Home / Animais / Baleia Jubarte: Ficha Técnica, Tamanho, Peso, Habitat e Fotos

Baleia Jubarte: Ficha Técnica, Tamanho, Peso, Habitat e Fotos

A baleia jubarte, como nome científico é Megaptera novaeangliae é um cetáceo  que chega a pesar até 40 ton. e medir até 18 mts., com expectativa de vida em cerca de 80 a 90 anos. Até a proibição da caça comercial em 1985, todas as populações de baleias jubarte foram bastante reduzidas, algumas em mais de 95%. A população da espécie está aumentando em abundância em grande parte do seu alcance, mas enfrenta ameaças de emaranhamento em equipamentos de pesca, poluição causada por embarcações, ruído subaquático e impactos de habitats, sendo que o risco é muito maior em algumas áreas costeiras com tráfego intenso de navios.

Baleia Jubarte: Ficha Técnica

Características

A baleia jubarte recebe seu nome comum da corcunda característica em suas costas. Suas barbatanas peitorais longas inspiraram seu nome científico, Megaptera , que significa “big-winged”. As baleias jubarte são as favoritas dos observadores de baleias – elas são freqüentemente ativas, saltando da água e batendo na superfície com suas barbatanas peitorais.

Os corpos das baleias jubarte são principalmente negros, mas os indivíduos têm diferentes quantidades de branco nas barbatanas peitorais, na barriga e na parte inferior das barbatanas (caudas). Muitas baleias jubarte do hemisfério sul têm grandes quantidades de branco em seus flancos e barrigas. Baleias jubarte do hemisfério norte tendem a ter menos marcas brancas.

Padrões de barbatana caudal, em combinação com diferentes formas e tamanhos de barbatana dorsal das baleias e / ou cicatrizes proeminentes, são únicos para cada animal. Eles são distintos o suficiente para serem usados ​​como “impressões digitais” para identificar indivíduos.

Comportamento

As baleias jubarte vivem nos oceanos ao redor do mundo. Eles percorrem distâncias incríveis todos os anos e têm uma das mais longas migrações de qualquer mamífero do planeta. Durante os meses de verão, as baleias-jubarte passam a maior parte do tempo alimentando e acumulando gordura (gordura) para sustentá-las durante o inverno. As baleias jubarte se alimentam de krill parecido com camarão e peixes pequenos, peneirando enormes volumes de água do oceano através de suas placas de barbatana, consumindo até uma ton. por dia.

Baleia Jubarte Comportamento

As baleias-jubarte usam várias “técnicas” para ajudá-las a ajuntar e desorientar suas presas, incluindo: bolhas, sons, fundo do mar e até barbatanas peitorais. Um método de alimentação específico visto nas águas do Alasca, chamado de “rede de bolha”, envolve o uso de cortinas de bolhas de ar para aprisionar suas  presas. Uma vez que os peixes são encurralados e empurrados para a superfície, as baleias se lançam para cima através da rede de bolhas com as bocas abertas engolindo suas presas. Diferentes grupos de baleias-jubarte usam outras estruturas de bolhas de maneiras semelhantes.

Habitat

As baleias jubarte vivem nos principais oceanos do mundo. Eles viajam grandes distâncias durante a migração sazonal, com alguns animais migrando 5.000 milhas entre áreas de alimentação de alta latitude de verão e áreas de acasalamento e parto em águas tropicais. No Pacífico Norte, algumas baleias jubarte migram do Alasca para o Havaí – elas podem completar a viagem de 3.000 milhas em apenas 36 dias. Durante o parto, eles preferem águas rasas e mornas comumente próximas a sistemas de recifes ou praias. As áreas de alimentação das baleias jubarte geralmente estão em águas frias e produtivas.

No Atlântico Norte, duas populações de baleias-jubarte se alimentam durante a primavera, o verão e o outono ao longo de uma faixa que se estende pelo Oceano Atlântico, do Golfo do Maine até a Noruega. Estas duas populações migram para o sul durante o inverno para parir e acasalar nas Índias Ocidentais e Cabo Verde (ao largo da costa da África) e, possivelmente, em outras áreas. Pelo A população mexicana, que se reproduz ao longo da costa do Pacífico do México e das Ilhas Revillagigedo, transita pela península da Baixa Califórnia e se alimenta de uma ampla faixa da Califórnia até as Ilhas Aleutas (Alasca), menos quatro populações de baleias jubarte ocorrem no Pacífico Norte.

A população da América Central, que se reproduz ao longo da costa do Pacífico da América Central, incluindo Costa Rica, Panamá, Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua, alimenta-se da costa oeste dos Estados Unidos e do sul da Colúmbia Britânica. A população do Havaí, que se reproduz nas principais ilhas do Havaí, se alimenta na maioria das áreas de alimentação conhecidas no Pacífico Norte, particularmente no Sudeste do Alasca e no norte da Colúmbia Britânica.

A população do oeste do Pacífico Norte, que se reproduz nas áreas de Okinawa, Japão e Filipinas, alimenta-se no norte do Pacífico, principalmente no Mar Ocidental de Bering e na costa russa e nas Ilhas Aleutas. Há também evidências da existência de uma quinta área de reprodução no oeste do Pacífico Norte. Sete populações de baleias jubarte são encontradas no hemisfério sul, todas alimentando-se de águas antárticas.

Reprodução

Eles migram para latitudes mais baixas para reprodução. Durante esse período, os machos exibem um comportamento competitivo em torno das fêmeas e muitas vezes batem ou se superpõem, algumas vezes causando lesões sanguinolentas. Embora a reprodução não tenha sido diretamente  observada, acredita-se que os machos estejam competindo pelo acesso às fêmeas. Os machos também cantam músicas complexas por horas que podem ser ouvidas a 32 km de distância – as partes de baixa frequência da música são audíveis muito mais longe em águas profundas.

As baleias-jubarte atingem a maturidade sexual entre os 4 e os 10 anos de idade. As fêmeas produzem um único filhote, em média, a cada 2 a 3 anos, embora o parto anual tenha sido documentado em alguns indivíduos. Após 11 meses de gestação, os filhotes nascem com 4 mts. de comprimento. Os filhotes amamentam e ficam perto de suas mães por até um ano de idade. As mães são protetoras e afetuosas com suas crias, nadando perto e muitas vezes tocando-as com suas nadadeiras. Embora não se acredite que os filhotes mantenham associações de longo prazo com suas mães, eles são mais propensos a serem encontrados nas mesmas regiões de alimentação e reprodução de suas mães.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *