Depois de ter sido caçada quase até a extinção há mais de 150 anos, e novamente nos anos 1900, a baleia cinzenta se recuperou em população mais rapidamente do que qualquer outra espécie de baleia. Vejamos algumas características e curiosidades dessa surpreendente espécie:
Eschrichtius Robustus
A baleia cinzenta é um grande mamífero marinho que faz parte da subordem das baleias de barbatanas e pertence à família dos cetáceos, que também inclui golfinhos e botos. Durante a indústria baleeira, que ocorreu entre o século 17 e o século 20, a baleia cinzenta foi caçada em grande parte por seu óleo, até o ponto da quase extinção.
Felizmente, com a ajuda de organizações e do governo, os mamíferos marinhos, como a baleia cinzenta, são agora uma espécie protegida e a caça é considerada ilegal. Hoje, seus números cresceram e estima-se que existam pelo menos 20.000 baleias cinzentas em surpreendente convívio social com humanos desde o fim da era comercial da caça às baleias.
Tamanho, Peso E Outras Características
Quando totalmente crescida, a baleia cinzenta pode atingir comprimentos de mais de 15 metros, no entanto, seu tamanho médio está mais próximo de 11 a 13 metros de comprimento. Tal como acontece com outras baleias de barbatanas, as baleias cinzentas fêmeas geralmente crescem ligeiramente maiores do que as suas contrapartes masculinas.
Em termos de peso, estes mamíferos marinhos podem medir até 40 toneladas quando totalmente desenvolvidos. A baleia cinzenta tem uma coloração de ardósia cinza escuro com manchas brancas cobrindo seu corpo, justificando seu nome comum.
Em muitos casos, esses mamíferos marinhos também podem ser cobertos por parasitas e outros organismos, fazendo com que sua pele pareça descolorida e dando à baleia cinzenta a aparência de rochas do oceano. Além disso, em vez de ter uma barbatana dorsal como outras espécies de baleia, a baleia cinzenta tem uma pequena protuberância dorsal localizada na extremidade de suas costas.
A fim de permanecer quente em águas frias, a baleia cinzenta tem uma espessura de gordura isolante que mede até 10 centímetros. Em comparação com a maioria das outras baleias, suas cerdas de barbatana são relativamente curtas.
Esta é a razão para que as baleias cinzentas pertençam à subordem da baleia de barbatanas, pois possuem placas de barbatanas com cerdas ligadas a elas, as quais são usadas para filtrar suas presas da água.
A natação é auxiliada pelo uso de leques como o vento que a baleia sobe e desce para se deslocar pela água. Tal como acontece com outros cetáceos, a baleia cinzenta também tem um par de nadadeiras para ajudá-lo a dirigir e girar ao nadar.
Habitat e Migração
As baleias cinzentas são freqüentemente encontradas nadando no leste do Oceano Pacífico e perto da Coréia, no oeste do Oceano Pacífico. No entanto, observações recentes em áreas como o mar Mediterrâneo sugerem que esses mamíferos marinhos podem começar a repovoar áreas que podem ter sido abandonadas devido as atividades de caça anteriormente.
Todo mês de outubro, pequenos grupos de baleias cinzentas fazem longas viagens de migração de seus campos de alimentação nos mares de Bering e Chukchi e migram para a península de Baja, no México, e para o golfo sul da Califórnia, onde acasalam e criam seus filhos. Durante viagens de migração, até 20.000 baleias cinzentas podem ser vistas nadando no oceano.
A viagem de migração leva em média de 2 a 3 meses para ser concluída e é considerada uma das mais longas viagens de migração de qualquer animal com duração de 9.000 a 16.000 milhas náuticas, embora pareça que, em média, suas viagens de migração estejam próximas de 8.000 a 10.000 milhas. Durante estas viagens, as baleias cinzentas viajam noite e dia, movendo-se a uma velocidade média de 5 km/h ou menos até chegarem ao seu destino.
Assim que chegarem ao local de acasalamento, elas começarão a cortejar outras baleias e as que estiverem grávidas começarão a dar à luz seus filhotes. Quando a estação de acasalamento termina, elas começam sua jornada de volta ao leste do norte e oeste do oceano Pacífico para se alimentar, relaxar e se preparar para a próxima estação de acasalamento.
Método de Alimentação
As baleias cinzentas são alimentadoras de fundo e caçam suas presas nadando até o fundo do oceano, virando de lado e recolhendo sedimentos do fundo do mar. Uma vez que sua presa se eleva do fundo do mar, esses mamíferos marinhos usarão suas cerdas de barbatana para filtrar através da água enquanto capturam e prendem suas presas em suas cerdas de barbatana, daí o termo alimentação por filtração.
Como são pequenos espaços entre as cerdas, a água pode passar através das cerdas sem problemas, no entanto as cerdas são embaladas com força suficiente para impedir que suas presas escapem. Sua dieta primária consiste em comer crustáceos bentônicos, mas elas consomem uma variedade de pequenas presas que são filtradas também em seu caminho.
Enquanto baleias cinzentas adultas consomem os crustáceos bentônicos e outros tipos, suas baleias filhotes são alimentados com leite até que possam caçar por conta própria também. Como a baleia cinzenta é um mamífero marinho, elas são de sangue quente, respiram ar, dão à luz e produzem leite para alimentar seus filhotes.
Baleia Cinzenta: Curiosidades
A baleia cinzenta constitui uma das cerca de 90 espécies conhecidas de cetáceos existentes atualmente. Baleias cinzentas podem consumir até 300 litros de leite por dia durante o primeiro ano de nascimento.
Devido aos seus agressivos comportamentos de luta quando os baleeiros tentariam capturar esses mamíferos marinhos, os baleeiros se refeririam às baleias-cinzentas como “peixe-diabo”. Uma vez uma espécie caçada e ameaçada de extinção, a baleia cinzenta é agora considerada um dos mamíferos marinhos mais populares para aqueles que participam da indústria de observação de baleias.
Uma baleia cinzenta adulta pode pesar tanto quanto ou mais de 5 elefantes adultos. Ao contrário das baleias dentadas que nascem com um único furo, a baleia cinzenta possui dois furos. Os primeiros ancestrais da baleia cinzenta existiam há mais de 30 milhões de anos.
Os únicos predadores naturais conhecidos para a baleia cinzenta são um grupo de baleias assassinas. Em termos de outros predadores, as baleias cinzentas também podem enfrentar ataques ocasionais de caçadores de baleias ilegais. Como sempre o homem sendo o pior inimigo da natureza!