Na lista de animais, cujo nomes começam com a letra I, encontramos alguns animais bastante populares e conhecidos, outros são menos conhecidos, por receberem nomes muito específicos ou por serem denominações regionalísticas. Vamos a alguns deles:
Iguana (Iguana)
Existem vários lagartos diferentes que pertencem ao gênero “Iguanas”. Quando a maioria das pessoas pensa em uma iguana, elas imaginam a iguana verde, que é uma das espécies mais famosas do gênero iguana . As outras espécies deste gênero são a Iguana das Antilhas, que são bastante semelhantes à Iguana verde.
Impala (Aepyceros melampus)
Impalas são sexualmente dimórficos. Nesta espécie, apenas os machos têm chifres em forma de S com 45 a 91,7 cm de comprimento. Esses chifres são fortemente estriados, finos, e as pontas ficam distantes. Impalas também têm glândulas odoríferas em seus pés traseiros abaixo manchas de cabelos pretos, bem como glândulas sebáceas na testa.
Itapema (Elanoides Forficatus)
Itapema, também conhecido como gavião_tesoura, tem como característica mais notável a cauda bifurcada semelhante a de uma andorinha, o que distingue esta espécie de gavião de seus parentes. A estrutura da cauda permite que este gavião voe bem em baixas velocidades. As asas são longas e finas, permitindo o voo em alta velocidade também. Os adultos têm asas negras com parte inferior branca, cabeças brancas, pescoços e partes inferiores. A cauda e a parte superior são pretas iridescentes, com faixas de verde, roxo e bronze.
Os juvenis são parecidos com os adultos, mas com cabeças e partes inferiores ligeiramente riscadas, bem como caudas mais curtas de ponta branca. Os gaviões-tesoura têm um comprimento de corpo variando de 49 a 65 cm. A envergadura é de 114 a 127 cm. O peso médio dos machos é de 441 g. e o peso médio das fêmeas é de 423 g., embora as fêmeas possam ter um tamanho ligeiramente maior.
Iaque (Bos Mutus)
O iaque selvagem (Bos grunniens ou Bos mutus) é uma grande espécie de ungulado herbívoro que habita áreas remotas de tundras alpinas nas altitudes, pastagens e desertos frios do planalto tibetano.Seus casacos de lã marrom-escuro e densos permitem que eles se ajustem às condições climáticas adversas
Ibex (Capra Ibex)
O íbex alpino é sexualmente dimórfico. Os machos variam de 65 a 105 cm. de altura no ombro e pesam cerca de 80 a 100 kg. A altura dos ombros nas fêmeas é de 65 a 70 cm. e o peso varia de 30 a 50 kg. O comprimento de um íbex tem cerca de 1,3 a 1,4 m. de comprimento e um comprimento de cauda de 120 a 150 cm. Suas peles são uniformemente marrons a cinzas, com barbas grossas. A parte inferior do íbex alpino do sul é mais clara que o íbex alpino do norte.
Iguanara (Procyon Cancrivorus)
Também conhecido como mão-pelada, o pelo do pescoço deste guaxinim comedor de caranguejo se inclina para a frente em direção à cabeça. Esses animais parecem mais magros que seus parentes devido à falta de subpelo, uma adaptação aos climas mais quentes que ele ocupa. A máscara preta do iguanara desaparece atrás dos olhos, ao contrário das espécies do norte, que tem uma máscara que se estende quase até as orelhas.
Indicador (Indicatoridae)
Os maiores guias de mel são as aves da família Indicatoridae e geralmente têm cerca de 20 centímetros de comprimento corporal. Os machos têm em média 48,9 gramas e as fêmeas, 46,8 gramas. Os machos adultos têm notas rosadas, gargantas negras, um tapa-orelhas cinza pálido e um peito quase branco. Os machos têm um pequeno trecho de penas douradas franjando os abrigos das asas, que são facilmente visíveis durante o voo.
As fêmeas são uniformemente marrom-acinzentadas e brancas, semelhantes às dos machos, mas são mais marrons e sem manchas na garganta e nas bochechas. Os juvenis têm uma aparência notavelmente diferente de qualquer dos pais, com uma distinta plumagem de ouro amarelo e marrom-azeitona.
Indri (Indri indri)
Indri indri é considerada a maior das espécies sobreviventes de lêmures. Os indivíduos pesam entre 7 e 10 kg. quando totalmente maduros. O comprimento da cabeça e do corpo é de 60 a 90 cm. A cauda é vestigial e tem apenas 5 a 6 cm. de comprimento. Os indris têm orelhas adornadas proeminentes, focinho longo, pernas longas e delgadas, braços curtos e pelagem sedosa. Os indivíduos têm coloração variável da pelagem, com padrões de cinza, marrom, preto e branco encontrados nesta espécie.
As orelhas são sempre pretas, e o rosto, orelhas, ombros, costas e braços são geralmente pretos, mas podem variar de cor. Podem ocorrer manchas esbranquiçadas na coroa, pescoço ou flancos, mas também nas superfícies traseira e externa dos braços e pernas. Indivíduos no extremo norte de sua faixa tendem a ser mais escuros, enquanto aqueles no extremo sul tendem a ser de cor mais clara.
Inhacoso (Kobus Ellipsiprymnus)
Inhacosos tem corpos e pescoços longos e pernas curtas. Os cabelos são grosseiros e têm uma crina no pescoço. O comprimento da cabeça e do corpo varia de 177 a 235 cm e a altura dos ombros de 120 a 136 cm. Somente o inhacoso masculino tem chifres, que são curvados para a frente e variam em comprimento de 55 a 99 cm. O comprimento dos chifres é determinado pela idade do inhacoso. A cor do corpo varia de cinza a marrom-avermelhado e escurece com a idade. A parte inferior das pernas é preta com anéis brancos acima dos cascos.
Inhala (Tragelaphus Angasii)
Os inhalas são de tamanho médio em comparação com outros antílopes, com uma diferença de tamanho acentuada entre os sexos. Os machos pesam 98 a 125 kg. e medem mais de um metro de altura no ombro, enquanto as fêmeas pesam 55 a 68 kg. e têm um pouco menos de um metro de altura. Os machos têm chifres, que podem ter até 80 cm. de comprimento e espiralar para cima, curvando-se no primeiro turno. As fêmeas e os juvenis são geralmente de cor vermelha enferrujada, mas os machos adultos tornam-se cinza ardósia.
Tanto os machos quanto as fêmeas têm uma crista dorsal de cabelos longos que vai da parte de trás da cabeça até a base da cauda, e os machos também têm uma franja de cabelos longos ao longo da linha média do peito e da barriga. Inhalas tem algumas listras verticais brancas e manchas, cujo padrão varia.
Inhambu (Tinamidae)
O inhambu é um pássaro de forma compacta, pescoço esbelto, cabeça pequena e bico curto e delgado que se curva levemente para baixo. As asas são curtas e a capacidade de voo é baixa. Os pés são fortes; há três dedos avançados bem desenvolvidos, e o dedo traseiro está em uma posição alta e retrocedeu ou está ausente. A cauda é muito curta e, em algumas espécies, está oculta sob abrigos de cauda; esta abundante plumagem da garupa dão ao corpo uma forma arredondada.