O ornitorrinco, cujo nome científico é Ornithorhynchus anatinus é um mamífero semiaquático que põem ovos. Quando se trata de animais estranhos e incomuns, o ornitorrinco é rei. Se fosse votado, esse animal seria o principal candidato para o animal mais estranho da Terra.
Características dos Ornitorrincos
Mesmo de relance, o ornitorrinco parece estranho . Eles têm um corpo pequeno e hidrodinâmico. A cauda é larga e plana, um pouco como a cauda de um castor , mas coberta de pelos. Esses animais ostentam patas com membranas para nadar, e os pés dianteiros têm mais correias que a traseira. Finalmente, eles têm um bico largo e plano, semelhante à de um pato.
Este animal de cauda de castor, bico de pato, postura de ovos e pés de lontra tem uma aparência muito incomum. Os primeiros naturalistas europeus consideraram uma fraude elaborada quando a encontraram pela primeira vez. Este também é um dos poucos mamíferos venenosos. O esporão no pé traseiro do ornitorrinco masculino pode liberar um veneno que causa fortes dores aos seres humanos.
O corpo e a cauda do ornitorrinco são cobertos com pelo marrom denso que mantém o animal quente. Esse pelo retém uma camada de ar e é à prova d’água. O animal armazena reservas de gordura na cauda. Possui um focinho grande e emborrachado e pés palmados. Essas características não são encontradas em nenhum mamífero conhecido e são muito mais próximas às de um pato. Ao caminhar em terra, os pés da frente são dobrados para trás. O focinho do ornitorrinco é um órgão sensorial com narinas localizadas na superfície dorsal e a boca na parte inferior. Os olhos e ouvidos do ornitorrinco estão localizados em um conjunto de ranhuras que é fechado ao nadar.
O ornitorrinco pode crescer até um peso que varia de um a três quilos. O ornitorrinco masculino cresce mais que o feminino, atingindo uma média de 50 cm. de comprimento total. O tamanho médio varia amplamente de uma região para outra. O ornitorrinco tem uma temperatura corporal média mais baixa do que outros mamíferos. Isso ocorre devido à adaptação a condições ambientais adversas.
O ornitorrinco adulto possui almofadas fortemente queratinizadas no lugar dos dentes e a mandíbula do ornitorrinco é construída diferentemente da de outros mamíferos.
Habitat dos Ornitorrincos
Os ornitorrincos são mamíferos semi-aquáticos, portanto devem viver perto de fontes de água. Esses pequenos mamíferos preferem pequenos córregos e rios, onde podem caçar presas no leito do rio. Eles podem ser encontrados em habitats que variam de terras altas frias a florestas tropicais.
Esses mamíferos podem ser encontrados em toda a costa leste da Austrália, ao norte da Península do Cabo York e ao sul de Victoria. Eles também podem ser encontrados na Tasmânia, e uma pequena população vive na Ilha Kangaroo.
Alimentação do Ornitorrinco: O Que Elas Comem?
Os ornitorrincos são carnívoros e se alimentam principalmente de invertebrados e vários pequenos animais aquáticos. Alguns itens comuns incluem presas de vermes, camarões, lagostins e larvas de insetos. Essas criaturas caçam enquanto nadam e usam seus bicos para sentir as correntes eletromagnéticas de suas presas. Este método de caça é muito semelhante aos tubarões, que usam ampolas de Lorenzini para detectar campos eletromagnéticos.
Ao contrário de outros animais, o ornitorrinco não se alimenta pelo cheiro ou pela visão. Quando mergulha, o animal fecha o nariz, as orelhas e os olhos. Ao cavar no fundo das correntes, o ornitorrinco usa eletrorreceptores especiais para detectar as correntes elétricas geradas pelas contrações musculares de suas presas. Dessa forma, o ornitorrinco é capaz de distinguir entre objetos inanimados e animais aquáticos, camarões ou peixes.
Ele pega sua presa enquanto nada ou usa seu focinho para cavar sua presa no leito do rio e depois come a presa na superfície onde é transportada em suas bochechas. A cada dia, o ornitorrinco precisa comer até 28% de seu próprio peso. Isso é como um ser humano de 150 quilos comendo 30 quilos de comida todos os dias!
Por esse motivo, o ornitorrinco passa diariamente procurando comida em média 12 horas. Eles gostam de caçar principalmente à noite em lugares remotos e escuros. Quando comem, trituram a comida com esponjas na boca porque não têm dentes.
Comportamento do Ornitorrinco
O ornitorrinco é principalmente noturno ou crepuscular, o que significa que eles são ativos à noite, ao entardecer e ao amanhecer. Eles podem ser vistos durante o dia, especialmente em dias particularmente nublados. Os cientistas acreditam que os ornitorrincos têm um território de aproximadamente três quilômetros e os machos podem se sobrepor a territórios com várias fêmeas. Eles vivem, dormem e dão à luz dentro de túneis na margem do rio.
Os ornitorrinco se reproduzem entre os meses de junho e outubro. Acredita-se que um ornitorrinco masculino acasalará com várias fêmeas diferentes durante a estação reprodutiva.
Após a reprodução, o ornitorrinco feminino desenvolve os ovos por 28 dias antes de depositá-los. Ela incubará os ovos por mais 10 dias antes de eclodirem. Os ornitorrinco do bebê permanecerão na toca por cerca de quatro meses, depois serão desmamados e começarão a emergir e explorar.
Perigo de Extinção
Embora os ornitorrinco não estejam em perigo, eles sofreram declínio populacional nos últimos anos. Os cientistas acreditam que esse declínio se deve a várias atividades humanas. Eles foram impiedosamente caçados por seus pelos, com textura semelhante ao pelo de uma lontra, até o século XX.
Mesmo após a proteção adicional ter sido implementada para impedir a caça, o ornitorrinco ainda pereceu nas redes de pesca até 1950. Nos últimos tempos, barragens, poluição e desenvolvimento da terra ameaçavam a sobrevivência do ornitorrinco.
Mitos Sobre Ornitorrincos
Os povos indígenas da Austrália acreditavam que o ornitorrinco era um híbrido entre um pato e um rato d’água. Nas histórias tribais, o ornitorrinco pediu aos animais terrestres, aquáticos e pássaros que se juntassem ao seu “grupo”. No final, o ornitorrinco decidiu que ele não se juntaria a nenhum dos seus grupos porque não precisava ser uma parte de um grupo para se sentir especial.