Um dos muitos aspectos importantes para cuidar bem do seu cão é fornecer comida adequada. Por exemplo, a alimentação do poodle o ajudará a ter uma vida energética, saudável e duradoura.
Para esse efeito, você deve escolher qual a comida combina melhor com seu amigo de quatro patas. Tenha em mente que a escolha deve ser influenciada por muitos aspectos, em particular, o tamanho e a idade do pet.
Quer entender mais sobre isso? Então não deixe de ler o artigo até o final.
Um Pouco Sobre a Raça Poodle
Como os humanos, os poodles têm rotinas que devem ser rigorosamente seguidas para se obter um crescimento adequado. Aliás, isso também aumenta a sua expectativa de vida.
Não esqueça que esses tipos de cães são alguns dos que vivem mais, podendo atingir uma média que varia entre 11 e 12 anos. Muitos têm dúvidas ao compará-lo com a idade dos seres humanos, embora seja realmente muito simples.
Para conhecer a idade de um cão, basta multiplicar por sete vezes a de um humano. Portanto, se fizermos o cálculo rapidamente, chegaremos à conclusão de que um poodle tem a expectativa de vida de vida de impressionantes 77 a 84 anos a idade de um humano.
No entanto, se nos aventurarmos nas efemérides, podemos encontrar coisas muito mais surpreendentes. Assim como a alimentação do poodle, seu tamanho influencia na sua idade. Os de porte pequenos atingem cerca de 14 anos, enquanto os do tipo “toy” (aqueles de tamanho menor) chegam aos 20 anos.
A História da Raça
A história do poodle tem um pouco de curiosidade. Embora existam há séculos, hoje os historiadores ainda discordam sobre a origem desse cão. A maioria dos pesquisadores acredita que esse animal é típico das cortes absolutistas. Outros apontam que a raça veio do em território germânico e se estendeu durante as diferentes guerras europeias.
Mesmo a Rússia, também se proclamou criadora do poodle. No entanto, todos concordam que esse foi um animal amplamente utilizado nas cortes do absolutismo, começando com Luís XIV. As pinturas da época mostravam as pessoas da corte com grandes perucas. Por esse motivo, os poodles também tinham a pelagem longa.
Mas, foi a partir do século XIX, que surgiu a moda do poodle “nu” e, às vezes, até sem cauda. Ao longo dos anos, ele recuperou seu pelo, bem como a sua forma original.
Como devo escolher a alimentação do poodle filhote?
Nos primeiros meses de vida, as mudanças e o desenvolvimento que o pet terá serão marcados pelos cuidados do tutor. Portanto, a alimentação do poodle deve ser composta por:
- Inúmeros nutrientes e proteínas;
- Alto nível calórico, que fornece muita energia;
- Alto teor de fibras, que é aplicado especialmente para melhorar seu sistema gastrointestinal.
Dessa maneira, o animal pode facilmente expulsar todos os microorganismos patogênicos que a mãe transferiu durante a amamentação.
A dieta nesse estágio não é apenas essencial para a sua formação física e mental. Conquanto, é também essencial para estimular o desenvolvimento do seu sistema imunológico. Isso porque, em geral, os filhotes dessa raça são mais vulneráveis a diversos tipos de doenças infecciosas.
É recomendado que durante os primeiros dois meses de sua vida, o tutor não dê a ração completamente seca. É preciso lembrar que ali se tem um bebê que ainda está aprendendo a mastigar.
Dessa forma, o ideal é que, durante a alimentação do poodle filhote, o tutor umedeça um pouco os grãos. Outro ponto importante é ensinar o pet a mastigar devagar para que exercite bem a mandíbula e faça uma boa digestão.
Finalmente, o erro fatal que os tutores podem cometer ao alimentar o filhote é oferecer comida humana. Não se deve tratar o cão com sobras, pois isso altera totalmente seu corpo e metabolismo.
Como Escolher a Alimentação do Poodle Adulto?
Após o poodle atingir um ano de vida, considera-se que ele está na idade adulta. Aí, já é hora de mudar o tipo de ração e garantir que ele tenha mais carne do que cereais.
Uma ração ideal para o cão adulto seria a que não possui milho, soja, fubá ou trigo em sua composição. Essas substâncias afetam sua digestão e desencadeiam algumas alergias.
A melhor alimentação do poodle é aquela livre de conservantes químicos. Uma ótima questão a ser observada são as fontes de alimento compostas por peixe e carne. Estas melhoram o sistema digestivo.
Entre os nutrientes que o tutor deve incluir na dieta estão o Omega 3 e vitamina E ou C. A carga de carboidratos deve provir de cereais como aveia, fermento ou arroz. Portanto, também é recomendável que tenha baixo teor de lipídios.
Benefícios de Alimentar Corretamente o Poodle
A alimentação do poodle feita de forma correta tem vários benefícios que podem ser notados logo nos primeiros dias. A dieta equilibrada, juntamente com os exercícios diários, fará de seu pet, um pet feliz e saudável.
Contudo, os benefícios mais proeminentes da boa comida são os seguintes:
- Educação e inteligência do cão – Os cães seguem os instintos de seus donos. Portanto, a forma como eles são alimentados desde pequenos, influencia no seu desenvolvimento e inteligência. Se eles comerem bem, aprenderão muito mais;
- Ele viverá mais anos – Geralmente, a alimentação do poodle cria um vínculo muito próximo com o tutor. Isso, em conjunto com avaliações periódicas do veterinário, fará com que o animal viva feliz e por muito mais tempo;
- Redução de custos – Como o pet será bem alimentado, com os nutrientes certos, as visitas ao veterinário também serão reduzidas. Portanto, significa que o tutor economizará dinheiro com os cuidados que o cachorro possa precisar;
- Ele pode até participar de concursos de beleza – Caso o tutor queira que o animalzinho concorra em concursos de beleza, deve prepará-lo com comidas apropriadas. Bons nutrientes proporcionam pelagem bonita, o que é um diferencial para os jurados.
Em suma, a alimentação do poodle é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento. Uma dieta recomendada e garantida é a fornecida pelo veterinário. Se o tutor seguir todos esses passos, verá o quanto seu animal ficará e permanecerá muito bem cuidado!