Para muitos, o Aruanã-negra é um peixe grande definitivo. Relacionado com o poderoso Arapaima, este peixe não é apenas cobiçado, mas em alguns casos reverenciado culturalmente(ou pelo menos seus primos asiáticos).
Visualmente, é raro confundir um aruanã-negra com qualquer outra criatura marinha no mar. Com escamas gigantes, barbas finas e elegantes e corpo poderoso e elegante, eles não se parecem com qualquer outra coisa que vagueia pelas águas e são diferenciados de outros tipos de aruanã da sua espécie.
Características E Nome Científico
As aruanã negras se chamam cientificamente de osteoglossum ferreirai, e têm 90 cm de comprimento e são facilmente confundidos com o Aruanã comum as vezes (osteoglossum) como um animal adulto. Somente dados métricos distinguem os dois tipos. Pois a aruanã negra é maior.
A aruanã negra possui 52 a 58 raios de barbatana ramificada na barbatana dorsal, as aruanã comuns apenas 42 a 50. Na barbatana anal, a proporção é de 61 a 67 a 49 a 58. Os raios da barbatana anal não são ramificados. As barbatanas peitorais são suportadas por raios duros e seis macios.
O número de caspa ao longo da linha lateral é de 37 a 40 no caso da Aruanã negra e de 30 a 37 nas Aruanãs comuns, o número de vértebras é de 96 a 100 na Aruanã negra e de 84 a 92 nas aruanã comuns.
Aruanã negra adulta mostra nas costas uma cor cinza aço a azulado escuro e tornam-se cada vez mais leves na barriga. A barbatana dorsal, anal e caudal tem uma borda amarela ou vermelha. Os peixes juvenis são pretos e apresentam até 15 cm de comprimento em numerosos padrões amarelos na cabeça, tronco e cauda.
Habitat Da Aruanã Negra
Vive na América do Sul nas bacias dos rios Rio Negro e Orinoco no Brasil e na Colômbia. Habita remansos rasos e zonas costeiras de rios com uma temperatura de água de 24 a 30 ° C. Durante os vazamentos anuais do rio, a arruanã negra nada nas florestas inundadas da planície. É um peixe pelágico capaz de viver em águas com pouco oxigênio.
A Aruanã Negra é um grande peixe de água doce, então é encontrado no norte da América do Sul numa bacia do rio Negro, no rio Vichada e na parte inferior do rio Tomo. Estes últimos rios estão localizados no leste da Colômbia e pertencem à bacia hidrográfica do Orinoco. Como as aruanã negras encontrados lá não mostram diferenças genéticas para os da área do Rio Negro, supõe-se que eles tenham sido introduzidos por seres humanos.
Comportamento Da Aruanã Negra
Essas aruanã são encontrados caçando ao longo da costa, habitando lagoas de águas negras, bem como as zonas litorâneas de rios e lagos. Também estão sempre em áreas mais rasas da água, onde as profundidades não oferecem benefícios.
Eles se lançam para capturar insetos terrestres, mas não são particularmente exigentes. Esse comportamento é uma resposta à vida nas florestas inundadas. As aranhas formam uma grande parte da dieta, assim como os besouros, que podem ser sua preferência se as análises intestinais forem indicativas.
Pequenos pássaros foram comidos, até cobras penduradas em saliências. Outros lanches menos comuns podem incluir caranguejos, caracóis e até excrementos de macacos.
Quando saltam, geralmente recebem uma salada lateral da vegetação em que a presa se encontrava, embora não seja considerado essencial oferecer suplementos alimentares verdes.
No aquário onde colocam muitas aruanã, essa propensão a se alimentar acima da linha de água não é atendida por tantos aquaristas. Em vez disso, espera-se que o peixe leve uma variedade de alimentos secos, frescos e congelados abaixo da superfície da água.
Alguns especulam que o aruanã tem uma visão excelente e pode fazer cálculos compensadores para refração antes do salto. No entanto, parece mais provável que o motivo da monstruosa mandíbula seja um deslocamento morfológico para compensar a visão do lixo.
O aruanã negra em estado selvagem geralmente toma refeições surpreendentemente pequenas por salto, e o tamanho da boca pode compensar um objetivo terrível ou pelo menos aumentar as chances de arrebatar comida.
Só porque têm uma abertura onipotente, não precisam necessariamente de refeições gigantescas. Mesmo para adultos, grilos e gafanhotos, minhocas, camarões, mexilhões, berbigões e pedaços de peixe são mais do que suficientes.
Golpear acima ou abaixo da água afeta a postura. Quando preparadas para um lançamento aéreo, elas formam uma forma espetacular de ‘S’ de angústia antes da decolagem, embora se subaquáticas frequentemente optem por uma curva em forma de ‘C’.
Observou-se que os peixes selvagens se escondem atrás de árvores caídas quando no modo de caça, enrolados e esperando.
Essa boca gigantesca da Aruanã negra também é usada para desova. Os peixes aruanã negras são mordedores bucais, com o macho carregando os filhotes por uns bons dois meses até que seus sacos de gema se esgote.
Muitas vezes, tanto os peixes selvagens quanto os de criação são colhidos nesta fase, com os machos adultos sendo amedrontados ou coagidos a deixar seus filhotes nas redes de colecionadores e depois comercializados.
Não compre um aruanã negra enquanto ele ainda tiver o saco vitelino, pois ainda não está se alimentando. A movimentação de juvenis de gema é irresponsável, pois, se rompidos em trânsito, o peixe está quase certamente condenado.
Informações Sobre Criação Do Aruanã Negra
O Aruanã negro exige um aquário de pelo menos 240 galões (recomenda-se 300 galões com pelo menos 30 polegadas de largura) e deve ser fornecido com substrato de areia ou cascalho junto com troncos (os taninos na troncos manterão o pH mais baixo para ajudar simular condições de águas negras) e vegetação.
Eles também precisarão de um top fechado (com peso dependendo do tamanho da amostra) em seu aquário, pois seus saltos são poderosos e notórios. Trocas de água de 25% (recomenda-se água RO) devem ser realizadas a cada 2 semanas (mais ou menos frequentemente, dependendo da eficiência da filtragem do aquário).
Os aruanã negras não são excessivamente agressivos (embora se mantenham e, ocasionalmente, caçam outras espécies de peixes maiores), mas podem se tornar muito agressivos com suas próprias espécies.
Eles comerão qualquer peixe vivo que possam caber em suas mandíbulas maciças (embora tendam a abster-se de comer plecos) e os companheiros de tanque devem ser considerados em conformidade. Eles são conhecidos por fazer muita vontade com o bagre Lima Shovelnose, os grandes Oscars e outras grandes espécies sul-americanas.
A família osteoglossidae contém indiscutivelmente as espécies de peixes de água doce mais difíceis que já passaram da fase juvenil (seus primeiros meses), que geralmente não adoecem, embora se tornem muito grandes e se tornem comedores grandes e bagunçados e possam eventualmente desenvolver problemas de saúde se a química da água não for adequadamente mantida.
Aruanã negra são carnívoros e não são exigentes; eles devem receber uma variedade de alimentos enriquecidos com vitaminas e carne, como camarões-fantasma vivos, congelados ou liofilizados, krill, peixinhos, minhocas, minhocas, minhocas, minhocas, minhocas, grilos, sapos, lagostins e pelotas ou paus de ciclídeos / aruanã.