Babuínos são macacos de aparência muito distinta que habitam grande parte da África e algumas áreas da Ásia. Eles têm focinhos longos, quase parecidos com cães, olhos muito próximos, e seus braços e pernas têm quase o mesmo comprimento, então eles andam muito como um cachorro. Às vezes, os babuínos chamados “macacos de cachorro” são muito comuns na paisagem africana. Eles são animais muito sociais que vivem em grupos grandes e animados chamados “tropas” de até 100 membros.
Babuínos passam a maior parte do dia andando de quatro no chão. Eles se retiram para as árvores à noite e são muito bons alpinistas, mas, como todos os macacos do Velho Mundo, sua cauda não é preênsil e não pode ajudar na escalada além do equilíbrio. O mandril é a maior espécie de macaco e tem apenas um tronco de cauda. Higiene, alimentação e socialização geral são essenciais para o bem-estar da tropa de babuínos. Os babuínos são muito vocais e se comunicam não apenas com cerca de 40 diferentes vocalizações distintas, mas com inúmeros gestos de mãos e braços e rostos muito expressivos.
Eles têm lábios muito móveis, bochechas e sobrancelhas, e têm expressões distintas para submissão, implorando e iniciando o jogo. Babuínos fazem contato visual entre si e são muito afetuosos, de mãos dadas, abraçando e, é claro, se cuidando mutuamente. A grande tropa se divide em unidades menores para forragear durante o dia e é composta de fêmeas estreitamente relacionadas e seus filhotes, com machos não aparentados tentando ganhar favor ou domínio sobre as fêmeas.
A Sociedade Dos Babuínos
A sociedade babuíno é geralmente bastante pacífica e cooperativa com vários adultos, auxiliando na criação de jovens e tropas ativamente envolvidas na defesa de todos os membros. Algumas espécies, o chacma e os hamadryas em particular, e algumas tropas individuais provam ser muito mais violentas, no entanto, e a luta entre os machos para ganhar domínio também pode incluir o infanticídio. Existe uma diferença extrema de tamanho entre os sexos com machos adultos, geralmente pelo menos duas vezes maior que as fêmeas adultas . O macho babuíno hamadryas desenvolve uma incrível juba branca à medida que amadurece e, é claro, o mandril macho maduro tem um focinho colorido de vermelho, branco e azul, com uma mecha de pêlo dourado sob o queixo e cores semelhantes na garupa. De fato, o mandril macho é provavelmente o mamífero mais colorido do reino animal . – Fatos do babuíno.
Hoje, os seres humanos são o predador número um dos babuínos. Os babuínos são conhecidos por invadir as plantações e até invadir celeiros e dependências. Eles matam e comem aves domésticas e pequenos animais, como cabras e coelhos também. Os agricultores defendem suas plantações caçando babuínos e tropas que invadiram celeiros ou edifícios foram caçados por cidades inteiras .
O babuíno muito inteligente e engenhoso se colocou em perigo através de seus próprios nervos e esperteza. Outra ameaça potencial a esses animais é o aumento de seu uso em laboratórios de pesquisa . Acordos internacionais recentes retardaram e interromperam grande parte do uso de chimpanzés em instalações de pesquisa, mas o babuíno e outras espécies de primatas permanecem desprotegidos e estão sendo usados para preencher um vazio. O babuíno é uma criatura extraordinariamente brilhante que não só tem uma vida social muito complexa, mas também é semelhante aos nossos ancestrais em sua capacidade de se adaptar à vida fora da floresta pesada.
Na Savana
Na savana, os babuínos verde-oliva e amarelo encontram regularmente alguns dos maiores predadores do mundo. Leões, leopardos, cães selvagens africanos e hienas caçaram babuínos, e a tropa de babuínos fica atenta a todos esses animais. Em geral, os babuínos são muito rápidos e tendem a evitar serem capturados por algumas dessas bestas maiores, e sabe-se que os babuínos atormentam grandes predadores, principalmente leões machos velhos , quando têm certeza de que as probabilidades estão a seu favor.
Além das interações com vizinhos hostis, foram observados babuínos interagindo de brincadeira com mangustos e chimpanzés. Essas espécies têm faixas sobrepostas onde as florestas encontram as planícies abertas. Chimpanzés e babuínos ocasionalmente lutam e fazem cócegas uns com os outros e ambas as espécies fazem sons de riso quando se envolvem. Babuínos são animais barulhentos e sociáveis. Eles exibem muitos traços comportamentais que são considerados “semelhantes aos humanos”. O vínculo entre mãe e bebê babuíno é muito especial, por exemplo, e eles seguem uma rotina diária muito parecida com a nossa. Babuínos são altamente adaptáveis, vivendo em uma variedade de habitats em toda a África Central.
Fatos Surpreendentes Sobre O Babuíno
- Babuínos são primatas sociais que tendem a viver em grupos de cerca de 50 indivíduos (os grupos podem ter até 300!). Eles serão rotineiramente vistos participando de comportamentos sociais, como higiene e compartilhamento de alimentos.
- Babuínos são principalmente vegetarianos, porém comem insetos e, ocasionalmente, peixes, pássaros e pequenos mamíferos.
- Babuínos têm uma variedade de vocalizações diferentes para se comunicar. Mais de 30 vocalizações distintas, incluindo grunhidos e gritos, são usadas, além de uma infinidade de gestos não vocais, como encolher os ombros e bater nos lábios.
- Existem cinco espécies de babuínos. As duas espécies mais comuns, babuínos de oliva e babuínos amarelos, vivem na África Oriental.
- O babuíno da Guiné é a menor espécie de babuíno, enquanto o babuíno de Chacma é o maior.
- Babuínos têm bochechas frouxas que lhes permitem coletar alimentos enquanto procuram comer mais tarde, quando retornam a uma área de segurança.
- A rotina diária dos babuínos é um pouco semelhante à nossa. Eles tendem a acordar por volta das 7h30. Eles passam algum tempo no grupo antes de sair para procurar comida. Eles passam a luz do dia forrageando, comendo, descansando e cuidando, antes de voltar para suas áreas de dormir à noite.
- As fêmeas tendem a dar à luz a cada dois anos. Eles geralmente têm um bebê e seu período de gestação é de 6 meses.
- O vínculo entre mãe e babuíno infantil é muito especial. A mãe carregará o filhote até que ele possa andar de costas. Eles estão em contato constante nos primeiros meses e a mãe é muito atenciosa. Somente quando uma criança atingir cerca de 4 meses de idade, será permitida a ela brincar e interagir com outros jovens babuínos.
- Babuínos são animais muito fortes e têm dentes caninos afiados semelhantes em comprimento aos leões. No entanto, tentarão evitar brigas usando vocalizações e gestos intimidadores.
- O babuíno era reverenciado na cultura egípcia antiga, sendo admirado por sua inteligência. O babuíno também era o símbolo do deus Thoth, e às vezes era retratado como um guardião dos mortos no submundo.
- Babuínos coexistem com ancestrais humanos há muitos milhões de anos. O fóssil de babuíno mais antigo é um crânio encontrado na África do Sul com 2 milhões de anos.