O Chihuahua deve seu nome ao estado do México de onde é originário, mesmo que o nome verdadeiro da raça seja Chihuahueño. Pensa-se que descende de um cão que já era usado como animal de estimação pela civilização tolteca.
É muito famoso como animal de estimação, tanto pela aparência quanto pelo tamanho pequeno. É um cão muito inteligente, com uma personalidade forte e bem definida. Se você decidiu adotar um desses cachorrinhos, uma das perguntas que você terá feito certamente será há quantos meses um chihuahua cresce?
Até Quantos Meses Cresce Um Chihuahua? Quando Ele Para?
Informações ainda mais importantes a saber é quanto um chihuahua deve pesar quando parar de crescer. Os chihuahuas devem pesar pelo menos 1,5 kg, embora algumas amostras pesem ainda menos. Em relação ao peso máximo, são estabelecidos dois pesos, com base na participação ou não de exposições de cães:
– Exposição de cães Chihuahua: peso máximo de 3 kg.
– Animal de estimação chihuahua: pode atingir até 4,5 kg.
Um cão cresce especialmente quando é um filhote e geralmente, após essa fase, atinge a idade adulta, já atingiu o peso padrão. No entanto, mesmo quando adultos, pode haver alterações porque, por exemplo, eles ganham peso na massa muscular. A duração da fase durante a qual um cão se considera filhote depende do tamanho do cachorro.
No caso de cães pequenos como os chihuahuas, a transição para a idade adulta ocorre entre 9 e 12 meses. Um chihuahua, em geral, cresce até 7 ou 8 meses, embora nos meses que o separam da realização do ano ou meio ano ainda haverá mudanças em seu corpo: nos macho, o ganho de massa muscular e aumento do tronco é comum. Nas fêmeas, o ganho de massa muscular e aumento do quadril é o mais costumeiro.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as variedades de chihuahua não diferem no peso que alcançam, mas no tipo de cabelo, uma vez que existem as variedades de cabelos compridos e de cabelos curtos. Além disso, para ter certeza de que o chihuahua cresce saudável e bem, você terá que respeitar suas necessidades, cuidar adequadamente e alimentá-lo com um tipo de alimento que cubra todas as suas necessidades e na quantidade certa.
Problemas Com O Desenvolvimento Do Chihuahua
Raças, como o chihuahua, crescem e amadurecem mais rapidamente do que cães grandes. Quando nascido, um chihuahua geralmente pesa entre 100 gramas e 1,5 quilos. O padrão da raça para o chihuahua requer um peso máximo adulto de 3 quilos. Os problemas que podem criar mudanças no crescimento do filhote de cachorro chihuahua são variados e podem apresentar os seguintes sintomas:
- doenças dermatológicas
- Perda de apetite
- Intolerância ao exercício
- vómitos
- diarréia
- Dor abdominal
- Dificuldades de movimento
- convulsões
- hiperatividade
Por trás desses sintomas podem estar ocultos distúrbios endócrinos, metabólicos e músculo-esqueléticos que interferem no crescimento normal do cão. Por esse motivo, se você notar algum desses sintomas, vá imediatamente ao veterinário para descobrir o que pode ser e começar a tratá-lo imediatamente ou receber conselhos úteis sobre como prevenir qualquer doença.
Tabela De Crescimento Do Chihuahua
Após o crescimento do seu cachorro chihuahua, é muito importante garantir que seu desenvolvimento corporal esteja ocorrendo corretamente. Um método muito simples de avaliar a situação é pesar regularmente seu pelosinho. O ganho de peso de um cão de raça pura é regular e previsível.
Os filhotes recém-nascidos de chihuahua são muito pequenos, apenas setenta gramas para variedades mais leves. Nas primeiras 4 semanas de vida, o leite materno garantirá o suprimento de todos os nutrientes necessários para o crescimento. No final desta fase, o peso dos pequenos será aproximadamente triplicado.
Com o desmame, a ingestão de calorias aumenta e o filhote começa a crescer mais rapidamente, atingindo às 10 semanas um peso variável entre 400 gramas e o quilograma dos maiores indivíduos. E é precisamente nessa idade que os pequenos geralmente deixam suas mães para morar em seus novos lares.
Neste ponto, o desenvolvimento correto do filhote se torna sua responsabilidade. Alimentá-lo corretamente com alimentos de boa qualidade não deve ter problemas, mas ainda será importante consultar uma tabela de pesos específica. A tabela de crescimento é uma tabela que mostra o peso que o filhote deve ter nas diferentes etapas do crescimento.
Para usar essa ferramenta de avaliação corretamente, é importante que você tenha uma idéia do peso que seu bebê terá que atingir quando adulto. De fato, mesmo para cães muito pequenos como o chihuahua, existe uma faixa de referência de peso corporal, uma faixa entre o valor máximo e mínimo de gramas aceitos no que é definido como o padrão da raça.
Permanecendo na faixa extra pequena, a diferença entre o menor e o maior peso é definitivamente significativa. Vai de 900 gramas a mais de 2 quilos e meio para alcançar o desenvolvimento do corpo inteiro. O peso é uma característica genética herdada. Se você conhece um dos dois pais, será fácil estimar a faixa de peso a que se referir ao seu filhote.
Você pode ser ainda mais preciso se descobrir qual era o peso ao nascer. Vamos dar um exemplo. Se a mãe do seu filhote de 2 meses pesar 2 kg, você deverá consultar o peso de 200 gramas. Considere que, por muitas razões completamente normais, o peso pode ser um pouco menor (pai muito pequeno, ninhada grande) ou maior (pai maior, nascimento de apenas um filhote).
Não se preocupe pois, em vez de notáveis diferenças, falamos de média para o primeiro filhote pesando 200 gramas. Um peso muito baixo que a média indica a existência de um problema a ser investigado. A presença de parasitas intestinais ou manejo inadequado da dieta são causas comuns e de fácil resolução. As verificações veterinárias periódicas ajudarão você a monitorar melhor a situação e esclarecer quaisquer preocupações.
O controle de peso será um bom hábito, mesmo quando o seu pelosinho terminar de crescer. Chihuahuas são cães fáceis de cultivar e alguns quilos podem se tornar um lastro muito irritante para seu amiguinho. Lembre-se: filhotes saudáveis podem ganhar peso constantemente até atingir 90% do seu peso estimado na idade adulta. O ganho de peso diminui entre 4 e 6 meses, com algumas doses ocasionais de crescimento. O peso final dos adultos depende da genética, reprodução e dieta.