As aranhas caranguejeiras são também comumente conhecidas como tarântulas. Tarântula é um nome aplicado principalmente a espécies de aranhas grandes e peludas da família theraphosidae da América do Norte e do Sul, África, Sudeste da Ásia, e da Austrália.
O corpo de uma caranguejeira pode ter até 10 cm de comprimento e, com as pernas estendidas, ter mais de 25,4 cm de diâmetro. As maiores tarântulas podem matar pequenos vertebrados, mas sua comida habitual são outros artrópodes. A mordida de uma tarântula pode ser dolorosa, mas geralmente não é perigosa para os seres humanos.
Aranha Caranguejeira: Curiosidades e Fotos
As tarântulas dão às pessoas arrepios porque têm corpos e pernas grandes e peludos. Enquanto essas grandes aranhas podem tirar uma dolorosa mordida de um humano, o veneno de uma tarântula tem baixa toxicidade para as pessoas. As tarântulas se movem lentamente em suas oito pernas peludas,e são predadores noturnos. Os insetos são suas presas principais, mas também têm como alvo um jogo maior, incluindo sapos, sapos e até pássaros.
Existe uma diversidade muito grande de tarântulas pela maioria das regiões tropicais, subtropicais e desérticas do mundo. Eles variam em cor e comportamento de acordo com seus ambientes específicos. Uma tarântula não usa uma teia para prender sua presa, embora possa girar um fio para sinalizar um alerta quando algo se aproxima de sua toca. Essas aranhas agarram com as pernas, injetam veneno paralisante e depois mordem suas presas com suas presas. Caranguejeiras também secretam enzimas digestivas para liquefazer os corpos de suas vítimas, para que possam sugá-las através de suas aberturas na boca.
As tarântulas têm basicamente um único inimigo: a vespa. Esse arqui-inimigo pode imobilizar uma tarântula com sua picada e depositar seus ovos dentro da aranha. Quando os ovos das vespas eclodem, as larvas comem a tarântula ainda viva. Tarântulas perdem seus esqueletos externos em um processo chamado muda. Durante o processo, eles também substituem os órgãos internos, como o revestimento do estômago, e podem até recuperar as pernas perdidas.
Tarantulas podem te morder, mas eles preferem passar. As aranhas peludas preferem salvar seu veneno para liquefazer sua comida. Mesmo que os aracnídeos tenham te mordido, a quantidade de veneno é igual à de uma picada de abelha. As tarântulas são delicadas. Se você soltá-los de mais de meio metro, como as pessoas nervosas às vezes o fazem, seu exoesqueleto pode quebrar fatalmente.
Aranha Caranguejeira: Habitat e Fotos
Caranguejeiras de várias espécies ocorrem nos Estados Unidos, no México, na América Central e em toda a América do Sul. Outras espécies ocorrem variadamente por toda a África, grande parte da Ásia e toda a Austrália. Na Europa, algumas espécies ocorrem na Espanha, Portugal, Turquia, sul da Itália e Chipre.
Manter o equilíbrio é crucial para esses delicados aracnídeos, que provavelmente morreriam em uma queda. Por isso, as tarântulas costumam usar seda, da mesma forma que o Homem-Aranha faz quando engatinham na parede, para se ater às superfícies e ficar firme, mesmo quando o solo está instável. Alguns gêneros de tarântulas caçam presas principalmente em árvores; outros caçam no chão ou perto dele. Todas as tarântulas podem produzir seda, enquanto as espécies arbóreas normalmente residem em uma “tenda tubular” de seda, espécies terrestres enfileiram suas tocas com seda para estabilizar a parede da toca e facilitar a subida e descida.
As tarântulas comem principalmente grandes insetos e outros artrópodes, como centopéias , milípedes e outras aranhas, usando a emboscada como método primário de captura de presas. Armada com suas quelíceras maciças e poderosas, com longas presas quitinosas, as tarântulas são bem adaptadas para matar outros grandes artrópodes. As maiores tarântulas às vezes matam e consomem pequenos vertebrados, como lagartos, camundongos, morcegos, pássaros e pequenas cobras.
Aranha Caranguejeira: Reprodução e Filhotes
Tal como acontece com outras aranhas, a mecânica do intercurso é bastante diferente das dos mamíferos. Uma vez que uma aranha macho atinge a maturidade e se torna motivada a acasalar, ela tece um tapete de web em uma superfície plana. A aranha, em seguida, esfrega seu abdômen na superfície deste tapete e, ao fazê-lo, libera uma quantidade de sêmen. Pode então inserir seus pedipalpos (apêndices curtos e semelhantes a pernas entre as quelíceras e as patas dianteiras) na poça de sêmen. Os pedipalpos absorvem o sêmen e o mantêm viável até que um parceiro possa ser encontrado.
Quando uma aranha macho detecta a presença de uma fêmea, as duas trocam sinais para estabelecer que são da mesma espécie. Esses sinais também podem acalmar a mulher em um estado receptivo. Se a fêmea é receptiva, então o macho se aproxima dela e insere seus pedipalpos em uma abertura na superfície inferior de seu abdômen, chamada de opistossoma.
Caranguejeiras podem depositar de algumas dezenas a até milhares de ovos, dependendo da espécie, embalados em um invólucro de seda que elas guardarão com ferocidade por cerca de dois meses. Após nascerem, os filhotes permanecerão no ninho por enquanto, se alimentando dos restos de seus invólucros antes de se espalharem.
Diferenças Entre Macho e Fêmea
Algumas espécies de tarântulas exibem dimorfismo sexual pronunciado. Os machos tendem a ser menores (especialmente o abdômen, que pode parecer bastante estreito) e podem ser de cor opaca quando comparados com suas contrapartes femininas, como na espécie haplopelma lividum.
As tarântulas masculinas maduras também podem ter ganchos tibiais nas pernas dianteiras, que são usados para conter as presas da fêmea durante a cópula. Os machos geralmente têm pernas mais longas que as fêmeas. O sexo de um macho juvenil pode ser determinado olhando-se uma exúvia de elenco para fuzilas ou espermateca exúvia.
As fêmeas possuem espermateca exceto as espécies sickius longibulbi e encyocratella olivacea. Os machos têm um tempo de vida muito mais curto do que as fêmeas porque morrem relativamente pouco depois de amadurecerem. Poucos vivem o tempo suficiente para uma muda pustulenta, o que é improvável nos habitats naturais porque eles são vulneráveis à predação, mas ocorreram em cativeiro, embora raramente.
A maioria dos machos não vive dessa muda, pois eles tendem a ter seus êmbolos, órgãos sexuais masculinos maduros em pedipalpos, presos na muda. A maioria das criadoras de tarântulas considera as fêmeas mais desejáveis como animais de estimação, devido à sua maior longevidade. As tarântulas capturadas em meio selvagem são geralmente machos maduros porque vagueiam ao ar livre e têm maior probabilidade de serem capturados.