A aranha radioativa que provocou o acidente com Peter Parker, tornando-o um super herói , não era uma aranha lobo, porque senão o homem aranha não teria o poder de aderir-se a superfícies e lançar teias, aliás seguindo este raciocínio concluiríamos que a aranha do acidente nem existe, pois não há espécies que lançam teias a partir dos pulsos, essas manifestações artísticas chamam-se liberdade poética,e não vamos critica-las.
Esta introdução remete a um elemento fascinante da psicologia, chamado arquétipo. Refere-se a definição automática de expressões, que o cérebro produz, a partir de informações de distintas procedências, que geram uma certa jurisprudência. Veja a ideia que as pessoas tem de herói, ladrão e morte, por exemplo, ainda que vivendo em países distintos, culturas e religiões diferentes, sua definição terá profundas similaridades.
Aranha é uma palavra que define um animal com características, universalmente aceitas, quanto a sua aparência e seu comportamento , um tanto quanto influenciadas pelo homem-aranha ou os inúmeros filmes de terror com aranhas enormes , sedentas por sangue humano, prendendo-os com suas teias.
Por conta do arquétipo criado em torno de tais definições e figurações, quando uma aranha aparece dentro de casa, a primeira reação do humano é querer livrar-se dela, sem demonstrar consideração pelo seu papel na biodiversidade e no controle das populações de insetos na natureza. Uma injustiça cruel e perversa.
A aranha lobo é uma das principais vítimas, pois esta inserida dentro de um contexto de aranhas domésticas. Vamos identifica-las:
Aranha Lobo é Venenosa? Características
– Não Produz Teia
Uma importante característica da aranha lobo, e que a torna desencaixada do arquétipo, refere-se ao fato de que ela não produz teia, portanto não guarda comida, muito menos humana. Ela fica a espreita da caça, igual a um lobo, e seu nome Licosidae (lobo, em latim) alude a esta característica de caça.
– Abdômen Coberto de Pelos
Ainda que uma aranha lobo, família Lycosidae, se pareça muito com uma tarântula, da família Theraphosidae, em virtude do abdômen coberto de pelos, na verdade são diferentes. Além de pertencerem a famílias diferentes, as aranhas lobo são bem menores. Então trata-se de uma aranha peluda igual a dos filmes, só que anã.
– Bolsa de Ovos
Na fase de reprodução torna-se bem simples identificar a aranha lobo. Logo após ter seu ovos fecundados, as fêmeas armazenam os ovos dentro de uma bolsa que elas prendem no abdômen, então principalmente na primavera e no verão é comum vê-las carregando sua bolsinha de filhotes nas costas, o que significa que breve haverá mais delas passeando pela casa.
– Oito Pares de Olhos
Os oito olhos da aranha lobo são outra característica marcante. Os dois olhos centrais são claramente maiores que os outros seis. Os cientistas chegaram a conclusão que o par de olhos principais servem para ver cores e detalhes e não possuem estruturas que refletem luz e são de cor preta. Os pares secundários de olhos laterias possuem tapetum, o qual auxilia na reflexão de luz para uma melhor visão em ambientes com baixa luminosidade, tem a função de perceber movimentos em direção a aranha.
– Três Garras Tarsais
As pernas são apêndices originados do exoesqueleto dos aracnídeos, com função de locomoção, seja em ambiente aquático ou terrestre. Em geral animais exoesqueléticos apresentam seis de tais apêndices na fase adulta. A estrutura anatômica comum a tais apêndices é formada pela coxa, trocanter, fêmur, tíbia, tarso e pós tarso. Nesta última porção (pós tarso) os animais desenvolvem as garras tarsais que auxiliam na fixação. Na aranha lobo, esse segmento se parece a uma espécie de garra.
– Pernas Curtas
As aranhas tecelãs, o que inclui a aranha marrom (Loxosceles), da família Sicariidae possuem pernas mais longas e mais claras do que as da aranha lobo. A coloração amarronzada é a mesma, mas a aranha marrom tem uma mancha em forma de violino na cabeça, por isso é conhecida como aranha-violino em Portugal.
Aranha Lobo é Venenosa? Habitat
Aranhas flagradas nas paredes das casas são aranhas tecelãs. Aranhas lobo caçam no chão percevejos, pulgas, moscas, mosquitos, baratas, formigas, grilos e lagartas entre outros bichinhos, tanto durante o dia, como durante a noite. Ao fugir do contato, depois de flagrada, invariavelmente, em virtude de sua timidez, vai se esconder em algum buraco no piso, nos batentes de portas, janelas e roda pé.
Para controlar a população das aranhas lobo a dica é eliminar as prováveis condições ao redor de sua casa que podem tornar-se um habitat em potencial para a aranha lobo:
Mantenha o quintal limpo e a grama aparada. Elimine pilhas de tijolos e madeiras velha, restos de obra, como areia e pedra, ao redor da casa.
Aranha Lobo é Venenosa?
Não existe aranha sem veneno, entretanto a toxidade deste veneno pode nem apresentar problemas, em caso de acidente, no caso da aranha lobo seu veneno é pouquíssimo tóxico em humanos.
A existência de aranhas são muito importante para o equilíbrio do ecossistema, pois elas se alimentam de muitos insetos, que são vetores de doenças perigosas.
As doenças infecciosas matam um milhão de pessoas todo o mundo, segundo estatísticas, a transmissão por picadas de insetos é responsável por 17 % de todos estes casos. A dengue já foi contraída por mais de 2 bilhões de pessoas, em mais de 100 países, a malária mata mais de 600 mil crianças menores de cinco anos, por ano em todo o mundo. Mais ainda podíamos mencionar sobre a doenças de Chagas, a febre amarela, a leichmaniose e a esquistossomose.
Os mosquitos encabeçam a lista, que inclui ainda carrapatos, pulgas, moscas comum, varejeiras, caramujos, lesmas, etc. Além de serem responsáveis por esta situação de calamidade pública na saúde, esses insetos tem em comum o fato de serem todos alimento das aranhas. Ainda bem que são todas venenosas.
Não há nenhuma doença conhecida transmitida por aranhas aos humanos, muito pelo contrário, suas neurotoxinas que podem nos causar problemas em acidentes proporcionados por encontros desastrosos, são alvo de sucessivos experimentos que visam isolar as toxinas presentes no veneno a fim de extrair utilidades terapêuticas.
by Ayamit@mi