Nosso oceano é como um universo paralelo, abrigando muitas incríveis criaturas! Apresentaremos aqui apenas uma pequena lista dos animais do oceano. Afinal ainda há muito o que explorar! Nesse artigo selecionamos um pouquinho de informação dos que começam com a letra I.
Porém, como os nomes diferem muito tanto pela diversidade de idiomas como também pelas denominações populares, resolvemos trazer essa lista pra você usando o alfabeto em relação aos nomes científicos da espécie pois este sim é o nome universal.
Ibacus Alticrenatus
Ibacus alticrenatus é uma espécie de lagosta que vive nas águas da Austrália e Nova Zelândia. É um das menores espécies do gênero, pois os machos atingem um comprimento máximo de carapaça de 55 milímetros, e fêmeas um pouco maiores, até 65 mm. O comprimento total máximo é de 16 centímetros.
Ibacus alticrenatus vive a profundidades de 20 a 450 metros, em fundos moles e lamacentos, onde pode se enterrar no sedimento. Mas apesar disso e de seu pequeno tamanho, é de interesse para pesca comercial, especialmente nas águas da Nova Zelândia. Não está ameaçado de extinção.
Inia Geoffrensis
O famoso boto cor de rosa, uma das três espécies de golfinhos dos rios amazônicos, comuns na América do Sul. É um representante dos golfinhos reais, e exitem duas subespécies distintas, ambas comuns na metade norte da América do Sul: Inia geoffrensis geoffrensis (na Amazônia e muitos dos seus afluentes) e Inia geoffrensis humboldtiana (no Orinoco e seus afluentes).
Como um animal solitário, é raramente visto em conjunto com conespecíficos. Ele evita as grandes correntes e prefere ficar nos braços do lado pantanoso. Eles são menos ativos que os golfinhos oceânicos e quase nunca realizam saltos. O boto tem um estado de conservação desfavorável e faz parte da lista dos animais ameaçados de extinção.
Inimicus Didactylus
É um membro do gênero Inimicus de peixes venenosos, intimamente relacionado com os verdadeiros peixes pedra. Pode atingir um comprimento de corpo de 25 cm e é irregularmente revestido com espinhos e uma aparência nodosa. O peixe tem espinhos venenosos para afastar os inimigos. Os peixes são noturnos e muitas vezes se entram parcialmente no leito arenoso do mar durante o dia. Esta espécie ocorre nas águas tropicais da Zona Indo-Pacífico Central.
Para habitat, estas espécies geralmente preferem fundos arenosos ou lamacentos com escombros de coral e restos de plantas como folhas mortas e palmeiras. Sua coloração age como uma camuflagem que os torna extremamente difíceis de detectar em seu habitat natural. Não há dados específicos sobre seu estado de conservação.
Istigobius Decoratus
Istigobius é um nome dado a um gênero de peixes de nadadeiras pequenas e médias, geralmente com grandes cabeças e corpos afilados, encontrado em águas frescas, salgadas e marinhas das regiões ao longo das costas dos oceanos indiano e ocidental do Pacífico. Essa espécie específica ocorre principalmente nos mares da Austrália.
O Istigobius decoratus é marrom-amarelado variável tornando-se branco embaixo, com margens de escamas marrom-escuro formando um padrão de favo de mel e uma linha média de pontos castanhos escuros duplos formando marcas retangulares ao longo do lado e geralmente manchas pretas na nuca. Espécie abundante e de menor preocupação para extinção.
Istiophorus Albicans
Este é uma espécie de peixe da família de Marlin. Estes peixes distinguem-se por uma primeira barbatana dorsal desenvolvida na forma de uma vela e uma maxila superior estendida como no espadarte. O peixe, muito rápido, pode atingir 3,15 metros de comprimento. Estes peixes vivem geralmente nas águas quentes do Oceano Atlântico e Mar do Caribe mas é comum sua migração para se alimentar de pequenos peixes que por vezes estão sazonalmente em mares de águas mais temperadas como no mediterrâneo ao longo da costa marroquina.
Sua carne é apreciada e eles são pescados comercialmente e esportivamente. Esta espécie não é reconhecida pelo Sistema Integrado de Informação Taxonómica (uma organização criada para fornecer informações consistentes e confiáveis sobre a taxonomia de espécies biológicas). Esta organização o considera a mesma espécie de Istiophorus platypterus.
Istiophorus Platypterus
Tem o nome comum de agulhão vela. É uma espécie de peixes que vivem nos oceanos indianos e pacíficos. É de cor azul escuro e tem listras verticais nos flancos. É considerado o peixe mais rápido. É mais comum em águas quentes ao longo da Corrente do Golfo, mas é uma espécie pelálgica e migratória.
É um dos peixes procurados pelos pescadores esportivos em alto mar. Conta-se que esse peixe desenrolou 91,4 metros de linha de pesca em 3 segundos, uma velocidade correspondente a 110 km/h. Não é considerado preocupante para extinção.
Isurus Oxyrinchus
No Brasil pode ser conhecido como tubarão anequim. Uma espécie de tubarão na família de Lamnidae. É azul escuro no topo e branco abaixo. De forma muito hidrodinâmica, tem um tamanho máximo de quatro metros. Suas fendas branquiais são particularmente largas. Esse tubarão é encontrado na corrente do Golfo ou em águas marítimas mais quentes, no mundo todo.
Apesar da suspeita de alguns ataques, incluindo ataques fatais e não provocados envolvendo esta espécie, é razoável dizer que sua reputação de perigo para os seres humanos é em grande parte superestimada. Ao contrário, o homem é o maior perigo para este tubarão. É vulnerável por causa da sobrepesca e, na verdade, é altamente valorizado por sua carne e barbatanas. Seu longo período de gestação e maturidade sexual tardia tornam-no particularmente vulnerável à superexploração.
Explore o Oceano Conosco
Gostou? Se tiver um tempinho, pode conferir ainda outros espécies interessantes conosco aqui em nosso blog. Aqui falamos dos animais cujo nomes científicos começam com a letra I, mas há vários outros artigos nossos citando animais por nomes populares ou científicos. Recomendo, por exemplo, o artigo sobre os animais com a letra T ou os animais com a letra N (nomes científicos).
Se preferir a lista com nomes populares, tem a lista de animais com os nomes populares que começam com a letra P… Ou se quiser, também tem artigos sobre os animais extintos no oceano. Reserve um tempo e pesquise mais conosco desses muitos e admiráveis animais que compõem a multidão de nosso ainda desconhecido e misterioso oceano. De fato, ainda há muito o que desbravar!