O animal caramuru, também conhecido como moreia, é comumente apreciado pelos povos indígenas brasileiros Tupinambás. Ele tem um corpo parecido com o de uma serpente, sendo musculoso e achatado em suas laterais.
Sendo uma espécie tão interessante, é possível que você esteja curioso sobre ela. Assim, basta ler o artigo até o fim e descobrir coisas bem legais à respeito do “primo da enguia”.
Características da Espécie
Os caramurus geralmente têm uma má reputação por causa de sua aparência assustadora de cobra. Eles têm um corpo longo e esbelto. A aparência de cobra se torna mais proeminente devido à ausência de barbatanas peitorais ou pélvicas.
No entanto, eles vêm com uma barbatana dorsal que percorre todo o caminho de volta à cauda. Para ser mais preciso, é uma combinação de barbatanas dorsal, caudal e anal.
Seus corpos geralmente são modelados e, em algumas espécies, o interior da boca também é. Eles secretam muco protetor sobre seu corpo sem escamas e liso, que em algumas espécies contém elementos tóxicos. Apesar de terem olhos grandes, a visão deles é fraca.
Como mantêm a boca aberta quase sempre, muitos têm a impressão de que estão tentando morder. No entanto, esse não é o caso (pelo menos nem sempre). O animal caramuru precisa manter a boca aberta para fins respiratórios, porque isso o ajuda a enviar água para as brânquias na parte de trás da cabeça.
Suas mandíbulas arreganhadas dá a ele a aparência de um focinho saliente. Para aumentar o fator de medo, o animal é dotado de dentes afiados e perigosos, bem como mandíbulas largas.
Eles têm duas linhas de dentes separadas – uma localizada na mandíbula e a outra na garganta. Os da garganta quebram ainda mais os alimentos, o que facilita a digestão. Os de trás impedem que as presas escapem de suas garras. Esse segundo conjunto de dentes é chamado maxilar da faringe. Outra característica notável é que eles estão voltados para trás, o que impede ainda mais a presa de escapar da boca.
Origem e Habitat do Caramuru
Os caramurus podem ser encontrados principalmente na água salgada, mais comumente nas áreas tropicais e subtropicais ao redor de todo o globo. Isso ocorre especialmente no Equador, local que também se acredita ser a origem desses animais.
Regiões com recifes de coral também são cruciais para sua sobrevivência. Raramente o animal caramuru é visto se aventurando nas margens. Ele prefere se esconder nas fendas no fundo do oceano.
Quase todas as espécies desta enguia vivem em ambientes de água salgada que possuem uma abundância de corais. Quando se trata de abrigo, preferem recifes mortos e rochas de entulhos do que corais vivos.
Comportamento do Animal Caramuru
Uma das razões para o aumento da demanda do caramuru como animal de estimação é porque as pessoas são fascinadas por seu comportamento. Em primeiro lugar, o que o diferencia de outras espécies é a maneira como ele nada.
Ele se balança de maneira ondulada em forma de S, para se impulsionar para frente. Isso proporciona um ótimo espetáculo dentro do seu aquário. Além do mais, não requer muitos cuidados na hora do tratamento.
Esse animal vive sorrateiramente, escondido dentro das fendas ou atrás de pedras e corais. Isso ocorre enquanto ele espia o ambiente com a cabeça para determinar se há presas ou predadores por perto.
O muco que o animal caramuru secreta através de seu corpo o protege de parasitas e germes. Mas também não se pode esquecer que isso torna seu organismo mais limpo. Sem contar que esse muco ajuda a se desenterrar de tocas mais fundas, uma vez que adere nos grãos de areia.
Dentro de seu próprio ambiente, a espécie é considerada um dos predadores mais dominantes. Enquanto é bastante habilidoso em caçar sozinha, uma característica notável do exemplar – que denota sua inteligência – é a habilidade de caçar em grupo com outras espécies de peixes.
O seu parceiro de caça mais notável é a garoupa. Sua caça cooperativa começa com um aceno de cabeça entre os dois animais. Ambos combinam suas habilidades individualistas para capturar as presas.
Se o tamanho de dos alimentos encontrados for pequeno o suficiente, eles se envolvem em torno deles, esmagando-os com sua força e aderência. Assim, somente depois é que engolem. Quando se trata de presas maiores, os espécimes geralmente rasgam pedaços de sua carne e as comem pouco a pouco.
Fatos Interessantes Sobre o Animal Caramuru
Caramurus são carnívoros, mostrando-se bem eficientes em suas emboscadas. Eles vivem uma vida bastante sedentária, esperando a presa em lugares ocultos até que ela passe perto deles. Esse estilo de vida levou a várias adaptações interessantes, tais como:
- Dentes – Ao contrário de outras enguias, as caramurus têm duas linhas de dentes. Eles apontam para trás para impedir que as presas escapem de suas garras;
- Muco – Embora o animal caramuru seja um peixe, ele não possui escamas. Para se proteger, produz um muco protetor escorregadio, que em algumas espécies contém toxinas;
- Moreia víbora – Há uma espécie de caramuru chamada “moreia víbora” (Enchelynassa canina), porque seus dentes são muito grandes e afiados;
- Atividade alimentar – Sendo um ser noturno, o animal caramuru sai para caçar durante a noite. No entanto, em um ambiente de aquário, ele também pode se adaptar à alimentação diurna;
- Os caramurus podem pesar até 30 kg – Alguns exemplares de caramuru podem se tornar gigantes na fase adulta. Suas medidas se aproximam de 2 metros e 30 kg. Relatos não confirmados de mergulhadores indicam a existência de alguns animais acima de 3 metros;
- A espécie não é agressiva – Ao contrário do que é dito sobre sua natureza agressiva, o animal caramuru é tranquilo. É certo que suas picadas podem ferir fisicamente os mergulhadores e criadores, mas o bicho é muito territorial e só ataca quando se sente ameaçado. Pode ser mais agressivo quando está na época de reprodução;
- Mudança de cor – Um ou outro parente do animal caramuru pode mudar de cor para melhorar a sua camuflagem. Por exemplo, a espécie Gymnothorax rueppelliae é mais clara durante o dia e se torna mais escura durante a noite.