Tucanos são pássaros altamente organizados. Crie casais ou viva em pequenos grupos, geralmente com parentes. Juntos, eles criam filhotes, os protegem de ataques, alimentam e treinam filhotes. Eles gostam de se comunicar. Para comunicações, eles usam sons nítidos, altos e baixos, mas ao mesmo tempo bastante agradáveis. Quando atacados por um predador, eles são capazes de se unir e levantar lamentos insuportáveis. O alarme disparado pelos tucanos causa um alvoroço entre os outros habitantes da região. Os sons são ouvidos em todo o distrito e alertam outros habitantes do território sobre o ataque. Como regra, os predadores sujeitos a um ataque de som recuam. Isso salva a vida não apenas dos tucanos, mas também de outros habitantes da floresta. Os tucanos gostam de brincar, brincar e brincar. Você pode assistir os pássaros jogando batalhas em quadrinhos por possuir um galho. Eles, como cães, podem puxar a peça de madeira favorita um do outro. De fato, é assim que os pássaros demonstram interesse e desejo de se comunicar.
Tucanos são pássaros de saída. Fácil de fazer contato com uma pessoa. Curioso, confiante, amigável. Essas qualidades são boas para domesticar. As pessoas perceberam esses recursos e se aproveitaram deles. Existem viveiros inteiros que reproduzem tucanos à venda. Os tucanos comem em sua maioria frutas.
Estrutura Social e Reprodução
Tucanos são sociais. Viver em casais firmes por muitos anos. Eles formam grupos familiares de até 20 indivíduos ou mais. Os grupos são criados durante a estação de acasalamento e depois divididos em famílias para pôr e chocar ovos, bem como para alimentar e treinar os filhotes. Tucanos comem insetos e outros Também se formam grupos durante as migrações ou durante a colheita, quando árvores frutíferas e grandes podem alimentar várias famílias.
Os pássaros vivem na natureza há 20 anos ou mais. Com cuidados adequados e bons em cativeiro, eles sobrevivem até os 50 anos. As fêmeas de tucano depositam em média 4 ovos por vez. A embreagem mínima é de 2 ovos, a mais famosa é 6. Os pássaros nidificam nas cavidades das árvores. Eles escolhem recessos convenientes e profundos para isso.
Os tucanos são monogâmicos e se reproduzem apenas uma vez por ano na primavera. Durante o namoro, o homem coleta frutas e traz comida para o parceiro. Após um ritual de namoro bem-sucedido, o pássaro faz contato. Os tucanos incubam seus ovos por 16 a 20 dias, tanto pelo pai quanto pela mãe. Os pais chocam os ovos alternadamente, ficando ocos. Um parceiro livre está envolvido na guarda e coleta de alimentos. Após o aparecimento dos filhotes, ambos os pais continuam a cuidar dos bebês. Os filhotes nascem completamente nus, com a pele limpa e os olhos fechados. Completamente desamparado até as 6-8 semanas de idade. Após esse período, a plumagem começa. Os tucanos jovens têm uma plumagem maçante e um bico menor, que aumenta com o crescimento do filhote. A idade da puberdade e maturidade reprodutiva em mulheres e homens começa em 3-4 anos.
Algumas religiões latino-americanas proíbem os pais de recém-nascidos de comer tucano. Acredita-se que o uso de aves pelos pais do recém-nascido possa levar à morte da criança. Tucano é um animal sagrado de muitas tribos sul-americanas. Sua imagem pode ser vista nos totens como a personificação de uma fuga para o mundo espiritual.
Inimigos Naturais dos Tucanos
Os inimigos naturais dos tucanos se instalam, como os próprios pássaros, nas árvores. Os tucanos são caçados por muitos predadores na selva sul-americana, incluindo humanos, grandes aves de rapina e gatos selvagens.
Doninhas, cobras e ratos, gatos selvagens atacam mais ovos de tucano do que o próprio tucano. Às vezes, os tucanos ou sua alvenaria tornam-se presas de quati, harpia e anaconda. Tucano continua sendo uma aposta em algumas partes da América Central e partes da Amazônia. Carne saborosa e macia é uma iguaria rara. Belas penas e bico são usados para fazer lembranças e acessórios.
