O mundo animal pode ser bastante diverso e com espécies muito raras, comuns a cada parte do planeta Terra. Assim, existem muitas espécies animais que apenas existem em um certo local do mundo, não sendo possível sequer que se adaptem a um novo ambiente ou até mesmo ao cativeiro.
Em geral, isso acontece mais com animais que vivem em grupos, já que esses grupos servem de auxílio emocional e como proteção para o animal em questão.
Assim, na sociedade formada pelo grupo, há uma série de relações entre cada indivíduo, o que caracteriza muitos animais da selva como sociáveis. Esse é o caso, por exemplo, dos primatas em geral, que costumam viver em grupos e se destacar pela forma complexa como conseguem se relacionar entre si e com o ambiente externo. Assim, longe desse grupo, um primata pode sofrer bastante e até mesmo morrer por questões ligadas ao seu lado emocional.
Conheça o Suricato
Esse é um pouco o caso do suricato, um animal muito diferente e que habita as savanas da África, em diferentes países. O suricato é uma mamífero e, como tal, possui uma relação muito forte com a mãe nos primeiros momentos da sua vida.
Contudo, conforme o tempo passa e o animal se desenvolve, sua relação mais profunda passa a ser com o grupo, sendo esse um animal muito ligado a questões coletivas. Assim, essa vivência em grupo ajuda esse tipo de animal a caçar com mais voracidade, a se alimentar melhor, a se proteger com mais força de ataques externos e até mesmo a desenvolver ligações emocionais mais complexas.
Portanto, um suricato costuma ter uma expectativa de vida muito reduzida quando vive sozinho na selva, mas, em contraponto, esse número aumenta bastante quando o suricato está inserido em um grupo, com outros animais da sua espécie.
Características do Suricato
Dessa maneira, para compreender o modo de vida do animal, é necessário que, antes, seja possível entender a importância do grupo para esse modo de vida. Assim, tal como os primatas, incluindo as pessoas, o grupo e a parte social da vida interferem diretamente no sentido da vida para o suricato. Ademais, falando de características, o animal é pequeno, medindo cerca de 22 a 28 centímetros e altura quando apoiado em apenas duas das patas – e, portanto, “de pé”.
Os machos costumam cerca de 730 gramas, enquanto as fêmeas, em geral, pesam cerca de 720 gramas. Essa diferença pequena de tamanho faz com que seja mais complicado identificar a diferença entre machos e fêmeas, algo que apenas se torna possível de maneira mais fácil ao passar algum tempo analisando o comportamento de ambos. Isso porque, enquanto as fêmeas são mais agitadas, os machos costumam guardar o território de maneira mais veemente, gastando menos energia com tarefas improdutivas.
Ademais, para identificar um suricato, basta achar a listra paralela em suas costas, que vai desde a base até o topo dos ombros do animal. Portanto, essa é uma forma rápida de realizar a localização do suricato, confirmando que o animal realmente é o que se imagina.
Alimentação do Suricato
O suricato possui um tipo de alimentação que pode ser bastante ampla e abrangente, o que torna uma tarefa mais complicada citar apenas um ou outro tipo de comida que se encaixa no modo de vida do suricato. Assim, esse tipo de animal, em geral, pode comer inúmeros tipos de comida. Entre essas estão os insetos, que fazem parte da dieta dos suricatos com alguma frequência. Fáceis de achar e de caçar, os insetos não dão muita energia par o suricato, mas são comidas mais simples e que podem ser consumidas de maneira bastante tranquila.
Assim, cupins, larvas e besouros são parte comum da dieta dos suricatos, que saem para caçar nas proximidades dos locais onde habitam. Além disso, algo também muito comum na dieta dos suricatos é a presença de pequenos répteis. Dessa maneira, entre esses répteis está a cobra, que precisa ser pequena para poder ser consumida por um suricato. Porém, além da cobra quando já adulta, o suricato também consome filhotes de cobras e até mesmo os ovos de cobras que forem encontrados.
Logo, os suricatos não são nada bem vistos pelas cobras, até mesmo por serem capazes de roubar os ovos, se alimentar e fugirem de maneira veloz, em uma ação que pode durar poucos segundos.
Outras Opções da Dieta do Suricato
Contudo, o cardápio do suricato vai além e também inclui opções ainda mais diversas. Portanto, os mamíferos também fazem parte da dieta do suricato, que é um mamífero. Ratos pequenos, portanto, estão sempre sendo caçados e consumidos pelos suricatos, que insistem em atacar esse tipo de animal, já que um rato pode oferecer uma quantidade carne realmente grande para o suricato.
É muito comum, também, que o suricato receba ratos para a sua alimentação quando criado em cativeiro. Outro tipo animal presente na dieta dos suricatos são os aracnídeos, que incluem aranhas e escorpiões. Ferozes caçadores desse tipo de animal, os suricatos pode matar uma aranha em questão de poucos segundos, além de serem ótimos quando se trata de localizar esse tipo de animal.
Por fim, o suricato ainda consome plantas, ainda que em menor quantidade que os outros componentes da sua dieta. Logo, esse animal pode comer uma grande variedade de coisas, tendo um tipo de alimentação que encaixa muito bem em condições extremas, quando é preciso que se busque alternativas para seguir mantendo o nível de energia do corpo.
Trabalho em Grupo dos Suricatos
O suricato é um animal que trabalha muito bem em grupo. Portanto, muitas tarefas são divididas entre os componentes do grupo, com cada um fazendo a sua parte para o bem de todos. Esse é o caso do momento em que o suricato precisa guardar o seu ninho, tendo equipes apenas para realizar as “rondas” noturnas e acompanhar o que está acontecendo ao redor.
Além disso, os momentos de caça dos suricatos costumam ser em grupo, atacando as presas de forma voraz. Dessa maneira, o suricato é um animal muito ligado ao grupo.