Home / Animais / Araçari-Banana: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Araçari-Banana: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Araçari-banana, cujo nome científico é Pteroglossus torquatus, vulgarmente conhecido como “araçari-de-coleira  é um tucano sul-americano encontrado nas florestas tropicais do Atlântico no sudeste do Brasil e áreas adjacentes no extremo nordeste da Argentina, no leste do Paraguai,  no sul do México, na Colômbia e em algumas partes da Venezuela.

Apesar de sua aparência distinta, o pássaro não foi bem estudado, o araçari-banana é muito pouco conhecido quanto sua história natural. O pássaro é geralmente visto no dossel de florestas úmidas e de segundo crescimento em pequenos grupos, descendo ocasionalmente para visitar estações de alimentação.

Araçari-Banana Sob Galho

Habitat

O habitat preferido do araçari-banana é geralmente a floresta de planície lenhosa ou a floresta úmida com crescimento secundário. Essas aves são encontradas desde o nível do mar até altitudes de 1500 metros. Eles são bastante comuns em todo o seu alcance, geralmente em encostas e além de riachos.

Acredita-se que o pássaro faça parte de um antigo estoque que ficou isolado na atual Mata Atlântica da transgressão marinha, que não conseguiu se adaptar e invadir a savana brasileira. O pássaro foi considerado endêmico e com alta sensibilidade à fragmentação.

Características

Os araçaris de colarinho têm uma parte traseira principalmente preta com um tom verde nas penas. A plumagem do pescoço e da garganta é enegrecida, enquanto a cauda e a garupa são vermelhas brilhantes. A plumagem do ventre e da barriga é principalmente amarela, com listras pretas e vermelhas no abdômen.

Araçari-Banana Sob Galho de Costas

A parte superior do bico é cinza-esbranquiçada ou às vezes esbranquiçada. O bico inferior e a crista inferior do bico superior são pretos. A borda inferior do bico superior apresenta saliências semelhantes a dentes com espaçamento amplo. O bico é leve devido a um entrecruzamento de hastes feitas de osso.

Fotos Araçari-Banana

A pele que circunda o bico e os olhos é vermelha brilhante. Os olhos são amarelos. Nesta espécie, a fêmea é semelhante ao macho, exceto que seu bico é menor. Os aracaris de colarinho juvenil têm uma aparência mais sombria do que os adultos.

Reprodução

O araçaris de colarinho é monogâmico e pode acasalar por toda a vida. Os comportamentos de namoro não são bem conhecidos. A exibição do namoro de pássaros machos consiste em cantar e alimentar a fêmea e o filhote.

Aracari Banana Filhote Sob Galho de Árvore

Araçaris de colarinho são criadores cooperativos. Os filhos da ninhada anterior ajudarão os pais a cuidar de seus irmãos. Aproximadamente cinco a seis adultos assistirão a filhotes de cada vez, trazendo comida e protegendo-os. Não se sabe se a criação de cooperativa é comum em outras especies de tucano.  A raça de araçaris reproduzem uma vez por ano de janeiro a maio. Eles põem três ovos a cada estação reprodutiva.

Ninhos

Aracari Banana no Ninho

Os araçaris  empoleiram-se e fazem ninhos em grandes buracos de pica-pau ou cavidades naturais a cerca de 6 a 30 m.  do chão. Esses pássaros não usam materiais para aninhar. Durante o período de incubação, apenas um pássaro permanece no ninho, geralmente um dos pares de acasalamento, para manter os ovos quentes. Ambos os pais se revezam na incubação do ovo de 15 a 18 dias, com uma média de 16 dias. Demora mais seis semanas para que os jovens possam deixar o ninho, no começo. A idade exata em que os araçaris  são reprodutivamente maduros é desconhecida. No entanto, relacionados tucanos toco atingem a maturidade sexual entre as idades de 3 e 4 anos de idade.

Filhotes

O araçaris de colarinho, como outros tucanos, nasce cego e nu e com bicos muito curtos. Nos calcanhares, eles têm almofadas especiais que os protegem do fundo do ninho. Após seis semanas, eles estão prontos para deixar o ninho, mas continuam sendo alimentados por adultos por mais algumas semanas. A longevidade do araçaris  em cativeiro e na natureza é desconhecida. Os tucanos (Ramphastos toco) vivem até 20 anos em cativeiro.

Dieta Alimentar

Aracari Banana Comendo Fruta

Em cativeiro, os araçaris são alimentados com uma dieta que consiste em ração de cachorro e frutas frescas. Eles recebem água em abundância para tomar banho e beber. Eles também recebem um chá fraco para beber a cada dois meses, para que ele se ligue ao ferro em sua dieta e ajude a expulsar o ferro. O ferro danifica o fígado e é mortal. Acredita-se que os taninos no chá se assemelhem aos encontrados na água que esses pássaros beberiam na floresta tropical.

Onívoros

Pteroglossus torquatus são onívoros, comendo pássaros incipientes, insetos, ovos e frutas secas de Protium , palmas, Cecropia e Ficus.  Como em todos os tucanos, o bico de araçaris com colarinho é projetado especialmente para  comer frutas, mas também leve para o voo. Embora pareça pesado, o bico é fino. O interior é reforçado com um entrecruzamento de hastes leves feitas de osso. As saliências “parecidas com dentes” ajudam os tucanos a pegar e a agarrar os alimentos na conta.

Comportamento

Araçaris-de-Coleira

O araçaris-de-coleira vive em pequenos bandos de 6 a 15 aves. Ao longo do ano, os araçaris com colarinho dormem juntos, com as caudas dobradas nas costas; até seis adultos e calouros dormem dessa maneira em buracos de pica-pau. O rebanho pode ter vários orifícios para pica-pau e cavidades naturais que eles usam para se alojar. Pteroglossus torquatus voam usando batidas rápidas de suas asas. Eles usam planadores curtos para chegar a um poleiro e saltos para mover-se ao longo de um galho.

Ameaças

Jovem colarinho araçaris são predados por gaviões brancos e falcões florestais . A predação é mais comum em calouros, idosos e doentes. Mesmo que essa espécie ainda seja bastante comum, seus números estão diminuindo devido à destruição de habitat e caça.

Infelizmente, Toucanet está atualmente no limiar de extinção em estado natural. Além disso, são aves famosas pelo comércio ilegal de aves e em risco de serem caçadas por seres humanos. É imperativo se concentrar no aumento da população de aves, pois 46 espécies estão ameaçadas de extinção global. A beleza do açafrão Tucano é habitualmente sua ruína, pois é capturada ilegalmente para o comércio de pássaros em gaiola.

Ecologia

Os araçaris-de-colar são agentes de dispersão de sementes nas florestas tropicais onde vivem. As sementes passam ileso pelo trato digestivo e são depositadas longe da planta-mãe. O açafrão Tucano é um grande frugívoro de gape, portanto, tem maior capacidade de transportar sementes maiores para novos locais.

Aracari de Colar Sob Galho

Além de seus importantes papéis no ecossistema, o principal benefício positivo para os seres humanos é o ecoturismo. Esses pássaros são comuns em toda a sua extensão. Os observadores de pássaros vêem um grande número desses pássaros quando fazem caminhadas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *