Conhecer a natureza na qual vivemos com certeza é uma parte importante do nosso conhecimento. Isso porque dividimos nosso espaço com outros seres vivos e por isso precisamos entender pelo menos o mínimo sobre o máximo de indivíduos que conseguirmos.
As aves são provavelmente a classe de animais mais esquecidas nesse sentido. Isso porque muitas pessoas consideram que elas são todas iguais e por isso não se interessam muito, mas a verdade é que cada uma possível características únicas e muitos aspectos diferentes.
Portanto, para te ajudar nesse processo de aprendizagem, nesse artigo iremos te mostrar algumas características da ararinha maracanã do buriti, uma ave brasileira que com certeza você já viu, mas não soube reconhecer porque não leu esse texto antes!
Ararinha Maracanã do Buriti – Características
A ararinha maracanã do buriti pode ser também conhecido como arararana e maracanã de cara amarela, sendo que seu nome varia dependendo da região geográfica que é levada em consideração. De todo modo, o seu nome científico é Orthopsittaca manilatus que em grego e latim significa “papagaio de face reta e pata grande”.
Essa ave não costuma ser vista como uma possível ave domesticável pelas pessoas, e por isso ela possui hábitos selvagens e consequentemente vive solta na natureza. Quanto à sua situação na natureza, podemos dizer que é estável, já que ela não está ameaçada de extinção e sofre pouco risco.
Ela mede aproximadamente 44 centímetros de comprimento; seu corpo é verde e sua face costuma possuir um tom amarelado e meio pálido, sendo que a sua cabeça é a azul, o que dá um grande contraste com o seu bico preto.
Essa ave é extremamente bonita e possui as cores típicas do Brasil, por isso ela é muitas vezes confundida com outras espécies de arara, inclusive algumas que estão ameaçadas de extinção, o que no futuro pode também ser um risco para essa espécie.
Apenas por meio dessas características você muito provavelmente será capaz de reconhecer uma ararinha maracanã do buriti quando encontrá-la. Isso não é maravilhoso?
Ararinha Maracanã do Buriti – Classificação Taxonômica
Saber a classificação taxonômica de um ser vivo é extremamente interessante. Em primeiro lugar, porque você terá um conhecimento que não é tão difundido e mesmo assim é extremamente importante para a ciência. E em segundo lugar, porque por meio da classificação taxonômica é possível descobrir diversas características de um animal de uma vez.
Isso porque divisões como reino, filo, família e gênero separam os animais por características em comum e então basta você saber a característica de uma divisão para poder atribuí-la ao animal que está sendo estudado.
Por isso, segue abaixo a classificação taxonômica da ararinha maracanã do buriti.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Espécie: Orthopsittaca manilatus
Hábitos da Ararinha Maracanã do Buriti
Saber os hábitos que o animal que está sendo estudado possui é outra etapa muito importante, já que ela permite descobrirmos como esse animal vive no meio ambiente em que está inserido e até mesmo como ele reage à mudanças naturais e à ação humana.
Portanto, vamos ver agora quais são os hábitos alimentares, reprodutivos e cotidianos da ararinha maracanã do buriti.
- Hábitos alimentares
Podemos dizer que essa ave possui uma alimentação bem específica. Isso porque a principal fonte de nutriente dela são os buritizais de cocos das palmeiras. Na hora de se alimentar, elas tendem a se unir em bandos que podem chegar a possuir mais de 100 indivíduos de uma única vez; hábito diferente de muitos animais que preferem se alimentar sozinhos para não precisar dividir o alimento.
- Hábitos reprodutivos
A ararinha maracanã do buriti possui uma época do ano especifica para se reproduzir. Geralmente, a nidificação (construir o ninho durante o período de fecundação) ocorre entre os meses de fevereiro e junho; ou seja, meses de clima mais ameno.
Essa construção do ninho é feita em buracos em troncos das árvores, que são produzidos principalmente pelos pica paus. Além disso, ela também pode fazer buracos em palmeiras que não estão mais vivas e estão próximas da água. Após todo esse processo, a fêmea põe 2 ovos.
Diferentemente de muitas espécies animais, a ararinha maracanã do buriti fica próxima do macho durante o período de fecundação, e quando o filhote nasce, o macho é o responsável por trazer alimento para o ninho.
Habitat Natural – Ararinha Maracanã do Buriti
Por fim, é muito importante saber onde o animal estudado vive, já que as condições do ambiente em que ele está inserido alteram todo o funcionamento de seu corpo e consequentemente seus hábitos alimentares e reprodutivos.
No caso da ararinha maracanã do buriti, ela tende a habitar copas de buritizais (e é daí que vem o nome popular dessa ave). Quando ela encontra algum predador ou intruso, tende a se esconder nos buracos dos buritizais e prefere não sair voando para fugir; logo, ela se protege se escondendo, e não fugir.
É importante citarmos também a sua distribuição geográfica. A verdade é que ela pode ser encontrada em praticamente todos os países do mundo, o que é muito raro para um animal, mas ocorre nesse caso. Podemos citar as maiores concentrações no leste da Venezuela, na Colômbia, no Equador, no Peru e na Bolívia. No Brasil, ela está presente principalmente na Amazônia, no nordeste do estado de São Paulo, em Minas Gerais e na Bahia.
Portanto, é possível concluirmos que apesar da ararinha maracanã do buriti estar distribuída por todo o mundo, ela está muito mais concentrada na América do Sul, sendo que no Brasil essa concentração é realmente alta e abrange diversos estados.
Agora você já sabe tudo de importante sobre a ararinha maracanã do buriti! Conhecimento nunca é demais, e com certeza você está acabando de ler esse artigo com muito mais informações do que tinha antes sobre essa ave tão especial presente em nosso país.
Quer saber um pouco mais de características sobre outros animais? Sem problemas, nós temos diversos textos sobre isso e muito mais coisas! Leia também aqui: Estrela do mar redonda Clypeasteroida – características e fotos