Home / Animais / Aranha Armadeira Sobe Parede? Sistema Locomotivo

Aranha Armadeira Sobe Parede? Sistema Locomotivo

O gênero phoneutria é representado por oito espécies de aranhas que ocorrem naturalmente apenas na América Central e do Sul. Coletivamente, esse grupo é conhecido por vários nomes comuns que incluem aranhas armadas, aranhas errantes brasileiras e aranhas de banana em países de língua inglesa. No Brasil, eles são conhecidos como aranha armadeira, que se traduz como aranha armada.

Reprodução e Sistema Locomotivo

Das espécies de phoneutria, apenas o ciclo de vida da brasileira phoneutria nigriventer é bem conhecido. Os detalhes do ciclo de vida do phoneutria podem variar dependendo da espécie ou localização geográfica. No Brasil, os machos do phoneutria nigriventer vagam muito em busca de fêmeas entre março e maio, correspondendo ao momento em que ocorrem a maioria dos incidentes de envenenamento humano.

Em cativeiro, a phoneutria nigriventer tem uma vida útil de até seis anos. Como as aranhas phoneutria amadurecem, as proteínas presentes em sua mudança de veneno, tornam-se cada vez mais letais para os vertebrados. Quando confrontados por um predador em potencial, todos os membros do gênero exibem uma ameaça característica. As aranhas de phoneutria são mais propensas a manter sua posição com esta exibição defensiva do que recuar.

A aranha fica nos dois pares posteriores de pernas, com o corpo orientado quase perpendicular ao solo. Os dois pares de patas dianteiras são empurrados para cima e mantidos acima do corpo, exibindo a parte de baixo colorida das pernas. A aranha balança as pernas lateralmente e se desloca em direção aos movimentos da ameaça, enquanto exibe as presas e os espinhos eriçados nas pernas.

A aranha armadeira brasileira tem seu nome ruim como artrópode mais horrível e venenoso do mundo, graças ao comportamento agressivo, que visa a caça ativa. Perseguindo uma presa, a aranha é capaz não apenas de acelerar sua velocidade, mas também de saltar a uma distância bastante longa. Com longas pernas peludas, essa aranha atinge 15 cm de comprimento, do tamanho da palma de um homem adulto e corre muito rápido.

Aranha Armadeira Sobe Parede?

É claro que sobe parede, mas não gosta de ficar parado em cantos escuros. Pelo contrário, ela prefere mudar o local de caça. A aranha de movimento rápido tem uma distribuição principalmente nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Frequentemente penetra em residências brasileiras. Como todas as trepadeiras, a espécie é encontrada em lugares reclusos de uma casa: em caixas de papelão, em pilhas de papel e roupas, em armários ou em dobras de cortina.

Aranhas phoneutria são caçadores noturnos que não constroem teias para capturar presas. Eles se alimentam de outros invertebrados e pequenos vertebrados, como rãs. Aranhas armadeiras às vezes envolve presas capturadas em seda, afixando-as ao substrato, geralmente uma vara vertical. Durante o dia, a phoneutria procuram abrigo dentro da vegetação, fendas nas árvores ou dentro de cupinzeiros. Espécies do gênero procuram ativamente artrópodes e pequenas presas vertebradas na vegetação de sub-bosque e no solo.

Aranha Armadeira na Parede
Aranha Armadeira na Parede

Algumas espécies costumam utilizar plantas de folhas grandes como substrato para a caça. Pesquisadores levantam a hipótese de que isso permite que aranhas jovens evitem aranhas maiores que são potenciais predadores no solo, enquanto fornecem a habilidade de sentir melhor as vibrações de um predador que se aproxima. Aranhas armadeiras também são freqüentemente encontradas dentro de habitações humanas, onde atacam baratas e outros artrópodes. Como resultado, as mordidas destas e de outras espécies de phoneutria são comuns.

O Veneno de Aranhas Armadeiras

As aranhas mais importantes do ponto de vista médico incluem as latrodectus, as loxosceles, as atrax e hadronyche e as aranhas armadeiras (phoneutria). Nas últimas três décadas, não houve nenhuma fatalidade confirmada devido a envenenamento por praticamente nenhuma destas citadas. Entre as loxosceles, as mordidas são facilmente diagnosticadas erroneamente, o que dificulta a determinação dos números relativos às suas mordidas. Apesar da baixa freqüência de fatalidades atribuídas a esses taxa em todo o mundo, as mordidas de espécies desses grupos, incluindo a Phoneutria, podem ser sérias e geralmente requerem tratamento médico.