Comerciantes de gado buscam ninhos. Tucanos vivos estão em grande demanda. O pássaro vende bem como animal de estimação. A maior ameaça aos tucanos atualmente é a perda de habitat. As florestas tropicais são cortadas para tornar as terras disponíveis para terras agrícolas e construção industrial. No Peru, os produtores de coca quase substituíram o tucano de sobrancelha amarela de seu habitat permanente. Devido ao negócio de drogas, esta espécie de tucano está em perigo devido à perda de um halo permanente de habitat.
População e Estado das Espécies
Os cientistas ainda não foram capazes de calcular com precisão o número de tucanos. Sabe-se que eles vivem em uma área de 9,6 milhões de metros quadrados. km Das aproximadamente cinquenta espécies de tucanos conhecidas pela ciência, a grande maioria está no status de menor risco para a população (LC na classificação internacional aceita). No entanto, isso não deve ser enganoso. O número de tucanos está em constante declínio, e o status da LC significa apenas que o declínio em 10 anos ou três gerações não atingiu 30%. Ao mesmo tempo, algumas espécies de tucanos estão em perigo real devido ao desmatamento de terras agrícolas e plantações de coca. Portanto, dois tipos de tucanos-andigen – blue andigen e planar andigen – estão em uma posição ameaçada (status do NT). As florestas úmidas da cordilheira dos Andes são derrubadas pela população local e pelas grandes corporações, como resultado dos quais os tucanos perdem suas casas e estão condenados à morte.
O tucano de pescoço amarelo mexicano e o antígeno de peito dourado têm o mesmo status. Os cientistas não descartam a extinção dessas espécies em um futuro próximo e acreditam que precisam de monitoramento constante e medidas de proteção. O compatriota do tucano de pescoço amarelo, o tucano de peito branco, corre um pouco menos perigo – seu status na classificação internacional é designado como “vulnerável” (VU). Como regra, os animais se enquadram nessa categoria, cujo número ainda não foi muito reduzido, mas suas zonas de habitat são ativamente destruídas pelos seres humanos. Na zona de maior risco, existem três tipos de tucanos – tucano de sobrancelha amarela, arasari de colarinho e ariel de tucano. Todos eles têm status EN – “em perigo”. Essas aves estão à beira da extinção e sua conservação na natureza já está em questão.
Proteção Tucano
Após décadas de exportação desenfreada de tucanos, os países da América do Sul proibiram o comércio internacional de aves capturadas na natureza. Os governos adotaram várias medidas para conservar o gado e o meio ambiente para os tucanos. Essas ações, combinadas com a proibição da caça, ajudaram a restaurar a população de aves. Os investimentos no desenvolvimento do turismo e na manutenção de sua forma original dos territórios ancestrais para a vida e criação de tucanos facilitaram a situação de algumas espécies próximas à extinção. No entanto, a proibição de caça, pesca e venda de aves silvestres em alguns países da América do Sul deslocou o comércio de bens vivos no exterior para o território de outros estados. Além de medidas para restaurar o habitat de aves raras, são criadas fazendas para criar espécies únicas. Em condições próximas ao natural, os tucanos se reproduzem bem. Os filhotes obtidos em cativeiro são liberados no habitat. Os defensores tomam várias medidas para salvar aves em cativeiro, doentes e aleijadas. No Brasil, um caso é conhecido quando uma fêmea de tucano mutilada conseguiu restaurar o bico. A prótese foi feita em uma impressora 3D a partir de um material antibacteriano durável. As pessoas retornaram ao pássaro a capacidade de alimentar e cuidar dos filhotes por conta própria.
Tucano é um dos representantes mais importantes do mundo das aves. Distingue-se não apenas por sua plumagem brilhante e aparência incomum, mas também por sua alta organização durante a vida na natureza. Em cativeiro, o tucano é facilmente domado devido à curiosidade natural, confiança e alto entendimento. Infelizmente, as pessoas que vivem em habitats de tucano os exterminam devido à plumagem brilhante e carne saborosa. Como resultado, muitas espécies de tucanos são classificadas como espécies vulneráveis e podem desaparecer da face da terra.