O pechigris andino (Andigena laminirostris), em inglês, conhecido como tucano-da-montanha ou tucano-da-montanha, é uma espécie da família Ramphasidae.
É nativa da Colômbia e do Equador e também possui características muito marcantes de uma maneira geral!
Eles vivem em florestas montanhosas de alta umidade dos Andes. Vale salientar que essa é uma das cinco espécies do gênero Andigena, conhecidas como tucanos da montanha.
Mas, se você não está conseguindo se familiarizar com esse nome diferentes, há outros que são comumentes usados para identifica-lo, como tucano (inglês), tucano montagnard (francês), Leistenschnabeltukan (alemão) e tiquetaque (Piquiplane) ( Espanhol).
A densidade populacional desse curioso pássaro foi reduzida pela fragmentação de seu habitat . E um dos maiores motivos disso ter acontecido se refere justamente ao desmatamento -que infelizmente, só ganha mais proporções negativas com o passar dos anos!
De acordo com a IUCN, seu status de conservação é avaliado atualmente como “vulnerável”, pois a disposição do habitat está diminuindo muito mais rápido do que o esperado.
Eles são encontrados principalmente em florestas conhecidas por serem úmidas, bem como subtropicais e florestas temperadas de montanha.
A Dieta do Andigena Laminirostris
Andigena laminirostris possui uma dieta composta principalmente por frutas e também por sementes. Isso ajuda a confirmar que essas aves são consideradas frugívoras.
Tal classificação nada mais é do que umacaracterística da família Ramphastidae.
Em diversos estudos e observações, foi possível ver essa espécie procurar alimentos em grupos de até seis indivíduos no seu habitat.
Em geral, essa ave alimenta-se de pelo menos 49 espécies de frutas e insetos, especialmente por besouros – esse, portanto, seria seu prato favorito!
Habitat e Distribuição da Espécie!
Principalmente encontrado no Noroeste do Equador! Esse tucano tende a habitar as florestas úmidas e bordas temperadas na encosta oriental dos Andes.
Vale destacar que as florestas úmidas e temperadas são caracterizadas por epífitas abundantes e um dossel de 6 a 10 metros de altura.
Além disso, sua distribuição se dá na região da Colômbia e no Equador. Veja as principais regiões abaixo:
- Sopé ocidental dos Andes (sudoeste da Colômbia e noroeste do Equador)
- Desfiladeiro de Pita (Nariño)
- Sudoeste da Colômbia
- Rio Chanchán, a oeste do Equador.
Sua altitude varia de 1600 a 2600 metros acima do nível do mar, embora tenha sido registrada em 3100 metros em Província de Imbabura-Equador.
Por conta dessa evidente altitude, que é onde essa espécie prefere ficar, ela compartilha seu nicho ecológico com o galo peña. Além disso, sua área de ocupação foi estimada em 14300 km².
Comportamento!
Essas aves sem empoleiram em pares, famílias ou pequenos grupos de indivíduos não relacionados.
Nas florestas montanhosas úmidas em que vivem, é muito comum encontrar bromélias, musgos e cecropias – geralmente elas são grandes.
Existe uma afirmação que é comum em sua faixa de distribuição, mas devido ao declínio contínuo de seu habitat, seu estado de conservação nas listas da IUCN é “ameaçada ou vulnerável”.
E isso pode gerar uma analise de consciência de como o comportamento humano está sempre afetando a biodiversidade do planeta e até mesmo espécies que anteriormente não apresentavam qualquer risco de extinção.
Diante disso, fica o questionamento: até quando seremos beneficiados pela presença de seres tão cheio de vida e características tão marcantes? Será que as próximas gerações terão a oportunidade de ver um pássaro desse vivendo em seu habitat natural?
Descrições Relevantes Sobre o Andina Pechigris Tucano
Andina Pechigris Tucano possui um tamanho aproximado de 42 a 53 cm de comprimento. Já seu bico possui alto perto de 10 cm de comprimento.
Os machos, em geral, apresentam um peso médio de 314 gramas, enquanto as fêmeas podem atingir um peso de 303 gramas.
Eles são caracterizados por ter dois dedos das pernas apontando para a frente e dois para trás. E talvez essa seja uma das características mais peculiares dessa espécie!
A parte superior das asas apresenta uma cor de ouro verde-oliva e a parte inferior é de um azul brilhante com pontos laterais. Isso acaba fazendo com que ele fique vulnerável diante de possíveis predadores que rondem seu ambiente, já que ele dificilmente ficará camuflado!
A coluna e o pescoço são pretos, a garupa é amarela brilhante e as coxas são marrons avermelhado Outro detalhe que pode chamar atenção se refere à sua cauda!
As penas da cauda são cinza com camadas de verde e vermelho escuro. Já o seu rosto, pode apresentar algumas manchas amarelas e esverdeadas e a íris é também vermelha. A conta é preta com áreas vermelhas e marfim.
Ou seja, nem se pode negar que estamos falando de um pássaro extremamente colorido! Muita personalidade, não é mesmo?
No Equador, existem diferentes formas dessa espécie, uma sendo distribuída ao norte para a parte ocidental e a outra ao sul, chegando ao noroeste de Morona Santiago.
As Diferenças das Aves do Norte e do Sul!
As aves do norte têm uma íris marrom avermelhada e metade da maxila laranja, enquanto as aves do sul têm uma palha violeta esverdeada.
Já a região da pele periocular é preta, a metade terminal da maxila é rosa; e o restante da maxila geralmente é amarelo com uma base preta e uma fina borda azul.
A cabeça é relativamente grande, principalmente quando comparada a outros pássaros, apresentando uma faixa cervical cinza-azulada. Seguindo adiante nos detalhes, a cabeça ainda apresenta a parte superior marrom-oliva marrom-avermelhada, bem como asas verdes, um cóccix com uma faixa cinza, tons de vermelho e até mesmo marrom!
Principais Ameaças Confirmadas!
Sem a menor sombra de dúvidas, a maior ameaça para essa espécie é o desmatamento e a degradação de seus habitats. E isso, infelizmente, é provocado pelas mãos humanas!
Embora a maioria dos registros recentes corresponda ao noroeste de Pichincha, pouco se sabe sobre seu status na província de Chimborazo, Equador, onde a destruição de seu habitat foi muito intensa.
Diante de tantos acontecimentos relacionados à queimadas e outros tipos de degradação do meio ambiente, pode ser incerto quais foram as consequências para diversas espécies, e isso inclui também Andina Pechigris Tucano.