Home / Animais / Alopias Vulpinus, O Tubarão Raposa: É Perigoso? Habitat e Fotos

Alopias Vulpinus, O Tubarão Raposa: É Perigoso? Habitat e Fotos

Alopias vulpinus, o tubarao raposa são facilmente reconhecidos pelo longo lobo superior da nadadeira caudal (metade superior da cauda), que eles usam para atordoar suas presas, geralmente peixes de menor porte. Eles são nadadores rápidos que às vezes pulam para fora da água.

Alopias Vulpinus, o Tubarão Raposa: é Perigoso?

Alopias vulpinus é realmente conhecido por muitos como tubarão raposa. Seu nome faz referência a sua cauda excepcionalmente grande (barbatana caudal) diferente de outras espécies. Na maioria dos casos, a cauda é tão grande que chega a ser maior que o próprio tubarão!

Na maioria das vezes, eles são dissidentes rebeldes e permanecem amplamente independentes. Mas ocasionalmente eles se juntam em grandes grupos. Este fenômeno tem sido observado principalmente no Oceano Índico. Estes são tubarões muito atléticos. Eles são conhecidos por matar suas presas com suas enormes caudas e são famosos por técnicas especiais de saltos e comportamento chamado “rompimento”, onde saltam para fora da água e para o ar.

Enquanto caçam, eles se lançam com todo o seu corpo fora da água e realizam curvas selvagens. Eles adoram caçar cardumes de peixes nas águas oceânicas abertas e preferem Atum, Cavala e às vezes vão atrás de certas aves marinhas. O maior perigo aqui é o homem e não o contrário. Muitos pescadores os pegam por esporte, enquanto outros os pegam por suas barbatanas, óleo de fígado, rabo e carne.

Esta espécie representa uma ameaça muito pequena para os seres humanos. A maior ameaça de lesão são os mergulhadores sendo atingidos pela cauda enorme. Ataques de qualquer tipo em humanos são quase desconhecidos. Por possuírem bocas e dentes pequenos e serem bastante tímidos, são considerados inofensivos para os seres humanos.

Alopias vulpinus, o tubarão raposa, é considerado um animal retraído que evita aproximação humana. Mergulhadores que já tiveram a oportunidade de encontrá-los no fundo do mar atestaram que são animais tranquilos, sem agressividade. Ainda assim, a precaução é sempre recomendada ao levar em consideração o tamanho desses tubarões. O tubarão raposa é conhecido atacando barcos por causa dos pescados.

Tubarão Debulhador

A cauda longa desse tubarão, a fonte de muitos contos fantasiosos ao longo da história, é usada de forma semelhante a um chicote para entregar golpes incapacitantes à sua presa. Esta espécie alimenta-se principalmente de pequenos peixes forrageiros como arenques e anchovas. É um nadador rápido e forte, que salta da água e possui adaptações fisiológicas que lhe permitem manter uma temperatura corporal interna mais quente que a da água do mar circundante.

Em meados do século 19, o nome “raposa” foi substituído, em sua maioria, por “debulhador”, referindo-se ao uso da cauda como um mangual do tubarão. Mas ele também é conhecido por muitos outros nomes comuns, incluindo debulhador do Atlântico, tubarão de cauda longa, macaco marinho, raposa do mar, etc. Análises morfológicas e de aloenzimas concordaram que o debulhador comum é basal ao clado formado pelo tubarão zorro olho grande (alopias superciliosus) e pelo tubarão pelágico (alopias pelagicus).

Tubarão Debulhador

A cognominação vulpinus deriva-se do latim vulpes que traduz-se literalmente “raposa”. Os taxonomistas antigos sugeriram erroneamente em suas literaturas o nome alopias vulpes para esse tubarão. Já há muito tempo é por esse nome comum, tubarão raposa,  que essa espécie é conhecida e a sugestão criou raízes na descrição taxonômica. Denominar assim o tubarão se deu baseado na forte crença de que era um animal astuto como raposa.

Alopias Vulpinus, o Tubarão Raposa: Habitat e Fotos

Alopias vulpinus, o tubarão raposa, é distribuído em todo o mundo em águas tropicais e temperadas, embora prefira temperaturas mais baixas. Pode ser encontrado tanto perto da costa como em mar aberto, da superfície até uma profundidade de 550 m (1.800 pés). É sazonalmente migratório e passa os verões em latitudes mais baixas.

No Oceano Atlântico, varia de Newfoundland a Cuba e sul do Brasil à Argentina, e da Noruega e Ilhas Britânicas ao Gana e Costa do Marfim, incluindo o Mar Mediterrâneo. Embora seja encontrado ao longo de toda a costa atlântica dos EUA, é raro ao sul da Nova Inglaterra. Na região do Indo-Pacífico, é encontrada na África do Sul, Tanzânia, Somália, Maldivas, Arquipélago de Chagos, Golfo de Aden, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Sumatra, Japão, República da Coréia, Austrália, Nova Zelândia e Nova Caledônia. O tubarão raposa também é encontrado nas Ilhas da Sociedade, nas Ilhas Fanning e nas Ilhas do Havaí. No Oceano Pacífico oriental, ocorre na costa da Colúmbia Britânica, no centro da Baixa Califórnia.

Alopias vulpinus, o tubarão raposa, é um animal marinho habitante de águas costeiras e oceânicas. Na verdade é mais normalmente encontrado longe da costa, mas pode vaguear mais próximo dela em busca de comida. Os adultos frequentam mais os eirados dos continentes, mas os mais jovens são os que mais se avizinham das águas da costa.

Importância Comercial e Conservação

A carne e as barbatanas têm um bom valor comercial. Suas peles são usadas para couro e seu óleo de fígado pode ser processado para vitaminas. Quando encontrados em grupos, alopias vulpinus, o tubarão raposa, são um incômodo para os pescadores de cavala porque ficam emaranhados em suas redes.

Alopias vulpinus, o tubarão raposa, foram amplamente capturados em linhas longas offshore pela no Japão, Espanha, Uruguai, Taiwan,  Brasil,  EUA e outros países. O noroeste do oceano Índico e o leste do Pacífico são áreas de pesca especialmente importantes.

É classificado como um peixe de jogo e os desportistas nos EUA e na África do Sul os pescam. Eles são frequentemente ligados no lobo superior da nadadeira caudal. Isso ocorre quando os tubarões tentam atordoar a isca viva com a barbatana caudal. Alopias vulpinus, o tubarão raposa, resiste energicamente e freqüentemente consegue se libertar.

Alopias vulpinus, os tubarões raposas, são uma espécie abundante e globalmente distribuída; no entanto, existe alguma preocupação devido aos resultados da pesca do navio-debulhador do Pacífico, onde a população diminuiu rapidamente, apesar de uma captura pequena e localizada. Alopias vulpinus, o tubarão raposa, é vulnerável à sobrepesca em um curto período de tempo. A falta de dados de outros locais dificultou o acesso a flutuações populacionais em nível internacional.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *