O cão é um animal muito curioso, naturalmente inclinado a tudo o que não conhece, seja um transeunte desconhecido, um barulho distante ou um excremento pelo caminho. Às vezes, alguns cães desenvolvem problemas comportamentais que os levam a consumir absolutamente qualquer coisa que encontrem: cascas de batatas, restos de comida ou outros itens nos lixos, papel, etc.
Este comportamento pode ser chato em princípio, mas acima de tudo pode ser mesmo perigoso se o ambiente do seu cão não for seguro. Na verdade, os cães não podem diferenciar o que é tóxico para eles do que não é, o que pode levá-los a ingerir bichos mortos, uma barra inteira de chocolate ou outras “porcarias” por aí. Portanto, é de suma importância impedir esse tipo de comportamento e remediá-lo o mais rápido possível, caso seu cão já o tenha adotado.
Evitando Ingestões Perigosas
O primeiro passo é identificar as razões que levam seu cão a adotar esse tipo de comportamento. As possíveis razões são numerosas: curiosidade simples, a necessidade de mastigar, uma dieta desequilibrada, o cachorro pode estar entediado ou pode também ser um problema de saúde.
Se o seu cão nunca exibiu esse tipo de comportamento e que ele pernoita para consumir seus próprios excrementos ou os de outros cães ou gatos durante a caminhada, ele pode sofrer deum problema de saúde . Em caso de dúvida, leve-o a um veterinário, que determinará se seu cão está com a saúde perfeita e se o problema é comportamental ou não.
Em todos os outros casos, é você mesmo que precisa adotar medidas preventivas ou corretivas pra que esse tipo de comportamento não se torne habitual. É importante ter em mente que a educação positiva funciona melhor do que a punição: recompensar o seu cão quando ele se comporta bem em vez de puni-lo quando ele cometeu um erro, e será muito mais inclinado para te obedecer.
Seis Alimentos Perigosos Para o seu Cachorro
Cuidado, alguns alimentos são tóxicos para cães enquanto seguros para humanos. Embora você como dono deveria estar ciente disso já que possui um cão, vamos apresentar aqui pelo menos 6 alimentos mais frequentemente responsáveis pela toxicidade na espécie canina. Fique atento!
Chocolate ou café: o envenenamento de cães por chocolate é provavelmente o mais comum dos casos de toxicidade registrados nas emergências veterinárias. Chocolate e café contêm moléculas chamadas metilxantinas, que são muito tóxicas para os cães. De fato, a teobromina encontrada no chocolate é uma metilxantina como a cafeína, encontrada no café, no chá, mas também no chocolate. Quanto maior a quantidade de metilxantina ingerida pelo cão, pior será a toxicidade.
Nenhum antídoto existe. Portanto, se a ingestão for recente, o veterinário pode fazer com que seu animal vomite e o hospitalize sob soluto intravenoso por 24 horas, com tratamentos adequados de acordo com sua condição. Quando abordado rapidamente dentro de 2 a 4 horas após a ingestão, o prognóstico é muito bom, por isso não demora a consultar!
Cebola e alho: na verdade, todos os derivados do gênero allium são tóxicos para os animais em todas as suas formas (em pó, crus ou cozidos). O alho é mais venenoso do que a cebola e as formas concentradas, como a sopa em pó ou o alho em pó, são mais tóxicas do que os vegetais crus. A toxicidade causa a destruição dos glóbulos vermelhos que ocorre e a anemia se desenvolverá.
Assim, o dano pode começar em 24 horas, mas os sinais da doença podem ser notados até 7 dias após a ingestão. Mais uma vez, durante uma ingestão recente, o veterinário pode fazer com que seu animal vomite. Então, dependendo de sua condição e dos resultados dos exames de sangue, ele pode precisar de uma transfusão e ser hospitalizado com oxigênio se a anemia for importante.
Nozes de macadame: a causa da toxicidade das nozes de macadame é tão desconhecida! Após a ingestão, os cães desenvolvem sinais clínicos nas primeiras 12 horas. É sempre bom fazer o vômito se a ingestão for recente, e seu veterinário irá tratar os sinais clínicos para manter estável o retorno animais tempo ao normal e por um período de 24 a 48 horas.
Álcool e massa levedada: é o etanol contido nas bebidas alcoólicas e a fermentação da levedura no estômago do cão que é tóxico. Quando seu cão engole sua linda bola de massa que descansa quando é levantada, haverá liberação de etanol por leveduras que fermentam em seu estômago. Além disso, a quantidade de massa pode ser uma preocupação, uma vez que continuará a se expandir no estômago.
Ela também irá produzir gás que pode levar à dilatação e torção de seu estômago , além da intoxicação por etanol. O envenenamento por bebidas alcoólicas será muito rápido em 30 minutos, enquanto pode levar várias horas ao ingerir massa.
Envenenamento por açúcar (xilitol): o xilitol é um substituto do açúcar usado em muitos produtos comerciais “com baixo teor de açúcar”. Contém 66% das calorias de açúcar, embora tenha um sabor semelhante. Aqui está uma lista de produtos em que podemos encontrar xilitol: goma de mascar, molho de churrasco, ketchup, doce, chocolate, geléia, pudim, manteiga de amendoim, produtos odontológicos, doces e Sobremesas.
Tome cuidado especial com chicletes que são facilmente deixados para trás ou com receitas caseiras para biscoitos de manteiga de amendoim para cães. O xilitol será absorvido rapidamente, menos de 30 minutos após a ingestão e resultará em muita liberação de insulina no cão. Muito rapidamente, pode desenvolver hipoglicemia grave.
Uvas frescas ou passas: uvas frescas e passas têm um potencial para toxicidade renal em cães, levando a insuficiência renal aguda muito rapidamente. O elemento tóxico nas uvas ainda é incerto, assim como a quantidade que causa toxicidade. Então, é melhor que seu cão tenha comido uma uva para entrar em contato com seu veterinário.
Alimentação dos Cachorros: o Que Eles Comem?
O cachorro não tem nada em comum com os humanos. Assim que receber uma dieta de qualidade, ele ficará satisfeito com isso durante toda a vida. O resto é “tratar”. Distribuído a qualquer momento, pode ter um efeito adverso na sua saúde. Mais e mais cães (e gatos) sofrem de problemas de obesidade. Para não mencionar um cão que é permitido implorar é um cão que tenderá a babar, independentemente da raça.
O mais simples, uma vez encontrado o alimento certo, é confiar nas indicações de rações emitidas pelo fabricante. O criador, mas também o veterinário, pode aconselhá-lo. As grandes marcas desenvolveram croquetes de alta qualidade que fornecem aos cães (e gatos) tudo o que seu corpo precisa. O uso de suplementos dietéticos em um animal em boa forma não é necessário.
Quanto à frequência, não há regras definidas. Esta é uma função da natureza do cão e do seu dono: alguns deixam a tigela de self-service durante todo o dia, outros preferem uma captura de uma vez, mesmo em duas vezes… Cães capazes de se auto-regular podem desfrutar de graça do serviço fornecido desde que o alimento não tenha o risco de oxidar, incluindo ração.
Como regra geral, digamos que para todos os demais, a grande maioria, é aconselhável distribuir duas refeições: uma pela manhã e outra à noite. Uma ração dividida ajuda a aliviar o estômago e, portanto, melhor digerir. A agenda, finalmente, é de pouca importância desde que seja atualizada de acordo com o desenvolvimento de seu cãozinho.