Existem muitas centenas de primatas em diversos gêneros, mas poucos são tímidos como o babuíno gelada. Este animal vive nas planícies mais altas da Etiópia, e é conhecido como o babuíno com coração sangrando por conta da cor incomum em seu tórax.
Babuíno gelada é chamado cientificamente de theropithecus gelada e é o remanescente das espécies do gênero ao qual pertenciam os maiores babuínos.
Um deles foi o theropithecus oswaldi, nativo da Espanha mas que também podia ser encontrado em outras regiões europeias e pesava como enormes primatas semelhante ao atual gorila.
Babuíno gelada é um macaco de proporções medianas com uma pelagem marrom e pesa 30 kg, embora geralmente vá de 12 a 20 kg. Como já dissemos, uma características marcante na espécie, macho ou fêmea, é um tufo de pelos vermelhos que possuem na altura do peito, com forma que se assemelha a um coração.
Eles têm uma cauda não preênsil presente apenas em espécies de macacos das regiões americanas. A longevidade registrada da espécie vai até 14 anos, o ciclo reprodutivo ultrapassa os 30 dias e o período de gestação dura cerca de seis meses.
Duas subespécies deste animal foram reconhecidas: theropithecus gelada gelada e theropithecus gelada obscurus, ambas com uma pelagem mais escura.
Este primata africano tem um grande dimorfismo sexual: os machos têm os cabelos mais volumosos, em especial nos ombros, na cabeça e na face. A palidez na região dos olhos e as presas enormes tornam seus gestos ameaçadores e aterrorizantes.
Comportamento do Babuíno Gelada
Ao contrário da maioria dos primatas, o babuíno gelada não é arbóreo mas vive basicamente em terra. É um animal diurno que vive em grupos compostos por um líder masculino, algumas fêmeas e outros machos conhecidos como seguidores. Estes bandos são geralmente constituídos por 300 indivíduos.
O babuíno Gelada passa a maior parte do tempo comendo folhas e flores, e dedica a maior parte do dia ao manuseio de alimentos, o que lhe permitiu desenvolver o polegar opositor. Ele também se limpa como outros primatas e produz sons semelhantes a murmúrios.
Essas vocalizações o transformam no único primata não humano capaz de modular rapidamente o tom da voz e adaptá-lo de maneira muito semelhante ao ser humano. Ele faz isso batendo nos lábios.
Este animal tem um relacionamento peculiar com o lobo etíope. Esta espécie está em risco de extinção, e este babuíno permite ele caçar com ele, o que aumenta suas chances de ser bem-sucedido. Isto é devido ao fato de que as presas de lobos são roedores.
O babuíno gelada parece não adquirir nada de vantajoso nesse relacionamento entre ele e os lobos, o que talvez indique ser apenas altruísmo ou simples indiferença.
Habitat do Babuíno Gelada
O babuíno gelada vive apenas nos prados de alta montanha, em altitudes de 1400 a 4400 m. As duas subespécies, do babuíno gelada são comumente encontrados ao redor dos lagos etíopes de Tana e Takezé.
Ambas as subespécies não são classificadas como ameaçadas de extinção, pois existem mais de 500 espécimes. Ainda assim, sua população desse babuíno sofre constantemente com a caça furtiva, quem invariavelmente os perseguem para a fabricação de perucas bem como cobaias em pesquisas. Também a fragmentação do habitat é outro perigo.
No entanto, o maior problema é a mudança climática. Nos locais altos onde este animal vive, as temperaturas são adequadas tanto para a espécie quanto para a alimentação, e o aumento da temperatura faz com que o babuíno Gelada suba em habitats cada vez mais altos ano após ano.
O ruim é que esses lugares estão ficando cada vez menores. Isso faz da Gelada um genuíno refugiado climático.
Reprodução do Babuíno Gelada
O período reprodutivo não tem prazo estrito. Em algumas áreas, o pico reprodutivo cai em maio. Nesse momento, as fêmeas apresentam suas nádegas aos machos e, em seguida, os machos respondem ao namoro. As fêmeas podem cerca de 5 vezes ao dia.
A maioria dos nascimentos ocorre à noite. Os recém-nascidos têm rostos vermelhos, olhos fechados e o corpo está coberto de cabelos pretos. As fêmeas grávidas e as que estão dando à luz estão fora do ciclo reprodutivo. Outras fêmeas podem se interessar por jovens e até sequestrá-los.
Nas primeiras cinco semanas, a mãe carrega seus filhotes de bruços e depois rola de costas. Após cerca de 5 meses de vida, uma pequena gelada pode se mover sozinha. Um homem em idade reprodutiva pode compartilhar algumas das responsabilidades de cuidados de um jovem quando atingir 6 meses.
Os machos atingem a puberdade aos 4 ou 5 anos de idade e começam a se reproduzir somente depois de dominar um grupo de fêmeas, com cerca de 10 anos. As fêmeas amadurecem após cerca de 3 anos, apesar de começarem a se reproduzir um ano depois.
Estrutura Social do Babuíno Gelada
Os Geladas vivem em comunidades complexas e de várias camadas, parecendo os bandos criados pelos babuínos. O menor e o grupo mais básico de geladas são os grupos familiares/reprodutivos constituídos por 1 a 12 fêmeas, seus filhotes e 1 a 4 machos. Os machos também formam grupos de solteiros com cerca de 15 indivíduos.
Além desses grupos, também existem grandes rebanhos formados por cerca de 30 indivíduos. Esses rebanhos podem contar com cerca de 60 macacos, geralmente de diferentes grupos. Estes não são grupos permanentes – eles funcionam por um curto período de tempo.
Grandes comunidades de babuínos Geladas consistem em 1-4 grupos cujas áreas de alimentação se sobrepõem.
Mais Curiosidades Sobre Babuíno Gelada
As fêmeas dos grupos familiares parecem estar próximas uma da outra. Durante a estação reprodutiva, eles podem acasalar com três machos diferentes do seu grupo. Entre as fêmeas, ocorre principalmente interação social como cuidados mútuos.
No que diz respeito a reprodução, existe uma hierarquia entre as fêmeas: aquelas que são mais altas na hierarquia são mais bem-sucedidas e podem dar origem a mais filhotes.
Os machos podem permanecer no seu grupo de 4 a 5 anos e depois precisam sair. No entanto, acredita-se que eles frequentemente retornem aos seus grupos familiares para assumi-los. Eles podem fazer isso através de um ataque direto ou ingressado no grupo e atraindo fêmeas.
Quando um rival aparece nesses casos, as fêmeas podem apoiar seu antigo mestre ou se opor a ele. O macho dominante exerce mais influência sobre as fêmeas e mantém sua posição não por agressão, mas por cuidado mútuo.
A marca de aceitação das fêmeas pelo macho é apresentar sua graça. No entanto, nem todos os subordinados podem copular com o macho dominante.
A vida útil do babuíno Gelada vai até os 20 anos de idade. E seu nome científico e de gênero Therophitecus vem do termo grego para “terrível macaco” ou macaco-besta”.
Os babuínos geladas também são capazes de mastigar plantas com a mesma eficácia que a zebra e o nível de complexidade do som emitido pelas Geladas é o próximo ao humano.