Shih Tzu é um cão pequeno com comportamento alimentar bastante imprevisível. Em comparação com várias outras raças de brinquedos, essa raça consome uma grande quantidade de alimentos. Alguns cães Shih Tzu são comedores exigentes, enquanto outros podem comer o que lhes for servido. É muito importante alimentar seu cão com refeições de qualidade para garantir que ele permaneça em forma e tenha uma vida longa e saudável.
Quanta Comida é Suficiente Para o Shih-Tzu
A quantidade de comida que deve ser dada a um Shih Tzu depende de sua idade, nível de atividade, metabolismo e constituição. A quantidade diária recomendada de Shih Tzu é de 1/2 a 1 xícaras de comida seca de alta qualidade . Há também de considerar a diferença de calorias em vários alimentos que você alimenta para o seu cão.
Geralmente, um filhote deve receber 100 gr. de comida por quilo de peso corporal, enquanto um adulto Shih Tzu deve receber 50 gr. de comida por quilo de peso corporal. A razão é muito óbvia, os filhotes têm um nível de atividade mais alto e precisam de mais calorias para crescer.
É importante pesar o seu cão. Um cão Shih Tzu saudável e normal pesa entre 5 a 7 kg.. Você pode levar seu cão a um veterinário para pesá-lo. Recomenda-se a ingestão de 35 calorias por quilo de peso corporal para um cão Shih Tzu adulto médio, enquanto 30 calorias por quilo de peso corporal são suficientes para cães idosos.
É muito importante verificar quanto e com que frequência você está alimentando o seu cão, pois esses cães são propensos à obesidade. Para ser específico sobre a frequência das refeições, um Shih Tzu deve ser alimentado quatro vezes ao dia durante os primeiros seis meses. Após seis meses, duas refeições por dia funcionam melhor.
Alimentação do Shih-Tzu: O Que Eles Comem?
Como esses cães têm maior probabilidade de ficar obesos do que outros cães, não é sugerido muito carboidrato em sua dieta. Como todos os outros cães, esses cães também requerem uma boa quantidade de proteína para o crescimento saudável. Farinha de frango, frango, peru e ovos são as principais fontes de proteína magra para um Tzu.
O peixe também é um constituinte importante da refeição saudável para esses cães, pois também é uma boa fonte de proteínas e gorduras saudáveis. Batata-doce, aveia, arroz e cevada podem ser fontes saudáveis de carboidratos exigidas pelo Shih Tzus. Vegetais podem ser administrados para atender aos requisitos de minerais e vitaminas.
Vários problemas de saúde surgirão se um Shih Tzu for alimentado com muitos produtos químicos (corantes, aditivos, etc.), sendo as principais preocupações os problemas de pele e os problemas digestivos. Além disso, alimentos com subprodutos ou suplementos também podem causar problemas.
Alimentação dos Filhotes de Shih-Tzu
Mantenha alimentação livre para os filhotes. Este é o método de ter alimentos frescos disponíveis o tempo todo para um filhote comer como quiser. A razão pela qual isso é feito nessa tenra idade é que os filhotes de raças de brinquedo são muito propensos a hipoglicemia, uma rápida queda de açúcar no sangue e uma das causas disso está em se permanecer demais sem comida (combustível).
Não basta ‘encher’ a tigela; isso fará com que alimentos velhos fiquem no fundo. Em vez disso, mantenha uma pequena quantidade no prato. Conforme necessário, limpe a tigela e adicione croquetes completamente novos.
Talvez você precise lembrar o seu novo filhote de cachorro onde a comida e a água estão no primeiro mês. Isso também incentivará o filhote a mordiscar durante o dia. Durante o primeiro ano, após a conclusão do primeiro mês de alimentação gratuita, um filhote de Shih Tzu deve receber 3 refeições por dia. Se você sair durante o dia e perder a refeição do meio dia, isso pode ser deixado com o filhote.
Alimentação do Shih-Tzu Adultos
Alguns adultos preferem 2 refeições principais por dia e isso pode funcionar muito bem, especialmente se lanches e guloseimas de treinamento são entregues durante o dia. Não importa a sua escolha, lembre-se de que raças de brinquedos como o Shih Tzu não devem ser alimentadas apenas uma vez por dia ao contrário das raças muito maiores, onde esta opção é possível.
A quantidade de alimentos para um shih-tzu adulto é uma das principais perguntas que os proprietários têm por alguns motivos. Geralmente é por causa de um dos dois extremos; ou um Shih Tzu parece não estar comendo o suficiente ou nunca parece saciado, apesar de comer muito.
Existem algumas variáveis em relação à quantidade exata de alimento que um cão deve comer. Isso inclui o tipo de alimento (úmido, seco, fresco, liofilizado) e a qualidade, bem como o nível de atividade de um cão, estado de saúde, idade e metabolismo individual.
Se você estiver alimentando seu Shih Tzu com alimentos manufaturados, observe o rótulo e as diretrizes de alimentação impressas. Geralmente, são recomendações por peso (então, você precisa saber quanto pesa o seu cachorro) e geralmente são bem precisas. Observe que o tamanho da porção recomendada na embalagem é geralmente por dia (não por refeição) e pressupõe que você também esteja oferecendo vários lanches por dia.
Alimentos Secos X Alimentos Úmidos
Existem prós e contras na comida de cachorro molhada e seca. Alimentos úmidos costumam ser a opção mais atraente para muitos cães. Porém, não é benéfico para os dentes, como os alimentos secos. Uma dieta de alimentos comerciais principalmente úmidos pode causar diarreia.
Os alimentos secos , por outro lado, são bons para os dentes de um cão, são ótimos para servir de recompensas durante os treinamentos, dispensando as guloseimas e geralmente são mais fáceis para o estômago, o que favorece fezes mais saudáveis.
Considerando esses elementos, uma dieta de ração seca é melhor. Se o seu Shih Tzu realmente gosta de comida úmida, talvez se possa adicionar um pouco de caldo de galinha com baixo teor de sódio, permitindo que a ração mergulhe em água morna por 5 a 10 minutos ou aqueça a comida.
Outra opção é misturar um pouco de comida úmida em ração seca. Se você escolher esta opção, é melhor ficar com a mesma marca que a ração seca (supondo que você esteja alimentando seu Shih Tzu com uma excelente fórmula). Para seguir as diretrizes de alimentação recomendadas, retire 1/8 de uma xícara de ração seca de cada refeição e substitua-a por 2 colheres de sopa de comida úmida.