Você sabe o que é uma Baleia Piloto de Aleta Longa, onde ela vive e quais suas características? Acompanhe esse artigo até o final e conheça um pouco mais sobre esse animal de nome extraordinariamente grande.
Existem duas espécies de baleia piloto e são encontradas em todos os oceanos. As duas espécies somam cerca de 90.000 indivíduos. Com um nome tão grande, intriga as pessoas e despertam o interesse por conhece-las.
Por isso, a seguir, apresentamos mais informações sobre a Baleia Piloto de Aleta Longa, para que você conheça esse misterioso animal.
Características Da Baleia Piloto De Aleta Longa
A Baleia Piloto de Aleta Longa também é conhecida como baleia piloto de peitorais longas ou baleia piloto de nadadeira longa ou ainda baleia piloto de barbatana longa. Esse animal é mamífero e pertence a ordem dos cetáceos e seu nome cientifico é Globicephala melas. Essa espécie pertence ao grupo dos golfinhos, mas devido ao seu tamanho é chamada de baleia.
Essa espécie pode pesar entre uma e quatro toneladas e medir de 3 a 9 metros. É encontrada em todos os oceanos, principalmente em regiões subantárticas, no Atlântico Norte, no mar Pacífico e Mediterrâneo. É um animal pouco conhecido no Brasil, mas já foi encontrado nas costas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A baleia piloto é bastante social e vive em grupos grandes com harmonia, com aproximadamente 20 a 100 animais, devido a isso, são animais vulneráveis a encalhar em grande quantidade.
É um animal que não tem o rosto bem definido e sua cabeça tem forma arredondada, por isso comumente chamada de “melão”. É também na cabeça que se encontra a gordura do animal, que é condutora do som usado entre as baleias para se localizarem.
A cor da baleia piloto de aleta longa é predominantemente um cinza escuro, quase preto. Ela também possui uma mancha branca na barriga. Suas barbatanas são grandes, daí o nome baleia piloto de barbatana longa. Elas ficam bem próximas da cabeça da baleia e suas nadadeiras são bem longas e no formato de um bumerangue.
Há uma diferença na barbatana entre machos e fêmeas. Os machos tem a barbatana dorsal em formato côncavo e enrolam-se para trás. Já nas fêmeas, a barbatana é mais triangular, bastante parecida com a dos golfinhos. Além disso, a cabeça dos machos é mais desenvolvida que a das fêmeas, especialmente nos animais mais velhos.
Existe outra espécie de baleia piloto muito semelhante a essa que é a Globicephala macrorhynchus. Trata-se de uma baleia piloto de aleta curta. Elas podem ser confundidas no mar, pois são muito parecidas, se diferenciando apenas por suas barbatanas.
Alimentação E Reprodução
A baleia piloto de aleta longa se alimenta basicamente de polvos, lulas e peixes, chegando a consumir até 14 quilos de comida por dia. Geralmente sua caçada acontece a noite, através de mergulhos que duram de 10 a 16 minutos e podem chegar até 600 metros, graças ao “melão” que é denso e acaba ajudando a baleia ir mais fundo.
Quanto a reprodução, as baleias piloto são polígamas e sua época de acasalamento acontece nas águas mais frias entre fevereiro e março. As fêmeas atingem a maturação sexual aos oito anos, enquanto que os machos levam treze anos.
A gestação da baleia piloto de aleta longa dura 15 meses. Os filhotes nascem dentre julho e outubro, medem 1,4 metros aproximadamente e pesam cerca de 75 quilos. Os filhotes nascem sem dentes e se amamentam por quase 27 meses, que é o período em que a fêmea tem ainda leite. Depois dessa fase, as crias ficam com a mãe até os dois anos, quando se tornam independentes.
Curiosidades Da Baleia Piloto De Aleta Longa
- As baleias piloto já foram encontradas encalhadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo aqui no Brasil.
- Por diversas vezes, foram encontradas encalhadas no Golfo do México.
- As Fêmeas dão à luz uma vez a cada três anos.
- Baleias piloto mais jovens são bem ativas, realizando acrobacias.
- São capturadas acidentalmente por pescadores em suas redes.
- Em cativeiro, esse animal pode consumir até 20 quilos de lulas no dia.
- As orcas e tubarões são predadores das baleias piloto.
- No Japão há a caça dessa baleia.
Na Dinamarca a caça a baleias piloto é proibida. Porém, nas Ilhas Faroes é permitida, pois lá acontece um ritual que por muitos de fora acreditam que é um massacre de animais.
Nesse ritual, que acontece especialmente no verão, as baleias são trazidas até a costa por barcos, onde os moradores usam arpões e facas e dão golpes no animal, deixando o mar todo vermelho. Com uma lança, eles cortam a medula espinhal da baleia, que perde a consciência rapidamente, em menos de dois segundos.
Esse ritual é conhecido como “grindadráp” e já é feito há centenas de anos. Ele é organizado e realizado pela própria comunidade da ilha e não tem fins comerciais. Através dele, os pescadores se alimentam da carne e usam a sua banha para diversos produtos.
Apesar de a população da ilha considerar essa caça como parte da cultura e de sua história, diversos grupos e organizações de proteção aos animais criticam-na e consideram essa tradição muito cruel.