As aves são animais muito interessantes sob qualquer ponto de vista. Dessa forma, as aves são conhecidas, também por serem uma versão animal bastante próxima dos já extintos dinossauros.
Logo, é bastante natural que muitas pessoas tenham bastante interesse pelas aves, algo que mostra bem a sua importância. Ademais, as aves podem variar entre diferentes locais, ainda que cada animal, de cada espécie, possua uma área mais ou menos delimitada como o seu ponto central no globo.
De qualquer maneira, o certo é que as aves levantam diversas dúvidas e questionamentos na sociedade, sobretudo aquela mais raras e belas, tal qual o araçari-poca. Esse animal é bastante raro, tendo grande valor biológico para o Brasil, assim como outras espécies de araçari.
Portanto, o araçari-poca é muito belo e, assim, esbanja a sua beleza por onde passa, sendo conhecido pela relativa semelhança que possui em relação ao tucano.
Conheça o Araçari-Poca
O araçari-poca é uma ave pequena, que mede cerca de 30 centímetros e pesa cerca de 170 gramas, sendo, por outro lado, muito ágil ao mudar de direção enquanto voa e, ademais, uma presa muito difícil para predadores maiores. Assim, o araçari-poca é tido como uma ave verdadeiramente inteligente, já que a sua movimentação se dá de maneira sempre pensada e rápida.
Além disso, o araçari-poca muitas diferenças entre os gêneros, com macho e fêmea sendo muito distintos.
O macho costuma ser maior, além de ter um bico mais grosso e também maior, com garganta, cabeça e peito pretos. Já a fêmea do araçari-poca, além de possuir bico muito menor em relação ao macho, também possui cor diferenciada, com o marrom tomando conta do seu corpo ao invés do preto. De qualquer maneira, o araçari-poca é extremamente bonito de qualquer forma, independentemente do gênero.
O araçari-poca é uma versão do araçari que aparece de maneira mais frequente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, algo que outros tipos de araçari não o fazem, já que esse tipo de ave costuma ser mais comum entre o Mato Grosso e o Amazonas.
O araçari-poca, portanto, aparece desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, com grupos que alternam de tamanho, sempre a depender da oferta de alimentos do local e do tipo de clima, já que o araçari-poca não gosta tanto de climas frios, preferindo temperaturas mais elevadas. Ademais, o araçari-poca ainda está presente em outros países da América do Sul, não sendo um animal exclusivo do Brasil. Dessa maneira, o araçari-poca faz parte da fauna argentina e também da paraguaia.
O araçari-poca é um animal que costuma vocalizar, ou seja, emitir o seu som característico, a partir das primeiras horas da manhã ou, então, ainda na madrugada. O araçari-poca, assim, é conhecido como o animal que consegue prever o tempo. Isso porque, quando um araçari-poca está fazendo muito barulho, é sinal de que a chuva está por vir. No passado, o animal servia sempre como uma maneira de entender melhor o tempo e prever chuvas.
Alimentação do Araçari-Poca
O araçari-poca é uma ave de rotina alimentar bastante restrita, já que esse animal não costuma comer de forma muito variada. A base da alimentação do araçari-poca. Portanto, são as frutas, que estão sempre presentes, não importando muito a árvore que forneceu aquele fruto.
Dessa forma, o araçari-poca come frutos de diversos sabores, sendo capazes de, inclusive, se alimentar da pimenta sem sequer sentir o gosto forte.
Além disso, o araçari-poca come pequenos insetos e alguns brotos que encontra, embora o mais comum mesmo sejam as frutas. Isso deve, também, ao fato de que o araçari-poca está sempre em posições elevadas na floresta, de forma a tornar mais difícil o trabalho dos seus predadores. Assim, nessas posições elevadas, muitas vezes as frutas são a única forma de alimentação disponível, o que faz com que esse tipo de alimento seja a base da dieta do araçari.
Habitat do Araçari-Poca
Quanto ao seu habitat, o araçari-poca gosta de florestas fechadas, que tenham árvores altas capazes de servir como abrigo e ponto de observação para o animal. Assim, as florestas mais úmidas costumam servir de abrigo para o araçari-poca, que faz os seus ninhos em árvores, aproveitando espaços ocos já perfurados por outros animais.
O araçari-poca é uma espécie típica da Mata Atlântica em sua forma original, mas, como a Mata Atlântica já perdeu a maior parte do seu território verde, atualmente o araçari-poca aprendeu a se adaptar a outros ambientes, embora o animal sempre busque por áreas de floresta fechada.
O araçari-poca já foi visto em até, no máximo, 1000 metros de altitude, jamais tendo sido visto acima dessa altitude. Isso porque o araçari-poca é uma ave típica de regiões próximas ao nível do mar, como se dá em toda a costa nacional. Assim, a ave não se sente bem quando começa a voar para altitudes maiores.
Nome Científico e Reprodução do Araçari-Poca
O araçari-poca atende, também, pelo nome científico de Selenidera maculirostris. Porém, para as populações que vivem perto desse animal, o araçari-poca possui nomes muito mais comuns e fáceis de pronunciar. Araçari-boi, araçari-tirador-de-leite, araçari-de-bico-pintalgado, entre outros.
Assim, o araçari-poca recebe nomes distintos à medida em que vai passando por estados diferentes, já que o animal possui indivíduos ou grupos desde a região Nordeste até a região Sul. Contudo, o que todos sabem é que, quando o araçari-poca começa a cantar, é sinal de que a chuva está por vir, já que essa ave é conhecida por prever o tempo.
Em relação à reprodução, o araçari-poca deixa os seus ovos em árvores ocas, de forma a proteger os ovos contra invasores e predadores. A fase de reprodução do araçari-poca acontece entre a primavera e o verão, mostrando bem como esse animal gosta de temperaturas mais altas e se sente melhor quando nessa situação.
O araçari-poca, em geral, costuma chocar de 2 a 4 ovos por vez, sendo que na maior parte das vezes as fêmeas chocam apenas 2 ovos.
Por fim, o tempo até o nascimento dos filhotes do araçari-poca não costuma ser muito longo, levando apenas algumas semanas para que os filhotes nasçam.