Baratas
Esse inseto comum em lares brasileiros, não são queridos pelas donas de casa, embora sua presença muitas vezes faça parte da natureza, já que esses insetos ajudam na limpeza do meio ambiente. Se alimentam de excrementos, seres mortos e em decomposição e por conta disso, são essenciais no ciclo natural, já que sem elas, o excesso de bactérias e matéria orgânica no solo apodreceria as árvores e demais seres naturais que dependem desse processo para existirem.
Como as redes de esgotos estão lotadas de sujeira e as baratas sobrevivem bem em qualquer ambiente, elas conseguem passar por eles e aparecer nas mais diversas residências, independente da limpeza que tenha sido feita.
Claro, que a presença de um aumento excessivo do inseto significa um problema, que geralmente pode ser sujeira em uma quantidade maior que o comum ou problemas no encanamento ou outras particularidades que podem ser investigadas.
Além disso, colocar venenos como meio de afastar as baratas é uma opção comum, principalmente em ambientes domésticos que sua presença não é importante e na realidade pode até fazer mal para os moradores, já que como mora em ambiente com muitas bactérias, fungos e vírus, a mesma transmite doenças quando em contato com os homens.
Mas, a barata que abordaremos nesse artigo, é a famosa barata voadora! Que causam um verdadeiro filme de terror quando sem querer aparecem voando em determinados locais. Se a barata andando exige coragem de pessoas para ser morta sem ajuda de veneno, imagine a voadora que muitas vezes trazem o trajeto de voo em direção as pessoas que estão a atacando, não é mesmo?
Antes que você se depare com uma e queira deixar sua casa para ela, vamos falar sobre suas características, pois como vimos anteriormente, todo animal foi criado por uma razão e possui uma responsabilidade específica em seu habitat natural.
Características da Barata Americana
Tem esse nome pois são insetos dotados de asas que são muito comuns na América do Sul em países como Brasil, entre outros. Apesar do nome, elas podem ser colocadas em armazenamentos e envios de produtos, e por serem extremamente resistentes conseguem viver em todos os locais do mundo.
Os aparecimentos mais frequentes em países latinos se devem em razão a nossa rede de esgoto que não é tão preparada e tecnológica como de países de primeiro mundo. É muito comum americanos virem para o Brasil e acharem sem sentido jogar papel no lixo ao invés do vaso sanitário, já que a rede de esgoto lá é mais preparada e todos os dejetos são colocados no vaso.
Além de claro, o clima. Embora existam teorias que as baratas são sobreviventes do Big Bang, algumas baratas não resistem a temperaturas muito baixas e por conta disso, estão mais presentes em países e locais com clima mais quente.
Possui uma coloração escura, marrom, antenas no começo da cabeça que funcionam como um sensor para sentir os alimentos antes de serem sugados, além de saber sobre a presença de predadores como lagartixas, gatos e aves.
As baratas possuem regeneração celular, ou seja, mesmo que você corte um pedaço dela, ela consegue curar aquela área naturalmente, assim como a nossa pele quando cortada. O sistema ósseo inclusive, é uma das áreas que possuem essa função, uma das razões que apenas bater nela não funciona.
Para matá-la, devemos asfixiar com venenos ou acertar em seu sistema nervoso, que mesmo assim pode se curar com algumas falhas quem nunca viu uma barata americana guerreira caindo ou andando torta por aí como se estivesse cega ou algo do tipo?
Ou seja, esses insetos são realmente resistentes! Alguns pesquisadores dizem que elas podem ter se originado na África e sido trazidas conforme o desbravamento para outros locais. Alguns acreditam que elas são universais e só mudam de acordo com o ambiente e a evolução que teve de acordo com a onde se estabilizou.
Seu nome científico é Periplaneta Americana.
Classificação da Barata Americana
- Reino: Animalia
- Filo: Arthropoda
- Classe: Insecta
- Ordem: Blattodea
- Família: Blattidae
- Gênero: Periplaneta
- Espécie: Periplaneta americana
Como Evitar a Presença da Barata Americana
Para evitar que insetos que transmitam doenças e malefícios para saúde humana estejam presentes em nossas residências, ter alguns cuidados é fundamental. No caso, mantenha sempre o ambiente limpo, evitando comidas em cima do fogão ou no chão.
Nunca deixe nada apodrecer no forno e até mesmo na geladeira. Esses insetos são atraídos pelo cheiro e quanto mais “quente” mais atrativo é. Junte sempre seu lixo e jogue fora de acordo com as leis da sua cidade, separando em orgânicos e recicláveis.
Principalmente no banheiro, nunca deixe papeis de urina e fezes acumulados por muito tempo, e nem sua lixeira sem limpar, mesmo retirando o saco de lixo. O ideal é fazer essa limpeza diariamente ou a cada dois dias em lares com poucas pessoas.
Colocar um cesto e nunca deixar sacos no chão também são excelentes alternativas para não ter surpresas durante o banho.
Caso tenha animais em seu quintal, também junte todos os dejetos e de banhos quinzenais em seu pet, já que os odores de bichos podem atrair insetos além de baratas e isso é muito prejudicial para vida dele.