Por muitos anos, o asno tem sido o “animal com cascos que auxilia a humanidade”. Ele é um bicho originalmente utilizado para carregar grandes fardos.
Em diversos países de todo o mundo, e em diversas situações, ele é tido como forma de transporte preferido. Os asnos são muito mais resistentes do que o cavalo. De fato, eles possuem uma intensidade alta de inteligência, apesar de ter a fama equívoca popularmente.
Curiosidades Sobre o Asno
- Asnos podem viver mais de trabalhosos 50 anos;
- Os asnos são muito fortes e inteligentes;
- Um asno é mais resistente do que o cavalo de mesmo tamanho;
- Os asnos têm uma incrível memória. Eles podem reconhecer áreas e outros burros com os quais estavam convivendo há até 25 anos.
Características do Asno
O asno não se assusta facilmente, diferente dos cavalos. Ao contrário, ele possui o enorme senso para curiosidade. Essa espécie possui a reputação da teimosia, mas isso ocorre por conta do desenvolvimento da autopreservação. É quase impossível forçar ou até assustar um asno a fazer o que seja contrário do seu conceito extremo de segurança ou do seu interesse.
Os asnos são mais independentes em termos de pensamentos que os outros equinos. Eles raciocinam e, em seguida, tomam decisões baseando-se na sua segurança.
Treinar um asno depende da forma como mostrar, por meio de ações e palavras, que é possível ter a confiança da proteção por conta dos humanos. Ele aprende tudo o que se quer que faça, mas é preciso tempo para mostrar o quanto ele é capaz. Os exemplares dessa raça são originários de áreas desérticas da terra
No ambiente do deserto, um asno possui a capacidade para ouvir os chamados de outros a 100 km de distância. Ele tem orelhas muito maiores justamente para isso, e essas orelhas também auxiliam a manter os animais frescos.
Como os alimentos são escassos no deserto, os asnos utilizam 95% de tudo o que comem. Isso quer dizer que os estercos não são fertilizantes muito bons para o solo. O sistema digestivo tem a capacidade de quebrar as vegetações não comestíveis e extrair com frequência as umidades dos alimentos.
Eles não são adoradores de chuva. Dessa forma, se ficarem expostos ao molhado pode prejudicar sua saúde. Isso porque os pelos não se mostram à prova d’água.
Asnos são Animais Preparados Para o Rebanho
Os asnos não se mantém sozinhos, embora somente um animal viva muito bem em meio a outras espécies de animais. Um rebanho escolherá o animal tido como mais forte e este será o líder, independente se os exemplares forem domesticados.
Em natureza, o asno principal fica para impedir um ataque de lobos ou dos outros predadores. Isso se dá a fim de que o resto do rebanho consiga escapar com segurança.
Asnos em um rebanho se preparam da mesma maneira que macacos e chimpanzés, sabia?
O Trabalho dos Asnos Através dos Tempos
A riqueza dos egípcios era devida aos metais preciosos transportados da África pelos asnos. Os asnos eram utilizados para transportar seda ao longo da “Rota da Seda”, do Oceano Pacífico ao Mediterrâneo em troca de mercadorias comerciais.
Na Grécia, eles serviam para trabalhar nos caminhos estreitos entre as vinhas, espalhando-se até a Espanha. O asno foi associado ao deus sírio do vinho, Dionísio. O exército romano levou para o norte da Europa, usando-os na agricultura, vinhedos e animais de carga.
Os animais chegaram à Inglaterra com a invasão romana da Grã-Bretanha em 43 a C. Eles costumam ser uma tábua de salvação para as famílias em muitas regiões do mundo. Tanto que ajudaram na coleta de água e combustível, como madeira, cultivo em terra e transporte de produtos para o mercado.
Os asnos são usados como animais de guarda para bovinos, ovinos e caprinos. Isso porque possuem uma aversão natural aos caninos e os mantêm afastados de um rebanho.
Fatos Interessantes Sobre o Asno
- Você sabia que os asnos têm uma excelente memória? Eles são capazes de lembrar de um lugar em que estiveram ou de outros animais que conheceram há 25 anos;
- Um asno, diferente do que muitos acham como sendo teimosia, nunca se envolverá em uma atividade se considerar insegura;
- Com manutenção e com o cuidado adequado, um animal pode sobreviver por 40 anos;
- Os exemplares dessa espécie são naturalmente animais para rebanho. Eles têm a preferência de permanecer em grupos, porém um único asno é capaz de viver feliz nos grupos de outros animais;
- Quando em se tratando de viagem por lugares desconhecidos, os asnos são melhores que o cavalo. Certamente, eles podem ser considerados animais do mundo todo, não importando onde.
Mais Fatos Acerca do Animal
- Os asnos são originários de áreas desérticas do Oriente Médio e da África e estão anatomicamente bem equipados para sobreviver nessas condições;
- Um asno tem a capacidade de ouvir outros a uma distância de 100 km, em condições adequadas de deserto. Isso é possível por causa de suas orelhas enormes;
- E essas orelhas enormes também auxiliam a manter o corpo fresco em condições quentes e áridas do deserto;
- Comparados aos cavalos, eles são capazes de pensar e tomar decisões independentemente, garantindo sua segurança;
- Caso eles sintam algo errado durante a viagem, tais animais simplesmente não seguirão em frente e começarão a cavar com os calcanhares. Este é um comportamento fora da inteligência deles. Tal ação faz as pessoas pensarem que esses equinos são teimosos;
- Como mencionado anteriormente, os asnos são animais para rebanho. Isso é verdade, mesmo se forem domesticados. O mais forte do rebanho geralmente é selecionado como líder;
- Um líder de rebanho sempre vai agir como líder ante as ameaças Ele permanecerá, bem como enfrentará as ameaças, proporcionando tempo para a fuga dos outros;
- Diferente do cavalo, os asnos não têm costume se ficarem assustados com facilidade. Apesar de colocar sua segurança como prioridade, eles são, por natureza, bem curiosos;
- Essa espécie odeia chuva, como citado Sua pele encharca se ficar debaixo d’água por um longo período realmente prejudica sua saúde.
Gostou de saber mais sobre o asno e suas particularidades? Este animal é muito interessante, mesmo sendo mal visto por muitos.