As baratas são consideradas um dos animais de maior sucesso na natureza. Eles estão presentes em praticamente todo o mundo e estudos recentes parecem ter habitado a terra por cerca de 350 milhões de anos! Precisamente por esse motivo, livrar-se de baratas é uma tarefa tão árdua.
Ainda assim, esses animais que infestam nosso dia a dia em muitos países despertam a curiosidade e o interesse de muitos pesquisadores. Veja por exemplo, três curiosidades estudadas sobre baratas em campos ou perspectivas diferentes de interesses:
Porque as Baratas Morrem De Barriga Para Baixo?
Embora as baratas não sejam insetos muito apreciados, há curiosidades bastante interessantes, por exemplo, você já se perguntou Por que as baratas morrem de barriga para baixo? Frequentemente, quando você liga a cozinha e encontra nosso amigo com pernas largas, deve ter notado que eles tendem a morrer ou tombar sem um motivo aparente.
Vamos começar com o conceito básico: as baratas que encontramos em casa são predominantemente tropicais , o que significa que estão acostumadas pela natureza a florestas ricas em rochas e fragmentos bastante ásperos. Com as pernas naquele ambiente, eles poderiam se mover à vontade, ao contrário de quando estão em nossos apartamentos cujas superfícies são lisas e sem garras.
Isso dificulta o deslocamento, um ponto crítico de dificuldade, e virar para voltar à posição normal é complicado. Se isso estiver claro, vamos explicar por que as baratas morrem de barriga pra cima. Isso acontece principalmente devido a uma morte causada por inseticidas. Essas substâncias criadas com o objetivo de matar insetos (como as baratas), impedem ao mesmo tempo os besouros de tirar proveito da enzima chamada acetilcolinesterase.
Na ausência desta última função específica, as baratas começam a ter espasmos musculares (exatamente como os dos seres humanos), que por sua vez as obrigam a tombar. Esta é a razão pela qual as baratas morrem de barriga. Nesse momento, como ela não pode controlar seus músculos, tudo o que ela pode fazer é render-se à posição que a natureza as obriga tomar.
Leite De Barata Melhor Que Leite Bovino?
Uma recente descoberta de um grupo de cientistas indianos provavelmente causará uma sensação nada admirável. De acordo com a equipe profissional de Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa, o leite de barata é mais nutritivo do que o leite de vaca. Os pesquisadores afirmaram que a substância produzida (um líquido amarelado) a partir de baratas tem um valor energético três vezes maior que o leite bovino.
Uma conclusão que certamente alimentará debates e posições de especialistas na área (e não apenas). Certamente será difícil ver nas mesas brasileiras um alimento produzido por um inseto que geralmente é chamado repugnante. Por outro lado, estudiosos asiáticos acreditam que esta substância será o próximo superalimento e trará enormes benefícios à saúde.
Apesar disso, o ceticismo e a repulsa parecem prevalecer sobre os aspectos positivos da interessante descoberta da equipe liderada pela zoóloga Barbara Stay. O estudo complexo e articulado mostrou que nem todas as baratas produzem leite. Em particular, destacou-se que a única espécie que produz uma substância específica é o diploptera pontuado.
Esse grupo de baratas não põe ovos, mas nutre os “filhotes” com um líquido comparável ao leite de vaca. Esses “espécimes” de baratas têm uma glândula traqueal modificada e são encontrados principalmente na Austrália, China, Ilhas Fiji, Havaí e Índia. Deve-se notar que, para os cientistas indianos, a substância é chamada de superalimento porque é composta de proteínas, gorduras e açúcares. Uma combinação de elementos que tornariam a substância uma das mais nutritivas do planeta.
O outro elemento característico diz respeito à presença de cristais de proteínas nos alimentos capazes de gerar um triplo de aumento de energia produzido pelo leite bovino. Deve-se enfatizar que a zoóloga Barbara Stay, da Universidade de Iowa, explicou que a única maneira de obter leite de barata é produzi-lo cientificamente (isolando o gene e reproduzindo-o em tanques microbiológicos). “Também porque não é possível ordenhar baratas”, ela brincou.
A cientista, em uma entrevista ao USA Today, especificou que nunca provou a substância e que, por enquanto, não tem intenção de fazê-lo. Recentemente, a empresa sul-africana Gourmet Grubb lançou um sorvete à base de insetos, melhorando as propriedades nutricionais do super alimento. Gostaria de experimentar?
Sonhar Com Baratas: Curiosidade Esotérica
Sonhar com baratas deve ser desagradável e assustador para muitas pessoas. Qual é o significado de baratas nos sonhos? A quais aspectos da realidade elas se referem? Sob a perspectiva do ocultismo e esoterismo, pode haver muito de curioso e interessante a se extrair de um sonho desses. Vamos analisar alguns pontos:
Sonhar com baratas causa nojo e medo; representa problemas, ansiedades e tormentos, algo desagradável, feio e invasivo na realidade do sonhador. Para entender o significado da barata nos sonhos que está ligada ao simbolismo geral dos insetos, devemos pensar em suas características reais que se refletem nos sonhos.
A barata é resistente, coriácea, espalhada por todo o mundo, presente em áreas urbanas e em residências onde encontra um ambiente ideal e restos de comida, onde pode reproduzir e invadir espaços úmidos e quentes, além de se esconder mesmo nos espaços mais estreitos. Ver isso causa desconforto, medo ou nojo visceral que pode tocar a fobia.
A barata é um hóspede indesejável que invade os espaços humanos e usa os recursos de outros para viver e se reproduzir. Sonhar com baratas pode fazer alusão a convidados reais igualmente indesejáveis, a pessoas consideradas pragas, invasoras de espaços e recursos.
A barata está em contato com a terra e é atraído por lixo e alimentos quebrados. Sonhar com baratas pode ser um símbolo de hábitos repugnantes e sujos ou de alguém considerado nojento e imundo. Pense na expressão: “você é uma barata” e associará isso automaticamente a uma pessoa mesquinha, ou então: “vou te esmagar como uma barata” e associará isso a indícios de superioridade moral e física.
Portanto, sonhar com baratas pode indicar pessoas mesquinhas e abjetas de baixa estatura moral. A barata tem uma aparência semelhante a couro e resistente e, mesmo sendo esmagado, não morre imediatamente, patas convulsivamente e geralmente consegue se mover e escapar. Sonhar com baratas leva a medos irracionais, medo de não ter controle, de não ser capaz de se defender, de ser incapaz de fazer qualquer coisa contra alguns eventos e contra algumas pessoas.
A barata é considerada o animal mais resistente na face da terra, diz-se que sobreviverá a uma catástrofe nuclear. O homem vai desaparecer, a barata não. Afastar-se da morte de outros organismos vivos torna-a alienígena, torna-a um pequeno monstro. Sonhar com baratas compara o sonhador com tudo que é sombrio, incompreensível, diferente e longe da vulnerabilidade humana.
A barata é escura e adora lugares escuros e ocultos e, como todos os símbolos escuros e desagradáveis, evoca os seres renegados que fazem parte da nossa sombra. Sonhar com baratas pode ser conectado a algo que está enterrado nas profundezas do inconsciente, um aspecto do eu que emerge de uma maneira distorcida, causando alarme na consciência.