O araçari-de-bico-sulcado é um pequeno pássaro habitante das montanhas do norte da Colômbia e Venezuela.
Eles procuram as florestas úmidas e temperadas para nidificar, obter alimentos e viver com paz e tranquilidade.
Veja a seguir as principais características do araçari de bico sulcado, seu habitat e fotos exclusivas dessa incrível ave.
Características do Araçari de Bico Sulcado
Pouco visto aqui no Brasil, o Araçari de bico sulcado é uma pequena ave da mesma família dos tucanos, a família Ramphastidae.
Cientificamente ele é conhecido como Aulacorhynchus Sulcatus e está presente no gênero Aulacorhynchus, onde a maioria das espécies são conhecidas popularmente como “araçaris”. Eles estão dentro da ordem dos Piciformes.
Existem muitas espécies de Araçaris, como por exemplo: O Araçari de bico branco, araçari de bico marrom, o próprio araçari de bico sulcado, o araçari banana, araçari castanho, o araçari mulato, entre muitos outros.
São aves de porte médio e pequeno. O araçari de bico sulcado apresenta uma coloração esverdeada, com o peito esbranquiçado. A principal diferença entre as espécies está na coloração corporal e do bico.
No caso do araçari de bico sulcado, seu bico é todo com rasuras que varia entre as cores marrom, branco e vermelho. Ele se destaca também devido a sua parte traseira, onde é composta por penas de coloração azul escura.
Muito diferente dos demais, o araçari de bico sulcado possui suas próprias características e peculiaridades.
A sua cauda é composta por cores amarelas e verdes, o que chama ainda mais atenção, pois a ave é chamar atenção de qualquer um quando avistado, pois apresenta uma grande variação de cores por todo o corpo.
Além disso, a ave possui colorações azuladas, como uma faixa na parte traseira de seus olhos. O que encanta ainda mais quando a ave é avistada.
Ele é pequeno, mas considerado de porte médio, com cerca de 30 a 38 centímetros de comprimento. Ele não é pesado e seu peso varia entre 100 a 200 gramas.
Eles se alimentam sobretudo de frutas, cascas e sementes, mas também degustam pequenos insetos, ovos de outras aves, e invertebrados. Há muitos relatos a respeito dos araçaris “invadindo” o ninho de outras aves para capturar seus ovos.
Inclusive, essa é uma característica da própria família Ramphastidae e de diferentes espécies de tucanos, que se alimentam dos ovos de outras aves. Eles ficam apenas espreita, esperando uma brecha da mãe e quando ela sai para coletar alimento para seus filhotes, eles “invadem” o ninho e capturam seus filhotes ou ovos.
As árvores e matas onde habitam fornecem tudo que lhes é necessário para a sobrevivência e desta maneira, buscam sempre regiões onde há grande disponibilidade de alimentos.
Mas onde vivem os araçaris de bico sulcado? Confira a seguir o habitat e as principais características do lugar onde eles fazem sua morada.
Habitat do Araçari de Bico Sulcado
Eles estão sobretudo em regiões montanhosas e flores úmidas, mais precisamente entre a Colômbia, Venezuela e Equador.
O habitat do araçari de bico solado é em meio às florestas úmidas e matas de clima temperado. Eles habitam essas áreas devido a grande disponibilidade de alimento e árvores para nidificar em.
Infelizmente, devido a grande quantidade de queimadas, desmatamento, diversas espécies de aves e de araçaris vêm perdendo parte do seu habitat.
Eles ainda não são considerados animais em extinção, mas é preciso cuidado e muita atenção quanto aos decorrentes desmatamentos que as florestas da América do Sul vêm sofrendo.
É fundamental preservar o habitat do araçari de bico sulcado e de outros animais, pois todos dependem das matas e florestas para sobreviver, sem elas, nenhum ser vivo consegue existir, nem nós humanos.
As florestas que habitam geralmente são de clima temperado e úmidas, porém, também são encontrados em regiões montanhosas, onde fazem seus ninhos e criam seus filhotes nas encostas das montanhas.
Eles também estão presentes em locais onde ocorre clima tropical, um calor mais intenso. Desta maneira, sobrevivem em diferentes ambientes, desde que consigam alcançar as árvores e capturar alimentos.
Na Venezuela, há registros de que eles caminham livremente pelas florestas, em meio as folhas, árvores e galhos. Andam no chão com tranquilidade e dificilmente são capturados por seus predadores.
Os araçaris são espécies que merecem toda atenção, pois são de rara beleza e endêmicos da América do Sul. Deste modo, é preciso preservar o seu habitat e evitar de qualquer maneira a captura de animais pelo mercado clandestino de animais.
Um fato que causa grande desastre e aterroriza diferentes espécies de seres vivos é o tráfico de animais, muitos são capturados e levados em pequenas gaiolas para lugares onde são comercializados.
Retirar uma ave de seu habitat natural e trancafiá-la em uma gaiola é algo desumano e totalmente contra a lei. É claro, existem aves e pássaros próprios para isso, como por exemplo os canários.
E você já viu um araçari de bico sulcado? Não? Então confira abaixo fotos incríveis dessas aves de rara beleza, capazes de chamar atenção de qualquer pessoa.
Fotos do Araçari de Bico Sulcado
Essas incríveis aves estão presentes nas florestas úmidas e regiões montanhosas. Você pode ver nas fotos a sua coloração corporal esverdeada, com diferentes tons azulados e amarelados por todo o corpo.
E claro, o seu bico, todo riscado e rajado, com tons de marrom, vermelho e branco.
São animais de rara beleza, assim como muitas outras aves, sendo assim, são muito procuradas pelo mercado clandestino, fato que merece atenção e alerta das autoridades locais.
O araçari de bico sulcado é facilmente capturado pelos caçadores devido ao seu pequeno tamanho e por caber em pequenas gaiolas, e como são muito bonitos, são bastante visados.
Um fato interessante sobre a ave também é o seu cântico, é diferenciado das demais. Ele realiza sons como: wiik-wiik e waak-waack. Em período reprodutivo os sons são mais intensos e os machos cantam para chamar atenção das fêmeas.
Mas não apenas isso, eles também cantam quando detectam algum período no ambiente ou no seu próprio habitat, para alertar os demais e proteger sua espécie.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!