As baratas são seres detestados por quase todas as pessoas de todo o mundo. Dessa forma, é quase um consenso que as baratas são nojentas e que não vale a pena sequer estar perto delas. As baratas vivem em locais sujos, em meio a ratos, restos de comida e demais detritos, sendo animais tidos como insuportáveis e até mesmo fedorentos.
Então, quando as pessoas veem um exemplar de barata em sua casa, há sempre aquela vontade natural de acabar com o bicho e dar prosseguimento à vida, sem ter de se preocupar mais com aquele animal nojento e sujo.
Assim, as baratas vão sendo exterminadas de casas e lares, sempre com as pessoas tentando manter o animal afastado e distante do interior do lar. Isso é algo bastante natural, já que os motivos anteriores mostram bem o porquê de a barata ser tão odiada assim.
A Importância das Baratas
Porém, o que muitos não sabem é o que as baratas somam à sociedade. Sim, elas somam algo e possuem o seu papel para o ciclo da natureza, como era de se esperar. Acontece que as baratas são as grandes responsáveis por fazer a limpeza do ambiente terrestre, sendo as baratas as faxineiras de todo o planeta Terra. Veja, por exemplo, quantas baratas estão no seu esgoto ou naquela caixa de gordura que fica logo abaixo da pia da sua cozinha.
Não fossem as baratas, você teria de fazer novos ajustes e desentupir canos nesses ambientes com uma frequência quase insuportável. Isso porque são as baratas que retiram os detritos e acabam por eliminar o excesso, que pode entupir canos e passagens, a depender do caso.
Logo, é muito importante ter em mente que as baratas são fundamentais para esse tipo de trabalho, então pense muito bem antes de matar a próxima barata.
Contudo, como se sabe que as pessoas odeiam ter as baratas por perto, ainda que seja importante tê-las abaixo da casa, pense bem em impedir a passagem das baratas para o interior da casa, de uma maneira que o animal não morra e consiga manter o seu trabalho – porém, sem adentrar o seu lar.
Os Diferentes Tipos de Baratas
Além disso, o que muitos não sabem é que as baratas não são todas iguais. Dessa forma, há diferentes tipos de baratas e cada tipo responde de forma diferente aos estímulos externos, sendo muito diferentes umas das outras. A grande verdade é que o mundo das baratas é muito vasto e contempla uma grande variedade de subespécies.
Uma dessas espécies é a barata cascuda voadora, um tipo de barata cascuda que consegue dar pequenos voos rasantes, já que possui asas na parte das costas. Esse animal também apresenta outros nomes, sempre a depender da região na qual é visto, tendo características muito claras que fazem com que seja possível diferenciar esse tipo de barata das outras. Contudo, a grande verdade é que ninguém irá prestar atenção nos detalhes da barata antes de expulsar o ser da sua casa, embora seja importante conhecer as variedades desse animal tão presente em nossas vidas.
Veja abaixo mais detalhes sobre a barata cascuda voadora, um tipo de barata diferente daquela mais tradicional.
Características da Barata Cascuda Voadora
A barata cascuda voadora é mais um tipo de barata dentre tantas espécies desse animal. Esse tipo de barata costuma ser pequena, tendo um porte menor do que as baratas mais comuns, aquelas que vemos no dia-a-dia com mais frequência. Dessa forma, a barata cascuda voadora possui cerca de 40 milímetros e comprimento.
Essa barata costuma ser hábitos relacionados às casas, gostando bastante de estar perto de cozinhas e banheiros para buscar por alimentos. Esse tipo de barata, a barata cascuda voadora, não é encontrada com facilidade em algumas regiões do Brasil, sendo restrita a certas partes do país.
De forma mais específica, a barata cascuda voadora costuma ser muito comum na região Nordeste do Brasil e ainda na região Norte, onde o clima favorece o crescimento do animal e faz com que o desenvolvimento se torne mais fácil para esse tipo de barata. Já em outras partes do país, sobretudo aquelas onde o frio é mais severo no inverno, a barata cascuda voadora costuma não ser comum.
Nome Científico e Mais Detalhes da Barata Cascuda Voadora
A barata cascuda voadora atende pelo nome científico de Leucophaea maderae. Porém, o mais comum mesmo é que ela seja chamada de barata cascuda, cascudinha, barata d’água ou voadeira.
É claro que os nomes sempre dependem das regiões mais comuns do animal, sendo que a nível nacional é mais comum chamar esse ser de barata cascuda voadora ou apenas barata cascuda. Um detalhe interessante sobre esse tipo de barata é que a barata cascuda é comum, também, nas regiões do Caribe e América do Norte, além de ser muito comum em outros países da América do Sul.
Porém, para que a barata consiga crescer e se desenvolver de forma consistente, é necessário que haja bastante calor no ambiente e que a umidade do local seja considerável. Só isso, então, fará com que a barata cascuda voadora seja capaz de atingir um tamanho considerável e chegar à fase adulta.
Como Acabar Com as Baratas
As baratas costumam ser um grande problema para quem não está muito acostumado com esse tipo de inseto. Por mais que não seja agradável ter uma barata por perto, porém, esse tipo de animal não é muito perigoso para as pessoas e o máximo que pode fazer é, em uma hipótese remota, transmitir alguma doença ligada à falta de higiene.
Contudo, o mais comum é que as baratas não sejam um problema para as pessoas. Porém, se você deseja acabar com as baratas em casa, é muito importante que a umidade seja mantida muito distante do seu lar. Isso porque as baratas dependem da umidade para se desenvolver bem, e sem água acabam por morrer em pouco tempo. Ademais, não deixe restos de comida pela casa, pois os restos atraem as baratas e pode até mesmo atrair outros animais.