Nos mares existem os animais mais curiosos, fantásticos e também maiores do planeta Terra. No entanto, esse local ainda é pouco explorado e conhecido.
Há milhares de espécies que ainda são desconhecidas e que vivem nas profundezas do mar, enquanto há ainda outras muito conhecidas e que possuem muitos estudos e pesquisas a respeito.
De qualquer forma, há muito ainda a ser descoberto. Para se ter uma ideia, apenas 10%, ou menos, das profundezas dos mares são conhecidas. Sendo que a Terra possui dois terços de água.
Então, há muitos animais ainda que vivem totalmente no anonimato, enquanto outros, apesar de serem conhecidos, possuem pouquíssima informação e conteúdo.
No entanto, existe um animal marinho muito conhecido, e a sua fama é tanta que existem vários estudos, pesquisas e interesse sobre ele.
No caso, seria a baleia. E hoje iremos falar sobre os ricos de extinção que ela corre, quais são os perigos envolvidos, e além disso, você também irá aprender sobre suas características principais, sua alimentação, como ela se reproduz e quais são os lugares onde ela é mais encontrada.
Características
No plante Terra, existem 13 espécies diferentes de baleias. A espécie mais conhecida, no entanto, é a Minke, com cerca de 900 mil baleias distribuídas por todo o globo terrestre.
As baleias fazem parte da subordem chamada Mysticeti, que possui os maiores cetáceos, que popularmente são conhecidos como rorquais ou baleias.
Existe também a subordem chamada Odontoceti, onde alguns membros também podem ser chamados de baleia, como é o caso da baleia-branca e também baleia-bicuda.
A principal diferença entre essas duas subfamílias, é que as baleias Mysticeti não possuem dentes, mas sim cerdas feitas de um material de textura queratinosa, que possui a função de recolher alimentos e também de filtrar a água que ela ingere.
Dentre todos os mamíferos da Terra, as baleias estão em primeiro lugar quando se trata de tamanho. Inclusive, a baleia-azul, muito famosa, concorre com o titanossauro em tamanho, porém esse já foi extinto.
A classificação científica geral dos cetáceos é:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Cetacea
- Subordem: Mysticeti
- Família: Dolphinidae
Assim como outros animais, baleia é o nome dado para diversas espécies de cetáceos que possuem como características semelhantes principais a capacidade de viver no mar, que são mamíferos, possuem nadadeiras e não possuem pelos pelo corpo.
Alimentação
As baleias que possuem dentes, cerca de 1 até 260, e eles são usados para poder reter os alimentos. As principais presas são: lulas, peixes, focas e, às vezes, até mesmo leões-marinhos.
Elas usam os dentes para captura a presa, e uma vez que a presa esteja na boca, a baleia engole de uma vez só.
Algumas baleias comem de tudo, desde focas até mesmo pássaros marinhos, como é o caso da baleia orca. No caso da baleia-piloto, a preferência dela é de bacalhau.
Quando adultas, as baleias conseguem comer cerca de 1 tonelada de comida por dia. É muita comida.
Já as baleias que não possuem dentes, mas barbatanas, que são consideradas as verdadeiras baleias, a alimentação é feita pela filtração de feita pelas suas barbatanas.
Os principais alimentos desse grupo de baleias serão pequenos peixes, pequenos organismos e crustáceos, e alguns plânctons.
Reprodução
Quando é feita uma comparação com outros animais, a capacidade de reprodução dos cetáceos é considerada baixa.
Após cerca de 9 até 16 meses, as baleias fêmeas dão luz à apenas um filhote. Geralmente, a reprodução ocorre a cada três anos. Quando filhote, a baleia pesa cerca de 2 toneladas, e mede cerca de 4 a 5 metros, já no nascimento.
Os filhotes já nascem sabendo nadar, e costumam a crescer de forma muito rápida. Acompanham os pais por algum período, e aos 6 ou 13 anos de idade as baleias atingem sua maturidade sexual.
Perigo de Extinção
Como citado no início, existem 13 espécies de baleias conhecidas, e entre elas, quatro sofrem forte perigo de extinção, são elas: baleia-azul, baleia-cinza, baleia-franca-do-norte e a baleia-cabeça-redonda.
Apesar de essas quatros estarem correndo maior risco de extinção, as outras nove não estão em uma situação tão segura também.
Em 1985, a pesca de baleia foi proibida, apesar disso, de acordo com o Greenpeace, todas as baleias possuem grande risco de serem extintas.
Para que a população total seja recuperada, e as baleias possam sair dessa zona perigosa, muitas décadas de proteção ainda são necessários. Durante as últimas décadas, as baleias sofreram muito.
E, para completar, a baleia possui uma reprodução muito lenta, como citado também, o que faz com que a recuperação da população das baleias demore mais ainda a ser ajustada.
As principais baleias em ameaça de extinção são:
- Baleia-azul: hoje há uma população estimada em cerca de 400 a 1.400 indivíduos da espécie. Essa baleia é o maior mamífero existente, medindo cerca de 33 metros, e com um peso de cerca de 130 toneladas. Vive principalmente em mares gelados, como na Antártida e nos oceanos Pacífico e Atlântico, na parte norte.
- Baleia-cabeça-redonda: no mundo há cerca de 8.000 indivíduos da espécie. É conhecida também como bowhead, e mede cerca de 18 metros, com 100 toneladas. Vive principalmente no ártico.
- Baleia franca do norte: há apenas 320 indivíduos da espécie restante. São muito dóceis, e para os caçadores, se tornaram presas fáceis. Podem medir cerca de 18 metros e pesar cerca de 80 toneladas. Com um corpo quase todo preto, a cabeça possui algumas calosidades, que são muito parecidas com verrugas. Vive principalmente no mar atlântico na costa do Canadá.
- Baleia-cinza: existem cerca de 26.400 indivíduos dessa espécie vivos. Vivem em grupos de no máximo três baleias, e medem cerca de 14 metros, pesando até 35 toneladas. É encontrada principalmente na parte oeste da costa do Canadá e também dos Estados Unidos.
Apesar das leis que foram criadas com a intenção de evitar a extinção das baleias, muitos países acabam não seguindo, e continuam caçando baleias, como o Japão, Noruega e Islândia. As baleias são usadas principalmente como alimento e para a produção de óleos especiais.
Há um esforço enorme entre as associações, governos e organizações para que a extinção as baleias sejam evitadas. Mais e mais programas de conscientização e de preservação são criados.
E você? Já teve a oportunidade de ver uma baleia ao vivo? Deixe nos comentários o que você achou.