Vamos falar hoje uma poucos dos Artiodáctilos, chamado cientificamente de Artiodactyla fazem parte de uma ordem de animais mamíferos que andam na ponta dos dedos e as patas terminam em casco e com um número par de dedos nas patas também conhecidos como biungulados. É um grande grupo, com essa características existem cerca de 220 animais já descritos. Nessa lista existem vários animais importantes e conhecidos como a cabra e o boi, a cabra por exemplo na região nordeste do Brasil é muito forte, principalmente como fonte de renda. Também podemos citar o porco camelo e vários outros. Eles podem ser encontrados por toda a parte, em todos os continentes inclusive, sí não é possível encontrar na Antártida e na Austrália. Na Austrália os artiodáctilos existentes não são nativos, mas foram introduzidos pelo ser humano. Esses animais vivem em ambientes terrestres em sua maioria e também em savanas, florestas e montanhas, existe também hipopótamos que são animais semi – aquáticos. A maior parte deles são herbívoros, neste grupo estão os ruminantes, que possui uma aparelho digestivo específico. Tem também o porco que é onívoro. No meio de tantos animais estão inclusive alguns dos mamíferos mais ágeis que existem.
Características dos Artiodáctilos
Uma característica que eles têm em comum é que a simetria de seus pés passa entre o terceiros e quarto dedo do animal, isso tem nome e é classificado como paraxónicos
Nesse grupo de espécies podemos dizer que a quantidade de dedos foi reduzida, se for comparada ao número padrão de cinco dedos que é muito característica dos mamíferos. O primeiro dedo não existe, o segundo e quinto dedos são bem menores ou quase nem aparecem. Já o terceiro e o quarto dedo aparecem bastante, geralmente são protegido por seus cascos e é neles que esses animais se apoiam. Em alguns casos como por exemplo os veados a antílopes essa diminuição alcança os ossos do animal, nesse caso o terceiro e quarto ossos metapodiais estão grudados completamente ou parcialmente em um único osso conhecido como canhão, já nas partes posteriores desses animais os ossos que fazem parte do tornozelo também estão em números menores e é o astrágalo que aguenta todo o peso do bicho. Essas diferenças específicas facilitam a vida desses animais, especialmente para serem mais ágeis.
Normalmente eles podem ser divididos em dois grupos com diferentes características:
- Subordens Suínas: São eles os Taguás, os hipopótamos e os porcos.
As características principais desse grupo são que todos eles possuem quatro dedos em suas patas, seus dentes do tipo molares são simples, mas os dentes caninos são fortes presas e suas pernas tendem a ser mais curtas que o outro grupo.
- Ruminantia: São eles os veados, antílopes, camelos e bovídeos.
Esse grupo tem outras características, em sua grande parte são onívoros e tem um estômago mais simplificado ( Tirando os hipopótamos que são herbívoros.
Já suas pernas são mais compridas e possuem apenas dois dedos, seus dentes do tipo molares são um pouco mais complexos que são específicos para o tipo de alimentação que eles tem que requer um pouco mais força. Eles tem o hábito de ruminar, a comida volta para a boca para ser mastigada novamente e dessa forma eles conseguem absorver mais nutrientes.
Classificações Inferiores dos Artiodáctilos
Fazem parte da Ordem: Artiodactyla
Subordem: Suiformes
Pertencentes a Família Suidae:
- porcos;
- javalis .
Família Tayassuidae
- queixada ;
- caititu (pecari).
Fazem parte da Subordem Tylopoda
Pertencem a Família Camelidae:
- camelos,
- lhamas.
Subordem: Whippomorpha
Família Hippopotamdae:
- hipopótamos.
Família Delphinidae:
- golfinhos-de-oceano,
- baleias-piloto.
Família Monodontidae:
- narvais,
- belugas.
Família Phocoenidae:
- marsopas.
Família Eschrichtiidae:
- baleias-cinzentas.
Família Balaenidae:
- baleias-francas.
Família Balaenopteridae
- rorquais.
Família Neobalaenidae
- baleias-francas-pigmeias.
Família Physeteridae:
- cachalotes.
Família Kogiidae:
- cachalotes-anões.
Família Ziphiidae:
- baleias-de-bico.
Família Iniidae:
- Golfinhos-Fluviais-Amazônicos.
Família Lipotidae:
- golfinhos-fluviais-chineses.
Família Platanistidae:
- golfinhos-fluviais-sul-asiáticos.
Família Pontoporiidae:
- franciscanas.
Subordem Ruminantia
Infraordem Tragulina
Família Tragulidae
Infraordem Pecora
Família Moschidae
Família Cervidae:
- veados.
Família Giraffidae:
- girafas,
- okapis.
Família Antilocapridae
Família Bovidae:
- bovinos,
- cabras,
- carneiros
- antílopes
A Origem dos Artiodáctilos
São animais bem antigos,assim como maior parte dos mamíferos. A mais ou menos de cinquenta milhões de anos atrás e eram animais pequenos mais ou menos como nossas cabras atualmente. Na terceira época Cenozóica eles já começaram a tomar maiores proporções. Os animais dessa espécie de agora descendem de uma ordem já extinta a quase 65 milhões de anos ordem Condylarthra.
A cerca de quarenta e seis milhões de anos atrás já podemos dizer que existiam ao menos três das subordem de hoje. Naquela época eles eram minoria, os dominantes da época eram os rinocerontes e cavalos por exemplo. Eles foram fortes e sobreviveram a fome e lugares pobres, talvez por isso tenham desenvolvido um sistema digestivo tão complexo.
Já no período Cenozóico surgiram cerca de trinta e seis famílias artiodáctilos e eles já possuem as formas de hoje em dia. Já naquele período passaram a dominar os perissodátilos. Ainda não se sabe exatamente como se deu essa virada de jogo e toda essa evolução da espécie.
Respiração dos Artiodáctilos
Uma curiosidade que muitas pessoas têm é sobre a respiração desses animais, saiba que a respiração dos mamíferos é totalmente pulmonar, o mesmo acontece em animais que vivem nas águas como peixe boi, baleias e golfinhos. Eles possuem milhares de alvéolos em seus pulmões, eles possuem um sistema respiratório invejável. Possuem também músculos em seu diafragma que separa o abdome do tórax e ajuda na respiração a partir da diferença na pressão enquantos seus músculos contraem e depois descontraem.
Predadores dos Artiodáctilos
Vamos agora saber um pouco mais sobre quais são os predadores naturais desses animais, eles possuem vários tipos de predadores naturais que podem variar bastante do tamanho do animal e também do ambiente em que ele vive. Podemos citar alguns dos predadores específicos dos artiodáctilos, alguns mamíferos que são carnívoros, como por exemplo os felídeos, também os canídeos, tem os hienídeos e os ursídeos. Outros animais que podemos listar aqui são cobras grandes, algumas espécies de animais jovens, também crocodilos e vários outros.