Os babuínos Anúbis da África são hoje uma das espécies de primatas mais bem-sucedidas na natureza. São encontrados em grande número nas savanas africanas e nas estepes das florestas. Seu estilo de vida social unido é um fator chave que lhes permite sobreviver nas terras duras da África.
Esses macacos do Velho Mundo formam tropas que podem ter até 150 membros. Juntos, eles podem ser altamente agressivos em relação a qualquer ameaça em potencial. O Babuíno Anúbis é um primata cujo nome científico é Papio Anúbis.
Babuínos têm uma pelagem grossa e peluda, que ocorre em uma combinação de cabelos amarelos, marrons e pretos em todo o corpo. Coletivamente, os cabelos dão uma sombra verde-oliva ao babuíno quando olhados à distância.
Características e Nome Científico
Babuínos Anúbis são conhecidos por esse nome, pois possuem um focinho parecido com um cachorro, que é bastante semelhante ao do deus egípcio chamado Anúbis.
Como a maioria dos macacos do Velho Mundo, os babuínos Anúbis têm caudas, mas não podem usá-los para agarrar ou segurar objetos. Em vez disso, a cauda tem um estofamento grosso, permitindo que o babuíno a use como uma almofada enquanto está sentado.
Machos e fêmeas desta espécie são facilmente distinguíveis por várias diferenças físicas. Os machos são maiores e têm pelos mais longos na região da cabeça e pescoço, formando uma crina que se afunila em pelos curtos no corpo. Um babuíno adulto mede até 70 centímetros, enquanto a fêmea tem uma altura média de apenas 60 centímetros no ombro.
Em média, um babuíno adulto pesa 25 kg e as fêmeas pesam cerca de 15 a 20 kg. No entanto, em condições adequadas, os machos dominantes podem crescer até 50 kg de peso.
Os dentes caninos são comparativamente pequenos nos babuínos femininos. Os machos têm caninos longos que podem ter até 5 cm de comprimento. Os machos dominantes maiores mostram, às vezes, dentes caninos mais longos que os dos leões africanos. Os babuínos Anúbis têm sentidos nítidos que lhes permitem ter sucesso nas pastagens da África.
Seu senso de audição, olfato e visão os tornam capazes de captar as menores indicações deixadas por uma ameaça que se aproxima. Esses sentidos aguçados também são usados frequentemente para comunicação com outros babuínos da região.
Um babuíno Anúbis pode viver de 25 a 30 anos em estado selvagem, mas poucos conseguem viver tanto tempo, principalmente devido aos predadores que habitam as pastagens da África e as florestas das estepes. Existem cinco espécies distintas do gênero Papio, compostas por babuínos, mas não existem subespécies reconhecidas da espécie P. Anúbis.
Alimentação do Babuíno Anúbis
Os babuínos de oliveira habitam florestas de estepes e pastagens da África. De todas as diferentes espécies de babuínos da África, o babuíno é o mais difundido.
Ao contrário dos Macacos do Novo Mundo, os babuínos preferem um estilo de vida terrestre. A tropa de babuínos verde-oliva passa a maior parte do dia procurando comida e água. Eles usam suas mãos humanas para encontrar comida nas pastagens abertas.
Como todas as outras espécies de babuínos, o babuíno Anúbis é onívoro, mas prefere depender principalmente de uma dieta herbívora. Eles raramente são vistos caçando e procurando carne, o que representa aproximadamente 33,5% da dieta total de babuínos Anúbis.
Os babuínos Anúbis são primatas altamente adaptáveis e seus hábitos alimentares mudam de acordo com as mudanças na oferta de alimentos em seu habitat. Os babuínos Anúbis da floresta são alpinistas ativos.
Eles procuram comida tanto no chão quanto nas árvores das florestas, enquanto os babuínos que vivem nas pastagens são de natureza mais terrestre.
Babuínos se alimentam de plantas, como folhas, gramíneas, frutas, raízes, sementes, cogumelos, tubérculos e líquenes. Eles também caçam em pequenos vertebrados, como roedores e lebres, para atender às suas necessidades nutricionais.
A caça organizada foi observada recentemente entre babuínos de oliveira. Tanto fêmeas quanto machos da tropa trabalham juntos e caçam presas de tamanho médio, como a gazela, ovelhas, cabras e galinhas de Thomson.
Habitat do Babuíno Anúbis
Os babuínos Anúbis vivem na África precisam combinar com alguns dos predadores mais mortais do planeta para sobreviver na África. Leões, leopardos, hienas, crocodilos do Nilo e guepardos podem facilmente derrubar um babuíno no chão.
Como medida defensiva, os babuínos estão sempre alertas. Eles enviam chamadas de alarme para o resto da tropa assim que sentem uma ameaça à espreita. Os babuínos também usam árvores como um terreno mais alto para avistar predadores à distância.
Quando uma ameaça em potencial é detectada, os babuínos da tropa rapidamente encontram refúgio em árvores próximas. No entanto, em situações difíceis, um ataque é a melhor estratégia defensiva no arsenal de um babuíno.
Em tais situações, a tropa carrega agressivamente em direção ao predador, exibindo seus longos caninos. Com força em números, mandíbulas e braços, a tropa de babuínos é bem capaz de afastar qualquer predador no habitat dos babuínos Anúbis.
No entanto, o mais mortal de todos, são os humanos. As pessoas tribais que vivem nas pastagens da África são conhecidas por caçar babuínos, pois estão disponíveis em grande número.
Reprodução e Ciclo de Vida
Um babuíno Anúbis atinge a maturidade sexual com 7 ou 8 anos de idade, enquanto o macho está maduro entre 8 e 10 anos de idade. Os machos deixam suas tropas e se juntam a outras tropas antes de atingirem a maturidade sexual. Como resultado, os machos de uma tropa não estão relacionados entre si e os machos jovens mantêm uma natureza agressiva em relação a outros machos da tropa durante a estação de acasalamento.
Os babuínos Anúbis seguem um comportamento promíscuo de acasalamento, onde machos e fêmeas da tropa se acasalam com diferentes parceiros durante a estação de acasalamento. Durante a ovulação, a fêmea experimenta inchaço sexual, onde a região ano genital incha e fica com uma cor vermelha brilhante. Isso age como um sinal para os machos de que a fêmea está pronta para acasalar.
Alterações comportamentais também são observadas em machos e fêmeas durante o período de acasalamento. Mulheres com maior inchaço sexual são consideradas mais férteis que outras mulheres. Tais fêmeas atraem muitos machos, resultando em conflitos furiosos entre os machos.
Os recém-nascidos chegam após um período de gestação de até 6 meses. A fêmea dá à luz uma única prole e a protege nas primeiras semanas. Os filhotes têm uma pelagem preta que muda gradualmente para verde-oliva quando o recém-nascido se torna adulto. Com apenas duas semanas de idade, o filhote de babuíno Anúbis é capaz de se afastar de sua mãe por curtos períodos de tempo.
As fêmeas, no entanto, mantêm seus bebês próximos nas primeiras 7 a 8 semanas. Os descendentes de fêmeas experientes e de alto escalão mostram uma melhor taxa de sobrevivência em comparação com os descendentes de mães de primeira viagem. As fêmeas são altamente agressivas durante esse período, principalmente devido à presença de muitos machos na tropa.