Você gosta de conhecer seres vivos bem exóticos? Está cansado(a) de ler matérias sobre cachorros e gatinhos? Que tal descobrir um pouco mais sobre os seres que estão em baixo d’agua? Eu não me refiro a peixes ou tubarões, mas sim a espécies muito mais excêntricas!
Alguma vez na sua vida você já ouviu falar da Anêmona? Este bicho não é nada fofo e convencional, ele não tem um rostinho cativante, não tem patinhas, nem um olhar como o de um filhotinho de gatinho, pelo contrário, ele é bem estranho e pode deixar qualquer pessoa bem assustada por causa do seu aspecto físico bem esquisitão!
Vamos conferir está super matéria?
Como eu poderia começar esta matéria? Quero dizer, qual seria a primeira característica que eu deveria lhe informar a respeito dessa criatura marítima totalmente estranha?
Já imaginou estar mergulhando no fundo do mar e encontrar uma coisa que mais se parece com um grande tomate? Pelo tamanho você se confundiria facilmente e se perguntaria o que um tomate faz no meio de um oceano!
Pois bem, mas se você fosse um grande estudioso logo saberia que não encontraria um tomate em meio ao mar e sim um Anêmona, este bicho estranho é apelidado de Morango-do-Mar ou então Tomate-do-Mar, tudo isso por causa da sua cor avermelhada e que se parece bastante com estas duas frutas.
Sabe qual é o outro detalhe que rendeu ao nosso Anêmona o apelido de Tomate? É a sua forma quando está fechado, a mesma lembra bem o tomate e juntamente com a sua cor vermelha tudo fica ainda mais evidente!
O nosso estranho Anêmona possui uns tentáculos bem esquisitos, eles se movem o tempo todo e também são mais um tipo de característica que lembra muito os cachos dos tomates e também dos morangos. Nunca vi uma espécie tão diferenciada, ela é totalmente incomum!
Aparentemente, ao olhar o Anêmona pela primeira vez, podemos imaginar que se trata de uma espécie estática, mas saiba que ele possui a capacidade de se mover, porém, só faz isso quando se encontra em perigo, pois tal ação pode lhe render danos físicos.
Nós seres humanos somos uma espécie bastante curiosa, geralmente quando encontramos algo que nos aguça a curiosidade logo queremos ver bem de perto.
Meu(a) amigo(a) leitor(a), se algum dia você visse um Anêmona eu lhe pediria para deixá-lo em paz, pois este ser não pode ser retirado do local o qual está, tudo isso porque ele se fixa bem a aquele espaço e se você tentar tirá-lo vai acabar machucando-o.
É muito fácil imaginar um cachorro ou um gatinho comendo, afinal de contas, dá pra ver claramente onde está a boca do animal, os olhos e todas as outras partes do seu corpo. Mas e a Anêmona, o que este bicho come?
O estranho Anêmona é um ser vivo que possui um cardápio meio que variado, pois ele come alguns peixes, também consome crustáceos, moluscos e outros bichinhos do fundo do mar. Agora sim você sabe como este ser se alimenta!
Mesmo que eu tenha lhe dito que o Anêmona é um ser das águas marítimas, fique sabendo que ele também pode ser visto em água doce, esta é uma característica que demonstra a flexibilidade desta excêntrica espécie.
Cuidados Necessários Para Com o Anêmona
Todo ser vivo precisa de cuidados específicos para a sua sobrevivência, até mesmo nós seres humanos precisamos de algumas medidas necessárias a manutenção de nossas vidas que as vezes não se repetem a outras pessoas. Com o Anêmona não é diferente, ele também necessita de algumas coisinhas que são restritas somente a ele!
As pessoas que criam um Anêmona sabem que precisam manter o seu aquário marinho em condições específicas para que tal ambiente não interfira negativamente na vida do animal, vou lhe mostrar algumas medidas que irão lhe ajudar a cuidar deste ser vivo. Caso você deseje ter um bicho desses em sua casa essas dicas também lhe serão uteis!
O primeiro fator o qual você deve observar é o oxigênio, o aquário precisa ter a água sempre em movimento, isso garantirá uma qualidade de oxigenação bastante alta e, consequentemente, o Anêmona vai ter sempre uma ótima qualidade de vida em seu aquário marinho.
Saiba que existem mecanismos que você pode comprar para auxiliar na produção de um oxigênio na medida perfeita que o seu Anêmona precisa!
Lembrando que a movimentação da água é importante não só para a saúde desta espécie, mas também porque o animal está acostumado com o fundo do mar e neste ambiente as águas costumam ter um certo grau de movimentação.
Ainda é necessário que você saiba que a movimentação da água de maneira exagerada também não é lá algo recomendável, não se esqueça de que o fundo do mar não é como na superfície que está sempre em constante movimento por causa das ondas, sendo assim, tente perceber essa diferença.
O próximo detalhe a ser observado é a questão da temperatura da água na qual o Anêmona está, acredite, isso faz toda a diferença na saúde deste ser vivo.
A faixa de temperatura ideal para todos os Anêmonas é entre 24 e 26 ° C e a salinidade deve permanecer em uma gravidade específica estável entre 1.024 e 1.026. Os níveis de fosfato, amônia e nitrito devem ser o mais próximo possível de 0 e o nitrato não deve ser mais do que 2 ppm.
Sabia que o Anêmona também capta nutrientes através da luz? Isso mesmo, tal acontecimento ocorre por meio de fotossíntese, sendo assim, até mesmo a luz que ilumina o seu aquário pode ser algo influenciador na saúde do animal.
Procure sempre usar os halogenetos metálicos ou as luminárias T5 HO s, também luzes de LED de alta performance podem ser utilizadas, fato é que o seu aquário deve ter uma iluminação de qualidade para promover um bom desenvolvimento ao seu Anêmona.
Agora cheguei ao fim de mais uma matéria, espero que tenha sucesso com o seu Anêmona, para isso, lembre-se de observar os conhecimentos que eu lhe passei!
Obrigado por estar aqui e até a próxima!