados nos pontos suspeitos de passagem ou assentamento da colônia.
Ligado ao método anterior, o terceiro tipo de intervenção inclui tratamento com substâncias específicas, como cânfora ou pó de bórax (certamente mais suave que o primeiro) ou com compostos químicos específicos, como inseticidas para uso civil, com um forte poder de derrubar, à base de piretrina, com ingredientes ativos muito persistentes e certamente eficazes.
Se, no entanto, preferimos adotar métodos mais naturais, é bom saber que existem na natureza plantações que podem manter esses insetos irritantes afastados: a folha de louro, de fato, é uma anti-barata natural, especialmente se colocada nas folhas, dentro das gavetas dos armários, nos armários ou nos cantos mais difíceis de alcançar. O mesmo vale para alho e alecrim, ou outras plantas que não são de todo perigosas para humanos ou animais de estimação que moram no apartamento.
Barata De Cozinha: Sugestões De Combate Doméstico
O sério perigo de proximidade entre baratas e alimentos é gerado devido ao mau hábito destes últimos de “contaminar” tudo o que tocam, transmitindo alergias e doenças. Veja agora, para recapitular, alguns meios domésticos comuns que são muito eficazes no combate a esses impertinentes insetos em sua residência:
Água e amônia: o cheiro muito forte de amônia irrita todos os tipos de insetos (não apenas as baratas). Pegue um pouco e jogue-o em lavatórios e banheiro e cozinha, isso ajudará a impedir a subida (através dos canos) dessas pragas irritantes.
Bicarbonato e açúcar: este remédio simples e natural ajuda a afastar as baratas; tudo o que você precisa fazer é misturar bicarbonato de sódio e açúcar e polvilhar o resultado em áreas adjacentes a móveis e armários de cozinha ou, alternativamente, onde você viu as amostras. O açúcar serve para atrair baratas, enquanto o bicarbonato de sódio age dentro de seus estômagos.
Vaselina: armadilha de vaselina contra baratas é muito simples de fazer, pois será necessário apenas metade de uma garrafa de plástico na qual aplicaremos a vaselina, ao longo de toda a borda interna. No fundo da garrafa, teremos que colocar algo que atraia insetos (como batata, maçã ou casca de laranja). Sua armadilha de vaselina está pronta! Coloque-o nos cantos da casa e espere que entre em vigor; durante a noite as baratas saem e caem na armadilha, permanecendo coladas à vaselina!