O araçari-de-cinta-dupla (Pteroglossus pluricinctus) é uma espécie de ave da família dos tucanos. Ocorre exclusivamente na América do Sul e, sendo bem distinto e peculiar, não pode ser confundido com quase nenhuma outra espécie. A seguir, algumas características do araçari-de-cinta-dupla, esse belíssimo tucano!
O comprimento do corpo adulto dessa espécie de tucano é de 43 a 45 centímetros. O macho atinge um comprimento de 14,6 e os 16,5 centímetros. A cauda tem um comprimento de 15 a 17,2 centímetros. O bico tem entre 11,1 e 13,2 polegadas de comprimento. As fêmeas têm dimensões corporais semelhantes, mas o bico, com um comprimento de 10,0 a 11,5 centímetros, tende a ser um pouco mais curto. O peso de ambos os sexos varia entre 215 e 302 gramas.
Visual
Os machos adultos têm uma cabeça azul-preta, apenas as orelhas são de cor castanha. Além disso, a parte superior das costas e a garganta são pretas. O resto do corpo é verde escuro, com penas individuais alinhadas em azul. O casco é vermelho brilhante, a cauda inferior cobre verde escuro. A cauda é preta esverdeada com um brilho de bronze.
Na parte de baixo do corpo, corre uma faixa torácica amarela no peito da frente, que ocasionalmente é revestido de vermelho na direção da garganta negra. É delimitada por uma faixa preta larga, seguida por outra faixa amarela ainda mais larga, além de uma faixa preta e uma vermelha cada.
As coxas são de cor castanha com pequenas pontas de penas amarelas. As fêmeas têm penas semelhantes, mas as orelhas castanhas são menores ou até completamente ausentes. Eles também têm uma bainha vermelha abaixo da cor da garganta preta. Os pássaros jovens se assemelham aos pássaros adultos, mas são um pouco sem graça. O bico é longo e curvo, o bico superior se esgota em um ponto. O bico superior é preto com uma larga faixa lateral amarela que se estende até o topo. A base do bico é revestida em branco. O bico inferior é preto com uma cobertura branca na base.
A pele do rosto sem penas é azul brilhante, verde-azulado ou esverdeado. O olho é branco-amarelado a amarelado. Para a maioria das pessoas, é amarelo claro. As pernas e os pés são verde-oliva.
Redondezas
A área de distribuição se estende do nordeste da Colômbia, do sudeste ao leste do Equador e nordeste do Peru. Ele também ocorre na Amazônia brasileira e está representado nas regiões mais altas do Japurá e na área central do Rio Negro. Ele também povoou o oeste da Venezuela e ocorre no topo do Orinoco. A área de distribuição também inclui o extremo sudeste da Bolívia.
No sudeste da Venezuela, ocorre em altitudes de 900 metros. Na Colômbia, é observado até 580 metros acima do nível do mar. No Peru, geralmente ocorre abaixo de 500 metros de altitude e no Equador abaixo de 735 metros de altitude.
Seu habitat é pouco estudado. Habita principalmente florestas tropicais úmidas.
Qual o Seu Estilo de Vida?
Pouco conhecida e estuda, pouco se sabe sobre essa espécie. No estômago de algumas aves examinadas, encontramos predominantemente frutas e, ocasionalmente, também insetos.
Curiosidades Sobre os Tucanos
- O maior tucano é o tucano gigante (Ramphastos toco), com um comprimento total de 60 centímetros.
- Comum a todos os tucanos é o bico enorme e surpreendentemente colorido, que pode atingir 22 centímetros de comprimento, por exemplo, no tucano gigante masculino. O bico não é sólido, mas é preenchido com uma rede de grampos ósseos, que fornece força máxima com o mínimo de peso.
- As espécies mais coloridas são o Tucano colorido (Ramphastos dicolorus) e o Tucano arco-íris ou peixe (Ramphastos sulfuratus).
- Em geral, a plumagem do gênero Ramphastos é predominantemente negra, em três locais bem espaçados, brilha em cores vivas. Acima de tudo, a garganta e o peito são brancos, laranja, vermelho-alaranjados ou amarelos, dependendo das espécies ou subespécies, geralmente com uma faixa vermelha delineada pela metade inferior preta do corpo.
- A faixa de tucanos se estende por quase toda a América Central e do Sul tropical. Sua ocorrência varia do sul do México ao norte da Argentina, especialmente na região da Amazônia.
- Os tucanos são puros habitantes de árvores e colonizam várias florestas tropicais e subtropicais em altitudes mais baixas. Acima de tudo, eles precisam de árvores velhas, grandes e grossas com cavernas, que podem ser usadas para procriação. Em muitas áreas de sua distribuição, os tucanos sofreram recentemente uma notável repercussão humana. Em parte, eles são abatidos para consumo ou suas penas, parcialmente capturados para o mercado de animais de estimação. Além disso, a derrubada de florestas e a crescente demanda por terras agrícolas hoje roubam os tucanos de seu habitat natural e os empurram de volta para áreas cada vez menores. De particular importância é a perda de árvores altas e velhas, grossas o suficiente para dar aos tucanos um lugar em seu buraco de nidificação
- Todas as onze espécies do gênero Ramphastos são listadas como “ameaçadas de extinção” pela World Conservation Union IUCN na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. No entanto, cinco espécies já estão listadas na Convenção de Washington sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), por causa de seus estoques em declínio.
- A proteção do habitat tem prioridade absoluta para todas as espécies ameaçadas de plantas e animais da Amazônia, não apenas para os tucanos. Portanto, o WWF estabeleceu o objetivo de garantir a maior parte da biodiversidade na bacia amazônica brasileira em dez anos, por meio de uma rede abrangente de áreas protegidas. Em resposta a uma iniciativa do WWF, o governo do Brasil prometeu proteger dez por cento da floresta amazônica brasileira em 1998, iniciando um dos programas mais ambiciosos de conservação da natureza do mundo – o Programa de
- Áreas Protegidas da Região Amazônica (ARPA), cuja implementação é moldada decisivamente pelo WWF. No final, 50 milhões de hectares, do tamanho da Espanha, serão permanentemente protegidos.
Portanto, a consciência e o cuidado são essenciais na sobrevivência dos tucanos. Espero que esse artigo tenha ajudado você!