Tucanos e araçaris são um grupo de aves neotropicais facilmente reconhecidas por seus bicos coloridos que são leves e várias vezes maiores que sua cabeça, penas de cores vivas e caudas longas que compõem metade do comprimento do corpo. Tradicionalmente, seis gêneros são reconhecidos na família, mas análises de sequências moleculares revelaram que o açafrão araçari no gênero monotípico Baillonius está incorporado no Pteroglossusaracaris.
Os araçaris são tucanos de tamanho médio, predominantemente verde acima e amarelo abaixo, com garupa vermelha e geralmente faixas ou manchas ventrais amarelas, vermelhas ou preto-vermelhas; o açafrão araçari, por outro lado, possui uma plumagem verde-amarela distinta, bico vermelho e verde e região perioftálmica vermelha. O achado molecular é apoiado pela vocalização e caracteres anatômicos.
Araçari-Miúdo-de-Bico-Riscado: Características, Habitat e Fotos
O araçari-miúdo-de-bico-riscado, cujo nome científico é Pteroglossus inscriptus é uma espécie de ave da família Ramphastidae. Pode ser encontrado na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, pântanos subtropicais ou tropicais e florestas antigas fortemente degradadas. É um dos menores tucanos que se conhece, com 29 cm. de comprimento e pesando pouco mais de 130 gr.
Araçaris geralmente empoleiram-se socialmente ao longo do ano. Até cinco adultos e seus filhotes dormem no mesmo buraco, com suas longas caudas dobradas nas costas. Sua característica mais distintiva é a nota amarela de grandes dimensões, com uma linha preta curta na nota superior, afastando-se da borda. Tem um corpo compacto que é inteiramente amarelo abaixo – sem as faixas ou manchas que podem ser vistas nas outras espécies de araçaris . Sua cauda é arredondada e seu pescoço é curto e grosso. A área ao redor dos olhos é azul. Como é o caso dos tucanos em geral, as asas são relativamente pequenas e as pernas são fortes e curtas. O gênero pode ser facilmente identificado pela cor do rosto; o macho tem um rosto preto, enquanto a fêmea tem um rosto castanho.
Reprodução do Araçari-Miúdo-de-Bico-Riscado
Eles fazem ninhos em árvores com cavidades apropriadas, a maioria das quais são feitas anteriormente por pica-paus. Outras cavidades são o resultado de uma quebra de galho e a podridão subsequente da madeira do coração da chuva durante um período de tempo. Tanto o macho quanto a fêmea compartilham os deveres de incubação e criação dos filhotes. Os ovos são incubados por cerca de 16 dias.
Os filhotes recém-nascidos são cegos e nus, com notas curtas e grossas almofadas nos calcanhares para protegê-los do piso áspero do ninho. Ambos os pais, assim como seus filhos anteriores ou possivelmente outros adultos, alimentam os filhotes. O jovem sai do ninho após cerca de 6 semanas. Os adultos continuam a alimentá-los por várias semanas após a criação.
Esses Araçaris ativos exigem grandes vôos plantados. Os araçaris são geralmente dóceis e podem ser mantidos com pássaros menores – mas não com pássaros tão pequenos que eles (ou seus filhotes) possam ser considerados presas por esses pássaros grandes, como tentilhões. Os casais reprodutores devem ser mantidos sozinhos.
Os pássaros em cativeiro podem se reproduzir em caixas-ninho com fundo côncavo; no entanto, eles geralmente preferem ninhos naturais construídos a partir de toras de palmeiras, o que lhes permite cavar mais fundo suas câmaras de ninho.
Comportamento do Araçari-Miúdo-de-Bico-Riscado
Os tucanos são diurnos e produzem muitas chamadas diferentes. Eles são barulhentos no final da tarde, quando outros pássaros se tornam inativos. Os tucanos estão entre os mais barulhentos pássaros da floresta . Suas músicas costumam parecer sapos coaxantes . Os tucanos combinam suas extensas chamadas vocais com sons de batida e barulho da conta. Muitas espécies de tucanos emitem sons de latidos, coaxos e rosnados, e os tucanos das montanhas emitem sons zurrosos como os de um burro.
A vida não é só fruto e brincadeira para tucanos. Os predadores a serem observados incluem as águias , os falcões e as corujas da floresta ; Boas, jaguar , gato-maracajá e doninhas , muitas vezes invadem ninhos de tucanos. Sua enorme conta é inútil na defesa contra predadores e, de fato, atrai humanos para pegá-los para o comércio de animais de estimação. Para se proteger , eles dependem de suas vozes altas para espantar os inimigos e alertar outros tucanos sobre o perigo.
Aves da Amazônia
Do tucano colorido à majestosa harpia, os trópicos sul-americanos se classificam como uma das áreas mais diversas do mundo para pássaros.Cerca de 3.800 espécies são encontradas lá – mais de 1.300 na Amazônia, 28 das quais são endêmicas da região. Existe uma variedade considerável na faixa geográfica de uma espécie para outra. Enquanto a harpia varia do sul da América Central à Amazônia, algumas espécies de tucanos podem ser encontradas apenas em áreas relativamente restritas.
A maioria das aves vive na densa floresta secreta, procurando insetos do chão da floresta tropical até o dossel. Outros preferem insetos voadores, ou frutas e flores, enquanto outros, como a harpia, capturam outros mamíferos, répteis e pássaros. O tucano é um símbolo onipresente da Amazônia, instantaneamente reconhecido por seu bico colorido, que tem quase o mesmo comprimento que seu corpo. A plumagem é igualmente colorida e inclui manchas de verde, amarelo, vermelho e branco. Varia em tamanho de 31 cm a 61 cm.
Os tucanos ocorrem em florestas úmidas de terras baixas e florestas de nuvens montanas, onde nidifica e se ergue nas cavidades das árvores. Embora os tucanos sejam ouvidos o tempo todo nas florestas tropicais, eles raramente são vistos porque geralmente ficam no alto do dossel. Eles são principalmente frugívoros(comedores de frutas) e preferem as frutas mais maduras. Os tucanos colhem frutas com a conta e seguram-na na ponta. Então eles inclinam a cabeça para trás e engolem a comida. Além de frutas e bagas, os tucanos comem aranhas, insetos, lagartos e cobras, além de ninhos de pássaros e ovos.
Do Araçari-miúdo-de-bico-riscado ao Toco Tucano, esta família de cerca de 40 espécies diferentes pode ser encontrada na América Central e do Sul e está entre os avistamentos mais populares da Amazônia. Talvez sejam suas marcações brilhantes e enormes contas coloridas. Independentemente disso, é quase certo que o visitante os verá, em ninhos, em cavidades ou se alimentando de frutas nas árvores da Amazônia .