Tal como acontece com outras aranhas de importância médica, o veneno é injetado na presa ou defensivamente em potenciais predadores através das presas. O veneno é produzido pelas glândulas localizadas nas quelíceras (estruturas na face, imediatamente acima das presas). O veneno das aranhas armadeiras consiste em uma mistura de proteínas e peptídeos que são ativos contra o sistema nervoso de invertebrados e vertebrados. Entre as espécies do gênero, a composição e a potência do veneno variam, com phoneutria nigriventer e phoneutria keyserlingi tendo venenos particularmente potentes.

Enquanto estes e outros phoneutria estão principalmente associadas a habitats florestais, a phoneutria nigriventer e a phoneutria keyserlingi podem ocupar habitats em áreas rurais e urbanas (justo as mais venenosas). Como resultado, as mordidas destas e de outras espécies de phoneutria são comuns. Milhares de picadas e casos de envenenamento foram tratados apenas no Brasil entre 2006 e 2007. Nos últimos 100 anos, 10 mortes foram atribuídas a aranhas phoneutria, principalmente entre os jovens.

Embora os casos de mortalidade são conhecidos por phoneutria, na maioria dos casos (90%), o envenenamento é considerado leve e apenas 0,5-3,3% são diagnosticados como graves ou sistêmicos. Os efeitos do envenenamento incluem dor intensa, frequência cardíaca elevada, hipertensão arterial, angústia cardíaca, choque, tremores musculares, priapismo e vômitos frequentes. Estes sintomas podem ser particularmente pronunciados em crianças. No Brasil, casos moderados e graves (cerca de 3% dos casos) de envenenamento são tratados com anti-veneno, mas são tratados de outra forma sintomaticamente.

Deveríamos nos Preocupar?

Envenenamento por aranhas phoneutria é uma preocupação razoável apenas dentro de sua faixa nativa. Estas espécies são comuns em habitats florestais, mas também ocupam áreas povoadas e agrícolas, colocando-as em contato com humanos. Acidentes são particularmente comuns em plantações de banana, onde as aranhas muitas vezes procuram abrigo em cachos de bananas durante o dia. Este comportamento permite a importação acidental em áreas fora de sua distribuição neotropical natural.

Espécies de phoneutria foram interceptadas na Europa e na América do Norte. Das espécies de phoneutria , phoneutria boliviensis é a aranha mais comum interceptada em remessas internacionais, em parte porque é a espécie de maior distribuição. Muitas bananas e outros embarques agrícolas são originários da América Central, onde esta espécie ocorre. Em comparação com outras espécies de phoneutria , o veneno de phoneutria boliviensis é menos potente e os envenenamentos são tipicamente leves.

As espécies de phoneutria com os venenos mais potentes, phoneutria nigriventer e phoneutria keyserlingi, não são amplamente exportadas porque ocorrem no Brasil, onde grande parte da safra de banana do país é consumida localmente. Além disso, a maioria das outras espécies de phoneutria ocorre em regiões do Brasil ou da Amazônia, que são escassamente povoadas e produzem poucos produtos comercializados internacionalmente. Pesquisadores também alertam contra a identificação errônea de phoneutria com o gênero essencialmente inofensivo, cupiennius.

Cupiennius compartilham alguns caracteres morfológicos com phoneutria, incluindo um grande tamanho corporal e cabelos vermelhos nas quelíceras (em algumas espécies). Como a phoneutria , elas são comuns em ambientes agrícolas, particularmente plantações de banana. Portanto, se você não mora em regiões agrícolas onde há plantação intensiva de bananas, isso minimiza significativamente as chances de se deparar com uma aranha armadeira dessas em sua residência.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Um comentário

  1. Olá. Peço gentilmente que retirem duas imagens de aranhas-lobo que estão na postagem. Uma delas com o subtítulo “Aranha armadeira na parede” e outra na quarta foto localizada no início. Infelizmente muitos confundem essas aranhas por vídeo e sites como este que não são criados antes de ser feita uma pesquisa afundo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *