O Aruanã de Prata é conhecido por muitos nomes alternativos, às vezes dificultando a identificação. Cientificamente, é mais freqüentemente chamado Osteoglossum bicirrhosum , mas também se pode ouvir referência a O. vandelli , ou Ischnosoma bicirrhosum . Entre o grupo conhecido como peixes da faixa, o Aruanã de Prata é considerado um verdadeiro peixe ósseo.
Vem da família pré-histórica Ostoglossidae e podemos encontrar na América do Sul, Ásia, Austrália e África, embora obviamente semelhantes entre si tenham características diferentes. Os mais conhecidos e utilizados no aquário são o aruanã prateado e o preto (Osteoglossum bicirrhosum e Osteoglossum ferreirai) e o peixe dragão aruanã asiático (Scleropages formosu), estes são considerados os tipos ornamentais.
Aruanã – Peixe Ornamental
O Aruanã pode atingir uma envergadura de 47 polegadas na natureza, e muitas vezes é demais para todos os criadores de peixes ornamentais, exceto os avançados aquaristas de água doce. Ele pode sobreviver a curtos períodos fora da água respirando ar, utilizando a bexiga natatória.
O Aruanã Prateado prefere um tanque de 80 litros com fundo de cascalho fino, água pouco plantada e macia e turfa, com muito espaço aberto acima para nadar. O aquário deve estar equipado com uma cobertura apertada e pesada, porque o Aruanã salta, principalmente após a presa.
Após a reprodução, o macho Aruanã Prateado é responsável por carregar os ovos grandes na boca, onde eles amadurecem em 50 a 60 dias. Quando jovens, esses peixes são facilmente perseguidos por espécies mais agressivas, como os ciclídeos. O peixe-faca, Plecostomus grande, peixe-gato e bicados ornamentais são bons companheiros de tanque para o Aruanã de Prata.
Características do Aruanã
Aruanã é um peixe que atinge dimensões imponentes, de 60 cm a 1 metro e 6 kg de peso, em alguns estados, para certas raças, até precise de microchip sob a pele. Possui corpo alongado e cônico, coberto com escamas muito grandes, as barbatanas dorsal e anal costumam se fundir à barbatana caudal, possui 2 farpas no final da mandíbula, com as quais sente as vibrações na superfície, onde gosta para ficar e predar. Peixe muito impetuoso, mas inteligente e lhe dará muita satisfação. Os adultos são cinza-prata, enquanto no aruanã asiático existem várias cores: ouro (Malásia), cauda vermelho-ouro e vermelho (Indonésia ), verde (Vietnã, Birmânia, Tailândia, Malásia).
Bicirrhosum Osteoglossum são caracterizados por arranjos notáveis escala em que as escamas são grandes, malte, ósseo e ornamentada de uma forma que os raios de formar um padrão claro. As escamas são prateadas e mudam para vermelhos, azuis e verdes conforme o peixe envelhece. Eles também são conhecidos por sua língua óssea, após o que é nomeado. Bicirrhosum Osteoglossum são comprimidos lateralmente com uma enorme boca oblíqua.
Está equipado com uma boca grande e uma língua composta de ossos e dentes, que serve como arma para morder e engolir grandes presas, daí o nome Ostoglossidae, também tem a possibilidade de usar a bexiga natatória como órgão acessório respiratório.Outra coisa muito importante a ser levada em consideração se você decidir comprar uma aruanã é viver mais, até 20 anos. Existe dimorfismo sexual entre peixes machos e fêmeas, postura e fertilização é externa, são incubadoras orais masculinas e os alevinos após cerca de 60 dias, quando emitidos, têm tamanho de 5/6 cm. Observe que criar no aquário é muito difícil ou quase impossível.
Comportamento do Aruanã
Eles são entre eles muito agressivos e territoriais, os únicos que pescam são os que não trocam por comida, então grandes limpadores de bagres, grandes ciclídeos como o Oscar ou arraias de água doce, obviamente em aquários muito grandes. O tanque terá que ser desenvolvido no comprimento e de 700 a 1000 litros devido ao seu tamanho, a atenção está saltando pela natureza; portanto, use piscinas cobertas e livre de móveis em excesso, obviamente não é um peixe adequado para os amantes de paisagens aquáticas e detalhes estéticos no aquário. Requer um ótimo sistema de filtragem.
Osteoglossum bicirrhosum tem um comportamento predatório único. Eles ficam perto da costa e esperam a presa nadar. Eles geralmente se mantêm laterais com uma árvore caída, para se esconder. Em seguida, eles atacam suas presas, o que geralmente envolve pular fora da água, para capturar insetos grandes, outros peixes ou pequenos pássaros em galhos baixos. Esse comportamento rendeu ao peixe o apelido de “macaco d’água”.
Dieta
Eles são peixes carnívoros em estado selvagem comem alimentos vivos, como pequenos peixes, insetos e pequenos pássaros, encontrados acima dos pelos da água que saltam, nós fornecemos para fritar alimentos secos e larvas de mosquitos e depois pequenos pedaços de peixe congelado, lula, camarão, grilos, mariposas e sapos.
Osteoglossum bicirrhosum não são comedores picky. Em um estudo do conteúdo do estômago, a maioria dos itens alimentares incluiu insetos e aranhas, a maioria dos quais eram besouros. Também foram encontrados no estômago caranguejos, caracóis, peixes, pássaros, cobras, fezes de macacos e material vegetal. Pensa-se que as cobras e fezes de macacos foram consumidas durante uma inundação. O material vegetal provavelmente foi resultado do comportamento predatório dos peixes.
Habitat
Osteoglossum bicirrhosum são nativas do sistema de drenagem Amazon, os sistemas Rupununi e Essequibo das Guianas Orinoco ocidental. Quando encontrado em outros locais, é por causa da introdução pelo homem. Por exemplo, eles foram introduzidos em áreas isoladas da Califórnia e Nevada. Pensa-se também que os peixes não se distribuíram mais rio acima porque não conseguem atravessar corredeiras com sucesso.
Bicirrhosum Osteoglossum habitam em ambas as várzeas de águas brancas e pretas da Amazônia, conforme documentado em um estudo recente das comunidades de peixes. Nos dois tipos de água, eles eram mais abundantes nas áreas inundadas/pântanos. Osteoglossum bicirrhosum são normalmente encontrados na rasa dessas águas por causa de seu comportamento predatório.
Reprodução
Osteoglossum bicirrhosum desova no início das inundações, dezembro e janeiro. As fêmeas produzem um número bastante pequeno de ovos grandes. Os machos carregam os ovos, larvas e juvenis precoces na boca até que o saco vitelino seja absorvido, ou seja, cerca de 2 meses.
Ecologia
Osteoglossum bicirrhosum são de grande valor econômico para o pescador local. Esses peixes fornecem a maior fonte de proteína em comparação com outros peixes da Amazônia. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura, eles são considerados os mais digeríveis e os menos propensos a causar doenças. Osteoglossum bicirrhosum também são de grande valor no negócio do aquário, como observou a venda deles em muitos sites da internet comercial.
Bicirrhosum Osteoglossum é pensado pelos Caboclo povo da Amazônia para ser muito benéfico para as mulheres depois de terem dado à luz recentemente. De fato, elas são uma das poucas coisas que as mulheres podem comer durante esse ponto vulnerável da vida.