Ei, você conhece bem a Anta? Muitas pessoas usam o nome deste animal como adjetivo pejorativo, mas fique sabendo que este bicho é extremamente inteligente!
Não sei se é do seu conhecimento, mas existem inúmeras espécies de Antas, todas estão espalhadas por diversas regiões do mundo, elas não são muito diferentes umas das outras, porém, cada uma delas possui as suas peculiaridades.
Já ouviu falar na Anta Asiática? Eu acho difícil, pois como o próprio nome dela mostra, trata-se de uma espécie que vive num continente bem distante do nosso, por isso, é complicado conhecermos um animal de terras tão longínquas!
Vem conferir esta matéria juntamente comigo!
Características E Nome Científico
O que você vê quando olha para a Anta Asiática? Quero dizer, qual é a imagem que vem a sua mente?
Muitas pessoas acabam cometendo o equívoco de acreditar que a Anta Asiática é um animal fraco, porém, lhe digo que ela é uma das espécies mais fortes que existe.
Ao mesmo tempo que possui uma enorme força também carrega consigo um pouco de estranheza, pois como posso achar comum um animal com pés traseiros compostos por somente três dedos. Isso é algo bem esquisito não é verdade?!
Já reparou naquela pequena tromba da Anta? Você se engana ao pensar que ela se trata de um simples detalhe do animal, na verdade a sua função é sentir odores e também a umidade que estiver presente no ambiente!
Você por acaso está focado(a) em alguma dieta? Nossa amiga Anta Asiática parece estar se dedicando a uma alimentação eternamente saudável, pois as únicas coisas que ela come são: frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores e organismos aquáticos. Outras coisas do seu gosto são: plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho!
Vai vendo aí, nossa Anta Asiática é um animal exemplar no quesito alimentação!
Sabia que o processo de acasalamento dessa Anta é algo bem excêntrico? O macho convoca a femêa através de assobios bem estranhos, lembrando que a copulação pode ocorrer até mesmo dentro da água. Depois deste momento de romance os animais se separam! Um romance curto!
A Anta Asiática não é lá um animal que gera muitos filhotes, dificilmente nascem mais de uma Anta, os pequenos animalzinhos não possuem a mesma coloração dos adultos, eles surgem com um tom mais amarronzado e branco.
Um outro fato curioso a respeito dos filhotes de Anta é que com somente um ano e meio eles já estão com a aparência de um animal adulto.
Em relação a origem da espécie Anta Asiática, de onde você acha que ela é? Bem, nossa Anta Asiática pertence ao próprio continente Asiático, seu nome já nos deixa claro isso!
A vida selvagem é repleta de perigos, você deve ficar sempre de olhos abertos, ou então vai acabar virando comida de alguém.
Nossa Anta Asiática parece gostar de desafiar os perigos da vida selvagem, pois durante o dia ela fica escondida dentro de sua casa, mas na hora mais perigosa que é a noturna ela sai à procura do que comer. Ela não me parece muito preocupada com os riscos!
A maioria dos animais já se acostumou com a vida selvagem, eles não possuem muitos hábitos higiênicos, por isso, estão sempre mais propícios a contrair doenças.
A Anta Asiática por causa do ambiente mais frio em que se encontra, pode ser que não tenha problemas com doenças e parasitas, mas mesmo assim ela toma banhos de lama e água com intuito de se livrar de incômodos como carrapatos por exemplo.
Você é do tipo mais entrosado(a) ou quieto(a)? Há dois tipos de pessoas: aquelas que gostam de viver sempre rodeadas de amigos e outras que preferem uma vida mais tranquila e sem muita interação!
Nosso bichano Asiático gosta de um estilo de vida mais solitário, sem muitas interações com outros de sua espécie, ele só quebra esta rotina isolada quando chega o período de acasalamento.
Com certeza você já notou aquele hábito comum dos cães de urinar nas paredes como forma de demonstrar um domínio territorial, isso também ocorre no mundo da Anta Asiática, porem, com ela as coisas são um pouco diferentes, pois ela urina várias vezes no lugar em que está para deixar claro que ainda se encontra no local.
Quer saber de uma curiosidade bem legal a respeito da Anta Asiática? Ela possui glândulas faciais, estas são capazes de deixar rastros de cheiro por onde o animal passa!
Mesmo sendo muito forte, a Anta Asiática não é muito boa com ataques, por isso ela apela para estratégias de camuflagem entre arbustos ou então foge.
Não pense que eu esqueci de lhe informar a respeito das características mais básicas desta Anta, ela possui 1,20m de altura e 300kg, lembrando que pode viver até 35 anos.
Por fim, saiba que o nome científico da Anta Asiática é Tapirus terrestres!
Não vá embora ainda, pois agora lhe mostrarei algumas curiosidades a respeito da Anta, não somente sobre a Asiática, mas todas as espécies!
Curiosidades A Respeito Da Anta
Já vou começar este tópico lhe informando que o maior mamífero terrestre do Brasil é a Anta, você não sabia disso não é mesmo?! Aposto que tinha como referência um animal mais imponente em sua mente!
A segunda curiosidade a respeito deste animal é referente a sua inteligência, pesquisas científicas demonstraram que o cérebro deste bicho é algo surpreendente, portanto, usar o nome da Anta como adjetivo pejorativo é algo completamente equivocado.
Se você for fã de desenhos, então vai gostar desta curiosidade: sabia que no anime Pokémon existe um bicho que representa a Anta? É isso mesmo, o personagem Hypno nada mais é do que uma Anta!
Uma das curiosidades mais legais sobre este animal é a que vou lhe contar a partir de agora!
Sabia que as Antas são as maiores responsáveis pela propagação de sementes e plantação de árvores? Quando elas defecam, as sementes saem juntamente com as fezes e isso possibilita a germinação delas!
Você gostou dessa matéria? Espero que sim, saiba que em breve irei trazer outros conteúdos tão legais quanto este!
Muito obrigado por sua presença e até a próxima!