Os araçaris são aves pertencentes à mesma família taxonômica dos tucanos (Ramphastidae) e são nativos das florestas tropicais da América do Sul.
Dentre as espécies de araçari, está o araçari-poca, o qual também pode ser chamado de araçaripoca, araçari de bico-pintalgado, saripoca-de-bico-riscado ou araçari tirador de leite. Seu nome científico é Selenidera maculirostris.
É conhecido por vocalizar ao alvorecer ou de madrugada. Há uma crença popular de que quando esta ave faz alvoroço batendo o bico nas árvores, este é um sinal de que mudanças climáticas estão a caminho.
Contudo, mesmo com pouco dados, além da araçaripoca existe a araçaripoca grande (nome científico Selenidera spectabillis), a qual recebe este nome por ter alguns centímetros a mais do que a araçaripoca ‘convencional’.
Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre o araçaripoca-grande, assim como contextualização das demais espécies de araçari desta família taxonômica.
Então venha conosco e boa leitura.
Listagem de Araçaripocas do Gênero Taxonômico Pteroglossus
Neste gênero, estão inclusas 12 espécies, as quais possuem porte compreendido entre 34 a 45 centímetros.
No geral, essas aves são bastante coloridas, seja na plumagem seja no bico. A plumagem possui tons de vermelho e verde, ao passo que, no bico, o padrão de coloração varia de acordo com a espécie.
A listagem de espécies para o gênero é composta pelo araçari-de-bico-branco (nome científico Pteroglossus acari), araçari-de-bico-de-marfim (nome científico Pteroglossus azara), araçari-mulato (nome científico Pteroglossus beauharnaesii), araçari-de-pescoço-amarelo (nome científico Pteroglossus bitorquatus), araçari-castanho (nome científico Pteroglossus castanotis), araçari-miudinho-de-bico-riscado (nome científico Pteroglossus inscriptus), araçari-de-bico-marrom (nome científico Pteroglossus mariae), araçari-de-cinta-dupla (nome científico Pteroglossus pluricinctus), araçari-miudinho (nome científico Pteroglossus viridus); além das espécies Pteroglossus frantzii, Pteroglossus erythropygius, Pteroglossus sanguineus, Pteroglossus torquatus e Pteroglossus bailloni.
O araçari-de-bico-branco, também pode ser chamado de araçari-de-minho, araçari-minhoca, tucano-de-cinta ou camisa-de-meia. É uma espécie bastante grande (na realidade, bem mais do que a araçaripoca-grande), medindo cerca de 43 centímetros de comprimento. O bico também é significativamente grande, sendo branco na parte da maxila e negro na mandíbula.
O araçari-mulato também possui um comprimento significativo, no caso 42 centímetros. Outros nomes usuais da espécie incluem araçari-arrepiado ou araçari-crespo, fazendo alusão à presença de uma crista de penas endurecidas e enroladas em sua cabeça.
No caso do araçari-de-pescoço-vermelho, a ave é bastante colorida. As asas, a cauda e uma parte do dorso são de cor verde; ao passo que, o alto da cabeça é preto; e o peito com a porção superior do pescoço e uma pequena área acima da cauda são de cor vermelho-alaranjada. Esta espécie frequentemente é encontrada em bandos de 5 a 6 indivíduos, os quais se locomovem pulando através dos ramos das árvores.
O araçari-castanho é outra espécie bem grande (43 centímetros de comprimento). É caracterizado por um longo bico, no qual há mescla de várias cores (com predomínio do marrom e do amarelo), assim como pelas bochechas gargantas e nuca em cor castanha; e por uma faixa de cor vermelha nas laterais do corpo.
O araçari-miudinho-de-peito-riscado possui o mesmo comprimento da araçaripoca comum (33 centímetros). Também pode ser chamado de araçari-letrado, uma vez que possui um fino desenho transversal de cor negra no bico.
O araçari-miudinho também possui cerca de 33 centímetros de comprimento. Outra opção de nome atribuída à espécie é araçari-limão. Possui dimorfismo sexual em relação à coloração da cabeça, a qual é preta no caso dos machos e de cor castanha, no caso das fêmeas. Contudo, é possível encontrar características comuns a ambos os sexos, tais como bico marelo, vermelho e preto; asas e dorso na cor preta, assim como partes inferiores na cor amarela e uropígio de cor vermelha.
O araçari de cinta dupla é bastante semelhante ao araçari de bico branco. Todavia, diferenciações incluem duas cintas (ou faixas de cor). Uma dessas cintas é negra, estreita e presente no peitoral; ao passo que, a outra cinta, é ventral, larga e de cor rubro-negra.
Listagem de Araçaripocas do Gênero Taxonômico Selenidera
As araçaripocas ou saripocas deste gênero geralmente são menores do que as espécies do gênero Pteroglossus.
Ao todo, são 6 espécies, dentre elas o araçaripoca (nome científico Selenidera maculirostris), o araçari negro (nome científico Selenidera culik), a saripoca de coleira (nome científico Selenidera reinwardtii), a saripoca de bico castanho (nome científico Selenidera nattereri), a saripoca de Gould (nome científico Selenidera gouldii) e a açaripoca grande (nome científico Selenidera spectabilis).
O araçari negro possui 33 centímetros de comprimento, plumagem negra e grande bico (também na cor negra, com áreas na cor castanho).
Araçaripoca-Grande: Características, Nome Científico e Fotos
Como já mencionado no escopo deste artigo e no tópico acima, o nome científico da araçaripoca-grande é Selenidera spectabilis.
Em razão das suas características físicas, também pode ser chamada de tucano-de-orelha-amarela.
Comparativamente à maioria das espécies do seu gênero, esta ave é relativamente grande. Seu comprimento é de aproximadamente 38 centímetros. O peso está compreendido entre 175 a 245 gramas.
Há diferenciação na plumagem entre macho e fêmea, uma vez que o macho possui uma faixa auricular amarela, ao passo que, a fêmea possui uma coroa marrom.
Comparações Entre a Araçaripoca e a Araçaripoca-Grande
O peso da araçaripoca comum é bastante aproximado do valor máximo encontrado na araçaripoca-grande, ou seja, é de 170 gramas. Contudo, possui diferenciação mais acentuada em relação ao comprimento, o qual é de 33 centímetros.
A araçaripoca comum também possui acentuado dimorfismo sexual. Neste caso, o macho possui cabeça, garganta e peitos pretos; ao passo que, estas regiões assumem coloração marrom na fêmea. No bico, também há algumas manchas, contudo, estas não variam de acordo com o gênero.
Depois de conhecer muitas informações sobre a araçaripoca-grande, assim como as demais saripocas; nossa equipe o convida a continuar conosco para conhecer também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, tenho certeza que achará algum tópico de seu interesse.
Para realizar uma busca, basta digitar o tema desejado na lupa posicionada no canto superior direito desta página.
Divirta-se e até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
IOC World Bird List. Jacamars, puffbirds, toucans, barbets, honeyguides. Disponível em: < https://www.worldbirdnames.org/bow/jacamars/>;
WikiAves. Araçari-poca. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/aracari-poca>;
Wikipédia. Pteroglossus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pteroglossus>;
Wikipédia. Saripoca. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Saripoca>;
Wikipedia in English. Yellow-eared toucanet. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Yellow-eared_toucanet>;